Cadência: teoria e prática

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Re: Cadência: teoria e prática

Post by Adriano »

Por que os amadores não devem tentar pedalar como Chris Froome:

http://www.cyclingweekly.co.uk/news/lat ... ome-191779" target="_blank

Artigo interessante, que confirma o que eu já percebia nos meus pedais: Pedalar em baixas velocidades numa cadência acima da minha CN não me ajuda em nada, pelo contrário, me atrapalha.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Tó começando a destravar a minha cadência
https://www.strava.com/activities/418554832" target="_blank
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Boua! As vezes não faço essa média nem no rolo qm dirá na estrada haha
RodrigoVGA
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Post by RodrigoVGA »

Adriano wrote:Por que os amadores não devem tentar pedalar como Chris Froome:

http://www.cyclingweekly.co.uk/news/lat ... ome-191779" target="_blank

Artigo interessante, que confirma o que eu já percebia nos meus pedais: Pedalar em baixas velocidades numa cadência acima da minha CN não me ajuda em nada, pelo contrário, me atrapalha.
Bem interessante!

Eu só treino com alta cadência quando quero fazer treino de "velocidade", mas para andar normalmente tento pedalar onde me sinto confortável. E isso antes era com baixa cadência e marcha pesada, mas depois de conversar com várias pessoas estou me adaptando a andar com mais cadência e marcha mais leve. Mas nada fora da minha "zona de conforto".

Com isso estou sentindo um desconforto respiratório (era maior no início) mas minhas pernas ficam bem mais "inteiras" até o final do pedal, podendo utilizar mais força quando preciso.

Abs!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Na boa? Já comentei isso em algum outro tópico, mas essa matéria é uma BOSTA! O artigo nem tem esse objetivo (de ver o efeito da cadência x potência) e a "brilhante" conclusão do autor da matéria foi baseada em dados obtidos numa potência irreal para quem se importa com cadência: 50 W.

Quem pedala a 50W tá nem aí pra cadência. Quem pedala a 50W se quer é ciclismo amador... isso aí é menos que um pedal recreativo como bem dito em: “If a recreational cyclist tries to copy the high cadence of a pro (...)" e aqui “At this low intensity of 50W it really is very gentle riding (...)"

Aí vc lê essa frase: "Scientists reveal how pedalling a low gear at a high cadence could waste 60% of a cyclist's energy" sem ler as duas acima e sai achando que todo mundo tem q ser o Ullrich.

Ridiculamente mal feita essa matéria.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Wanderson Mata wrote:Tó começando a destravar a minha cadência
https://www.strava.com/activities/418554832" target="_blank
Muito bom! Agora é começar a ter este patamar fazendo força, vai se sentir melhor no final. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

RodrigoVGA wrote: Bem interessante!

Eu só treino com alta cadência quando quero fazer treino de "velocidade", mas para andar normalmente tento pedalar onde me sinto confortável. E isso antes era com baixa cadência e marcha pesada, mas depois de conversar com várias pessoas estou me adaptando a andar com mais cadência e marcha mais leve. Mas nada fora da minha "zona de conforto".

Com isso estou sentindo um desconforto respiratório (era maior no início) mas minhas pernas ficam bem mais "inteiras" até o final do pedal, podendo utilizar mais força quando preciso.

Abs!
Rodrigo, a mudança tem que ser gradual. Eu cometi um erro que fez com que o meu rendimento caísse muito quando aumentei a cadência. Eu pedalava normalmente com cadência por volta dos 80 rpm. Depois de ler bastante sobre isso, resolvi trabalhar a cadência e comecei a usar marchas mais levez, "só no girinho". A adaptação pra cadência mais alta foi boa, sentia também esse desconforto respiratório, mas continuei e consegui me sentir bem ali pelos 95 rpm.

O meu erro foi tirar o "peso" de uma vez, deixar o pedal leve pra conseguir a cadência maior. O resultado foi que perdi bastante potência por fazer menos força. Na minha opinião, o grande lance é você se acostumar a fazer a mesma força, só que com cadências cada vez mais altas, aí sim melhora a potência e a eficiência da pedalada.

Hoje eu já estou me acostumando a girar acima dos 90rpm fazendo força, mas poderia ter chegado nesse ponto mais rápido se tivesse aumentado a cadência gradativamente sem diminuir a força no pedal...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

Eu acho desconfortável cadência alta com potencia baixa.
Meus treinos em L2 sempre ficam por volta de 88-90 a cadência.

Agora, quando é pra torcer o cabo, dificilmente minha cadência baixa de 95rpm, se mantendo geralmente na faixa dos 100~105rpm, que me sinto bem melhor.
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Post by Adriano »

Keeepz wrote:Eu acho desconfortável cadência alta com potencia baixa.
Meus treinos em L2 sempre ficam por volta de 88-90 a cadência.

Agora, quando é pra torcer o cabo, dificilmente minha cadência baixa de 95rpm, se mantendo geralmente na faixa dos 100~105rpm, que me sinto bem melhor.
Acontece exatamente o mesmo comigo. :jan1
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
RodrigoVGA
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Post by RodrigoVGA »

Magnus wrote: Rodrigo, a mudança tem que ser gradual. Eu cometi um erro que fez com que o meu rendimento caísse muito quando aumentei a cadência. Eu pedalava normalmente com cadência por volta dos 80 rpm. Depois de ler bastante sobre isso, resolvi trabalhar a cadência e comecei a usar marchas mais levez, "só no girinho". A adaptação pra cadência mais alta foi boa, sentia também esse desconforto respiratório, mas continuei e consegui me sentir bem ali pelos 95 rpm.

O meu erro foi tirar o "peso" de uma vez, deixar o pedal leve pra conseguir a cadência maior. O resultado foi que perdi bastante potência por fazer menos força. Na minha opinião, o grande lance é você se acostumar a fazer a mesma força, só que com cadências cada vez mais altas, aí sim melhora a potência e a eficiência da pedalada.

Hoje eu já estou me acostumando a girar acima dos 90rpm fazendo força, mas poderia ter chegado nesse ponto mais rápido se tivesse aumentado a cadência gradativamente sem diminuir a força no pedal...
Valeu pelas dicas!

Eu estava acostumado no mtb (2x10) a andar só de "coroão" (38) e para subir no máximo catraca 28, o que para quem não anda pode parecer leve, mas é bem mais pesado que a maioria usa no mtb.

Mas isso fazia eu chegar no final com as pernas bem cansadas mas com a respiração "sobrando".

Vou seguir as suas dicas e colocar uma marcha abaixo da que estou utilizando nesse adaptação.

Abs!
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

continuando
Giro de volta para casa, 96RPM de média

https://www.strava.com/activities/418846802" target="_blank
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Só reitero oq o Magnus já falou: não deixe de usar o coroão mesmo em cadência alta, mesmo q pra isso vc tenha que usar catracas grandes no cassete. Pra aumentar minha cadência eu fiquei "viciado" na coroinha. Em algumas situações eu tava rodando de 39x14 a 100 rpm pra atingir 35 kmh oq eu poderia fazer a 52x17 a 90-95 rpm cruzando bem menos a corrente.

Às vezes pessoal dava uns ataques e eu simplesmente esquecia de subir pro coroão! Qdo o pessoal tava longe é q percebia que tava em 39x12 e não dava conta de alcançar.
Post Reply