Sei lá. Desanimei.

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Wanderson Mata
Membro

Re: Sei lá. Desanimei.

Post by Wanderson Mata »

tbortolotto wrote:Relax gente!
Só foi o estopim de uma indecisão que dura faz tempo: será q vale a pena a gente se esforçar tanto? Não digo de pedalar, mas de seguir um planejamento ou mesmo um conceito? Vale a pena se apegar a tantos números?

E não me refiro ao investimento financeiro, somente (e q é alto e q me incomoda mto tbm). Falo do investimento de tempo, de dedicação, de auto-controle... É mto desestimulante (pra mim) ver tanta gente rendendo mto mais que eu com mto menos preocupação/empenho.

É hora de rever os meus conceitos!
Faz parte da diversão, pelo menos para mim, e olha que nem estudo tanto quanto deveria :wigo2
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Tem hora, bortolotto, que eu paro em frente as minhas bikes e fico pensando nas merdas que eu faço. Como eu posso ser tão idiota em investir rios de $ para pedalar 30 horas no máximo por mês, quando chego a isso. Essa sensação piora quando eu lembro o quanto eu tenho que ralar para conseguir pagar algumas coisas que eu compro para as bikes. Mas quando você está suando, subindo ou descendo, com aquela sensação de liberdade, tudo muda.

P.
--
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Vença você.. Esse é meu lema no ciclismo, os segmentos eu deixo para o Roma ganhar todos :lance5
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Talvez você não esteja se dedicando ao básico de toda a teoria, que é pedalar. rsrs Mas é normal certas fases, talvez este seja o momento para você enxargar algo que possa estar dando errado.

Pior eu que domingo abri uma fuga vencedora com mais um e sobrei de mim mesmo. rsrs Mas na atual fase, era esperado. rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

ftmonjardim wrote:Vença você.. Esse é meu lema no ciclismo, os segmentos eu deixo para o Roma ganhar todos :lance5
Hahaha boua!
Acho q me expressei mal. Não to decepcionado pela minha "forma" em relação aos outros, mas como a minha "forma" não é compatível com todo o compromisso que acho q faço enquanto outros simplesmente trepam na bike e saem dando sova de pau mole hahaha...

E eu pensando eu juntar pixulecos para comprar um PM. Vou comprar EPO de uma vez haha :rigo1
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

As vezes queremos uma evolução linear mas o baguio é doido e estacamos, mas se você fizer uma regressão forçada vai ver que evoluiu muito.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:As vezes queremos uma evolução linear mas o baguio é doido e estacamos, mas se você fizer uma regressão forçada vai ver que evoluiu muito.
Se vcs verem meu CTL, é de dar tristeza. Virei o ano com quase 70 e estou com 34... triste demais... nesse ritmo fecho 2015 com CTL negativo...

:lance3

Mas muito por culpa de São Pedro, era pra eu estar recuperando isso já. Eu tenho 30 dias de férias pendurados pra esse ano. Tirei 10 dias no começo do mês já pra pedalar todo dia e desestressar. Choveu os 10 dias e não pedalei um dia sequer. Teimoso que sou e com cartucho pra queimar, programei mais 10 em seguida, começando amanhã. O tempo virou hoje e pelo jeito serão mais 10 dias de chuva... Dessa vez, foda-se, vou pedalar na chuva mesmo, a magrela já está até com as rodas de alumínio....

:riis2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

O Monja resumiu bem: vença você primeiro.

Talvez seus parâmetros de comparação não sejam muito realistas, ou você esteja criando expectativas para um prazo curto demais. Ou talvez você só esteja de saco cheio mesmo. Relaxa, acontece com todo mundo aqui.

Vou tentar te deixar menos desanimado: nos últimos 20 meses, desde quando eu resolvi a gostar de ciclismo de verdade, eu gastei 13% de toda minha renda com ciclismo, e isso inclui bicicletas, peças, roupas, acessórios, inscrições em eventos, etc. "Ahh, mas 13% não parece ser muita coisa!". No meu caso pode parecer sim rsrsrsrsrsrs

Image

Perceba que isso representa 41% de todas minhas "despesas esporádicas" (que é onde classifico meus gastos com ciclismo), e essa conta não inclui cerca de 20 mil dilmecas que usei na compra das duas últimas bikes de MTB, pois era um dinheiro que eu já havia guardado na poupança pra isso. Resumindo: eu gastei 70 mil pixulecos com ciclismo de janeiro de 2014 até hoje ! Isso é MUITO dinheiro !!! Eu sei disso, pois nasci e cresci em uma família pobre, e o pouco dinheiro que tínhamos era sempre contado.

Mas esse dinheiro não é nada quando comparado a todo o tempo que gasto com ciclismo, e o tempo, este sim, é o recurso que me é mais caro. Eu dedico cerca de 10 horas semanais para treinar (fora todo o tempo que gasto lendo e participando do Pelote rsrsrsrs), além do tempo de deslocamento até outras cidades quando marcamos de treinar fora, o tempo gasto com limpeza e manutenção das bikes, etc. Eu tenho uma esposa e 3 filhos pequenos, então tempo é algo muito precioso, muito mais do que dinheiro.

Pois bem, algumas vezes eu também paro pra pensar e me pergunto se não estou gastando todo esse dinheiro e todo esse tempo à toa, principalmente por ter tido tão pouca evolução nestes 20 meses dedicados ao ciclismo.

Então basta eu lembrar daquela sensação boa de exaustão, do vento na cara, das pequenas disputas com os outros colegas pangarés, daqueles poucos segundos que levam meses para serem baixados no Strava, das amizades que já cultivei por causa do ciclismo, e todas aquelas dúvidas se dissipam. Eu gosto muito dessa porra hahahahaha. É a minha válvula de escape para o stress do dia a dia, é meu caminho para uma vida com mais qualidade, e isso é retorno de investimento também !

Resumindo, não racionalize muito o resultado final, pois a diversão toda está no meio do processo, e este é sem fim.

:jan1
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

ftmonjardim wrote:Vença você.. Esse é meu lema no ciclismo, os segmentos eu deixo para o Roma ganhar todos :lance5
Acho essa a melhor comparação, o quando você pode melhorar? O quanto você se esforçou? E que seja algo que além de "sofrimento" tenha também satisfação de pedalar e de encontrar com os amigos.

Existe a genética também (que já foi falada em outro tópico) tem gente que é mais forte e resistente naturalmente, por isso que existem vários ciclistas aqui na minha região que treinam 40% do que eu treino e andam mais do que eu (tudo bem que pra isso não precisa de muita coisa,rs...)

Uma vez eu vi um cara falando e vou trazer o exemplo dele para o ciclismo: Qual o melhor ciclista da história? Ah é o Merckx, comprovadamente sim, mas talvez o melhor ciclista da história pode ou podeira ser um cortador de cana ou um empresário barrigudo, mas esses caras nunca treinaram, então eu realmente acredito que a genética é o principal fator para o desempenho. Claro que se você pegar um cara que nunca pedalou mais que 5km na vida ele não vai vencer uma prova, pra isso ele vai ter que treinar.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:Relax gente!
Só foi o estopim de uma indecisão que dura faz tempo: será q vale a pena a gente se esforçar tanto? Não digo de pedalar, mas de seguir um planejamento ou mesmo um conceito? Vale a pena se apegar a tantos números?

E não me refiro ao investimento financeiro, somente (e q é alto e q me incomoda mto tbm). Falo do investimento de tempo, de dedicação, de auto-controle... É mto desestimulante (pra mim) ver tanta gente rendendo mto mais que eu com mto menos preocupação/empenho.

É hora de rever os meus conceitos!
Tiago, relaxa cara.

Acho que tu tá preso demais em números, em conceitos, em teoria. Isso não vai fazer tu pedalar mais ou melhor. Pode fazer tu ter treinos melhores, saber o que treinar, mas de nada adianta se tu não treina!

Eu larguei de acompanhar aquele tópico que vcs estão discutindo teoria. Já passou dos meus limites. Acho informação demais pra minha cabeça, e eu já tenho tantas outras no trabalho pra me preocupar. Me lembra muito algumas aulas da graduação com os professores divagando e divagando e divagando sobre a disciplina. E muitos deles tinham muito pouca prática. Como eu sabia disso? Eu trabalhava! E quando se vive a profissão no mundo real começa a se perceber coisas totalmente ilusórias e de um mundo faz-de-conta que eles acham que é a realidade.

E sem querer ser metido, mas já sendo, acho que tu tá com este sintoma, justamente por estar numa vida acadêmica. Acha que tudo se resolve com números e teoria. Aí vai pra vida real e toma uma sapatada de alguém que sequer sabe o que é VO2max ou FTP.

Essas coisas sempre me lembram 2 "causos":

1. Um cara que pedala e "treina" pra caramba e que participava dos pelotes que fazíamos. Sai todo dia pra pedalar e tá sempre tomando pau até do pelote de domingo e vive reclamando disso. Por que isso acontece com ele? Bem, sábado de manhã as vezes fazíamos uns treinos em Gov. Celso Ramos, que é cheio de subidas. Terminávamos o treino e o cara as vezes ia a tarde lá pra Varginha, pra treinar mais. Porra! Nem recuperou, acabava não treinando porra nenhuma, só se desgastando. E dia de semana também "treinava" todo dia - vulgo sair pra girar e mal ficava em Z4, Z5 então era sonho! Mas ele achava que quanto mais "treinava" melhor ficaria. Burro, treinava errado, só se desgastava e não evoluía nada!

2. Um pessoal mais velho, que num bate-papo de padaria com coca-cola, falava que nas antigas eles treinavam sem nada, não tinha porra nenhuma de batimento cardíaco nem nada disso. Se iam fazer uma prova, davam uma olhada pra ver como era o circuito, onde tinha pontos que alguém podia tentar atacar - alguma subidinha crítica por exemplo - e treinavam isso. "Ah, aqui alguém pode querer socar a bota naquela subidinha e abrir, então vamos treinar socar a bota numa subidinha para pra que não sobremos deles na prova". Assim, sem qualquer número, só no "feeling". E os caras hoje estão velhos e pedalam pra caramba.

Então esquece as porra dos número e vá pedalar pra valer.

E por "pra valer" eu quero dizer ir pra SC, ou pra BR, ou pra Varginha, ou Gov. Celso Ramos ou São Bonifácio ou Rancho Queimado ou mesmo sul da ilha e sentar a bota sem dó. Dê tiros, sinta a perna queimar, sinta que não consegue mais puxar ar e as pernas já estão pedindo arrego, afogue, pregue, volte pra casa se arrastando e que mal tenha forças pra levantar do selin em qualquer subidinha meia-boca no caminho de volta, pois se tentar levantar já vai fisgar as cãimbras. Faça isso sem ficar olhando pro Garmin. Só olhe quando chegar em casa, ou olhe apenas de vez em quando pra ser no sentido "blz, to a 45km/h, não aguento mais... mas vou até aquele poste lá na frente" ou "35km/h! blz, vou manter isso por 1h e depois dou uma aliviada"

E pegue algum dia e vá pedalar sem se preocupar com nada disso. Se precisar, coloque o Garmin no bolso da camisa. Vá pra São Bonifácio ou Rancho Queimado e suba a serra lá (uns 17km a uns 5% de média) sem se preocupar com velocidade, só curta a paisagem, com muito menos movimento de carros (ou quase nada se ir pra São Bonifácio), pare lá em cima das subidas, tire uma foto, coma algo, desça de boa. De quebra isso já serve pra um treino em Z2/Z3.
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Gostei dessa Eigleidson. Faço isso direto. O treino é livre. O garmin que se foda. Vai numa pagina sem nada. Livre eh livre e pomto. Cum Zotro eu nem compito, só com o Migo mesmo. E olha que tem dias que o Migo me dá uns paus cadavéricos. Fico na Z1 e o Migo faz um treino de Z2 que eu nao aguento acompanhar.
E como disse hoje um preposto numa audiência. Na academia nao tem tecnica, tem ciencia. É bonito, pode mudar o mundo, mas enquanto nao muda, fiquemos na tecnica.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Eu comprei uma urbana só pra pedalar com esposa e filha na ciclovia. Acabei fazendo um comutezinho de leve e sabe que pedalar descontraído a 15 ou 20 km/h me deu um prazer que eu não esperava? Curto muito pedalar com ela, até coloquei uma pedivela 50/34 para ficar mais familiarizado com o "pedal". Recomendo a todos que façam pelo menos um pedal descontraído por semana, daqueles sem nem ligar o GPS, só pra bater papo com um amigo e tomar um chope. Esse é o meu segredo pra ter perdido metade do meu CTL e ainda estar pedalando...

:jan1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

raulfragoso wrote:Vou tentar te deixar menos desanimado: nos últimos 20 meses, desde quando eu resolvi a gostar de ciclismo de verdade, eu gastei 13% de toda minha renda com ciclismo, e isso inclui bicicletas, peças, roupas, acessórios, inscrições em eventos, etc. "Ahh, mas 13% não parece ser muita coisa!". No meu caso pode parecer sim rsrsrsrsrsrs
Infelizmente me deixou hahahaha! Mês que vem completam 3 anos q comprei a bike. De lá pra cá contando a bike (2600 dilmas) e o Edge 510 (1450 dilmas) gastei com ela menos de 6 mil. É por isso q simplesmente "não consigo" gastar 400 conto num óculos... por mais foda q ele seja (lembra da gente discutindo isso num tópico por aí?).

@Gleidson e demais:
De fato eu to mto fissurado com números. Gosto deles, sou refém deles. E isso até agora não me importava tanto. Nunca gostei de pedalar a esmo, sempre passava do ponto e vivia pregado. Sinto q evolui mto usando o Garmin, só pelo simples fato de ter uma referência de velocidade, cadência, distância, tempo... não to nem falando da época q usava FC. Enfim, sou Froome-style, sempre "looking at the stem".

Vou tentar desencanar um pouco. Aliás, to me mudando de Floripa. Vou poder conhecer gente nova e renovar os ânimos e neuras de pedal. Obrigado a todos que opinaram aqui.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

O Dr. Wiggo é como eu, gosta de um número que pela mor de Deus! kkkk Bom, eu sou da área de exatas e quando a conta não fecha eu endoido. Estas semanas por problemas familiares não estou conseguindo treinar direito, domingo retrasado sai para treinar meio capenga e mandei 10 min a 306 W em um terreno maldito maltratando todo mundo que estava comigo. Ai cheguei na prova e ao abrir a fuga não conseguia me segurar com 280 W, o cara começou a abrir de mim e foi embora, eu louco para parar a bike e arremessar ela longe! kkkkkk No final o cara ganhou escapado, eu acabei fazendo 9º. =/ O que animou foi que nosso sprinter fez quarto e outro parceiro 8º, conseguimos todos pontuar.

Mas é assim mesmo, nem todo dia é dia... É fato que nesse mundo de treinos não existe exatas, a conta nunca fecha... rsrsrs Os números apenas nos norteiam, mas na prática, na hora de rodar em grupo ou em uma prova o que vale é o momento e se naquele momento você não está bem por qualquer motivo, vai sofrer, vai sobrar, vai empenar... Mas um pouco da graça está aí, é o que dá o combustível para querer mais. Agora que vai mudar para um local mais tranquilo, é a hora de começar seu projeto "Virando Wiggo 2016". rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

O problema Marco é q com a mudança de cidade os projetos "Construindo casa 2016" e "Virando pai 2018" vão ter (a contra gosto) prioridade. Ao mesmo tempo o projeto "Congelando os gastos de bike" vai durar uns 4 anos. Tipo a CPMF haha!
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

tbortolotto wrote:O problema Marco é q com a mudança de cidade os projetos "Construindo casa 2016" e "Virando pai 2018" vão ter (a contra gosto) prioridade. Ao mesmo tempo o projeto "Congelando os gastos de bike" vai durar uns 4 anos. Tipo a CPMF haha!
Se prepara, eu comecei a construir em dezembro de 2013, ao todo tive 7 pedreiros, algumas paredes foram embolsadas 3x, alguns portais trocados 2x por erro na instalação.
Me mudei em agosto, estou agora agilizando acabamento ( gesso nos banheiros, pintura) o bicho dói esse tal de obra hein :voec2
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Off topic: obra é foda.
Hoje no treino ri dessa discussão aqui. Xará: você mora em Floripa. Dizem que a ilha é linda! Deve ser mais bonita que essa "stem" que tem na bike.... Olha pra ilha, despede dela...
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:O problema Marco é q com a mudança de cidade os projetos "Construindo casa 2016" e "Virando pai 2018" vão ter (a contra gosto) prioridade. Ao mesmo tempo o projeto "Congelando os gastos de bike" vai durar uns 4 anos. Tipo a CPMF haha!
Ah sim, lembre-se que não somos profissionais. Os projetos pessoais e familiares devem sempre vir na frente, o ciclismo tem que ser nosso hobby, a válvula de escape e não se tornar um terceiro motivo para você endoidar ainda mais! Relaxa que no final dará tudo certo. ;)
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

Este desanimo sempre bate, por isto que só uso os números como referencia, se vc nãao for profissional, ficar ligado demais nos números, pode se tornar desmotivador...
Bruno Carlo
Meu Strava
Post Reply