tbortolotto wrote:Relax gente!
Só foi o estopim de uma indecisão que dura faz tempo: será q vale a pena a gente se esforçar tanto? Não digo de pedalar, mas de seguir um planejamento ou mesmo um conceito? Vale a pena se apegar a tantos números?
E não me refiro ao investimento financeiro, somente (e q é alto e q me incomoda mto tbm). Falo do investimento de tempo, de dedicação, de auto-controle... É mto desestimulante (pra mim) ver tanta gente rendendo mto mais que eu com mto menos preocupação/empenho.
É hora de rever os meus conceitos!
Tiago, relaxa cara.
Acho que tu tá preso demais em números, em conceitos, em teoria. Isso não vai fazer tu pedalar mais ou melhor. Pode fazer tu ter treinos melhores, saber o que treinar, mas de nada adianta se tu não treina!
Eu larguei de acompanhar aquele tópico que vcs estão discutindo teoria. Já passou dos meus limites. Acho informação demais pra minha cabeça, e eu já tenho tantas outras no trabalho pra me preocupar. Me lembra muito algumas aulas da graduação com os professores divagando e divagando e divagando sobre a disciplina. E muitos deles tinham muito pouca prática. Como eu sabia disso? Eu trabalhava! E quando se vive a profissão no mundo real começa a se perceber coisas totalmente ilusórias e de um mundo faz-de-conta que eles acham que é a realidade.
E sem querer ser metido, mas já sendo, acho que tu tá com este sintoma, justamente por estar numa vida acadêmica. Acha que tudo se resolve com números e teoria. Aí vai pra vida real e toma uma sapatada de alguém que sequer sabe o que é VO2max ou FTP.
Essas coisas sempre me lembram 2 "causos":
1. Um cara que pedala e "treina" pra caramba e que participava dos pelotes que fazíamos. Sai todo dia pra pedalar e tá sempre tomando pau até do pelote de domingo e vive reclamando disso. Por que isso acontece com ele? Bem, sábado de manhã as vezes fazíamos uns treinos em Gov. Celso Ramos, que é cheio de subidas. Terminávamos o treino e o cara as vezes ia a tarde lá pra Varginha, pra treinar mais. Porra! Nem recuperou, acabava não treinando porra nenhuma, só se desgastando. E dia de semana também "treinava" todo dia - vulgo sair pra girar e mal ficava em Z4, Z5 então era sonho! Mas ele achava que quanto mais "treinava" melhor ficaria. Burro, treinava errado, só se desgastava e não evoluía nada!
2. Um pessoal mais velho, que num bate-papo de padaria com coca-cola, falava que nas antigas eles treinavam sem nada, não tinha porra nenhuma de batimento cardíaco nem nada disso. Se iam fazer uma prova, davam uma olhada pra ver como era o circuito, onde tinha pontos que alguém podia tentar atacar - alguma subidinha crítica por exemplo - e treinavam isso. "Ah, aqui alguém pode querer socar a bota naquela subidinha e abrir, então vamos treinar socar a bota numa subidinha para pra que não sobremos deles na prova". Assim, sem qualquer número, só no "feeling". E os caras hoje estão velhos e pedalam pra caramba.
Então
esquece as porra dos número e vá pedalar pra valer.
E por "pra valer" eu quero dizer ir pra SC, ou pra BR, ou pra Varginha, ou Gov. Celso Ramos ou São Bonifácio ou Rancho Queimado ou mesmo sul da ilha e sentar a bota sem dó. Dê tiros, sinta a perna queimar, sinta que não consegue mais puxar ar e as pernas já estão pedindo arrego, afogue, pregue, volte pra casa se arrastando e que mal tenha forças pra levantar do selin em qualquer subidinha meia-boca no caminho de volta, pois se tentar levantar já vai fisgar as cãimbras. Faça isso sem ficar olhando pro Garmin. Só olhe quando chegar em casa, ou olhe apenas de vez em quando pra ser no sentido "blz, to a 45km/h, não aguento mais... mas vou até aquele poste lá na frente" ou "35km/h! blz, vou manter isso por 1h e depois dou uma aliviada"
E pegue algum dia e vá pedalar sem se preocupar com nada disso. Se precisar, coloque o Garmin no bolso da camisa. Vá pra São Bonifácio ou Rancho Queimado e suba a serra lá (uns 17km a uns 5% de média) sem se preocupar com velocidade, só curta a paisagem, com muito menos movimento de carros (ou quase nada se ir pra São Bonifácio), pare lá em cima das subidas, tire uma foto, coma algo, desça de boa. De quebra isso já serve pra um treino em Z2/Z3.