Treinamento por Potência
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Re: Treinamento por Potência
251W (250,8)
Qual seu peso?
Qual seu peso?
-
- Membro
69Kg...Storopoli wrote:251W (250,8)
Qual seu peso?
3,63W/Kg!
agora vamos ver o que eu consigo melhorar estruturando melhor nesse tempo que vou ficar com esse PM!
o dono do power tap perdeu o GPS dele, enquanto ele não comprar outro tá a minha disposição, hehehe...

Afastado do Fórum, mas não dos treinos . Depois de uma base voltada totalmente para força e endurance muscular iniciei a build em maio e logo na primeira semana ganhei uma gripe que me deixou 6 dias de cama e uns 8 dias sem treinar. Consegui voltar ao ritmo bem devagar e participar da prova Desafio de Ciclismo São José de Anchieta em Vitória / ES dia 7/6 . Prova de 72km muito dura com média de 41.8km/h. Consegui 1 quinto lugar atacando faltando 2km e batendo o pelotão. Como juntou master b1 e b2 tinha umas 60 cabeça. Prova prioridade B , visto os contratempos achei excelente o resultado e os números.

Hoje treino/corrida para fechar a semana com 6h de treino e 800 tss , rsrsrsrsrsr. Ftp em 280 e subindo.
Como era uma corrida promocional, ataquei de bandeirada a rodei uns 20 min escapado com 1 chupa roda, depois fui sentindo os treinos acumulados da semana fora a prova de domingo passado em Vitória e vieram mais 3 para a fuga. Acabei em quinto rsrsr morto na farofa. mas foi bonito esfarelar o pelotão. Soquei logo 1254 w (5g) na largada e depois mais 435w por 2 min, foi um ótimo teste. Hr nas alturasssss.

Como era uma corrida promocional, ataquei de bandeirada a rodei uns 20 min escapado com 1 chupa roda, depois fui sentindo os treinos acumulados da semana fora a prova de domingo passado em Vitória e vieram mais 3 para a fuga. Acabei em quinto rsrsr morto na farofa. mas foi bonito esfarelar o pelotão. Soquei logo 1254 w (5g) na largada e depois mais 435w por 2 min, foi um ótimo teste. Hr nas alturasssss.

-
- Membro
qual seu peso Neilson?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Peso atual 85kg , normal 81/81.5 kg . Até final de julho chego em 82kg. Comecei os intervalos tem 2 semanas para valer. Gasto calórico vai aumentar bem e a meta é chegar nos 80kg em setembro ( já consegui ano passado mas tive uma contratura na panturrilha, fiquei sem treinar , fui para 83kg e fechei o temporada com 82kg.
As metas de potência estão fora, estou rodando sem neura. Mas queria bater os 368w(19 min , 49seg ) que fiz no TT do estadual ano passado. Quem sabe.... O ano promete !!!
As metas de potência estão fora, estou rodando sem neura. Mas queria bater os 368w(19 min , 49seg ) que fiz no TT do estadual ano passado. Quem sabe.... O ano promete !!!
-
- Membro
Muito bom!! Aproveitou o momento e pelo jeito o perfil da chegada ajudou.
Estas escapadas é um recurso que que apetece muito. rsrs
Estas escapadas é um recurso que que apetece muito. rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
se FTP é 292 e vc quer fazer um intervalo de 20min a 100%, a quantos W deve ser o intervalo? achei que fosse 292, fiz o intervalo observando estar sempre acima disso. Deu 318W, mas dava para ter forçado mais (1 tiro só devido ao tempo, mais 2 sprints de 1 min e um tirinho até a saída da cilcovia que deu pouco mais do que 3).
E ai, procede a duvida? se vc pode mandar 292 por 1 hora, 20 min tem de ser mais forte, mas quanto mais forte??
https://connect.garmin.com/modern/activity/806279969" target="_blank
E ai, procede a duvida? se vc pode mandar 292 por 1 hora, 20 min tem de ser mais forte, mas quanto mais forte??

-
- Membro
Não é diretamente!ente mais forte não. Vc vão trabalhar dentro do range da zona e se for possível focar mais perto do limite superior. 

"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Worf, compra o livro digital mesmo pela amazon , o do Coggan é ótimo.
http://www.amazon.com/Training-Racing-P ... 1934030554" target="_blank
aqui tem um grátis
http://home.trainingpeaks.com/blog/arti ... ower-ebook" target="_blank
http://www.amazon.com/Training-Racing-P ... 1934030554" target="_blank
aqui tem um grátis
http://home.trainingpeaks.com/blog/arti ... ower-ebook" target="_blank
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
Teu teste de FTP foi bem aferido?Worf wrote:se FTP é 292 e vc quer fazer um intervalo de 20min a 100%, a quantos W deve ser o intervalo? achei que fosse 292, fiz o intervalo observando estar sempre acima disso. Deu 318W, mas dava para ter forçado mais (1 tiro só devido ao tempo, mais 2 sprints de 1 min e um tirinho até a saída da cilcovia que deu pouco mais do que 3).
Quanto ao tiro de 1h e 20min, o de 1h é 95% do de 20min, então basta fazer os cálculos. Nos meus, dariam 307~308 W, que deve ter sido isso que tu encontrou no teste de 20min para ter aferido teu FTP em 292, não?
Muito forte Worf, parabens. Siga as zonas do Coogan que da certo. O estimulo vai ser praticamente o mesmo sem o desgaste tão grande, essa é a teoria pelo menos. Com os tiros de 20min vc vai afinar melhor seu ftp, haja vista que no seu teste vc começou muito forte e tiveram vários picos anaeróbicos. É capaz de estar até subestimado.
-
- Membro
phpBB [media]
-
- Membro
Uma dúvida rápida: dá pra confiar nas estimativas de potência de calculadoras como Kreuzotter e BikeCalculator? Peguei meu tempo médio em duas subidas que andei melhorando bastante meu tempo (comentei em outro tópico sobre o Strava) e consegui uns valores na casa dos 320 W. É que os StravaWatts dão bem menos (coisa de 260-270 W) mesmo usando os mesmos dados.
Dados usados:
- Meu peso = 83 Kg
- Peso bike = 11 Kg
- Velocidade = 12.2 kmh
- Inclinação = 9%
- Posição na bike = bartops
São subidas de pouco mais de 7 minutos onde eu chego bem cansado mesmo em cima (paro e tomo uma água antes de prosseguir). Tenho certeza que não daria de aguentar esse ritmo por 20 min e, portanto, não reflete FTP. Dá pra ter ideia de alguma coisa? Só de curiosidade mesmo.
Dados usados:
- Meu peso = 83 Kg
- Peso bike = 11 Kg
- Velocidade = 12.2 kmh
- Inclinação = 9%
- Posição na bike = bartops
São subidas de pouco mais de 7 minutos onde eu chego bem cansado mesmo em cima (paro e tomo uma água antes de prosseguir). Tenho certeza que não daria de aguentar esse ritmo por 20 min e, portanto, não reflete FTP. Dá pra ter ideia de alguma coisa? Só de curiosidade mesmo.
-
- Membro
Bike Calculator não conheço.
Kreuzotter da para confiar nas subidas, onde o vento não afeta muito. Vi algumas pessoas compararem com valor do medidor e chegar a erros pequenos.
Strava é furado.
Kreuzotter da para confiar nas subidas, onde o vento não afeta muito. Vi algumas pessoas compararem com valor do medidor e chegar a erros pequenos.
Strava é furado.
Last edited by Marcelo Marino on Thu 18 Jun 2015 11:51, edited 1 time in total.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
O única coisa a se observar no Kreuzotter é que os coeficiêntes default que ele usa estão ultrapassados. Então pode usar a opção "drops" o tempo todo para ficar mais confiável.
muito obrigado pelas dicas e palavras alentadoras Fabio, Elf e Land. Sim, Elg foi o que deu o teste. To sentido que meio subestimado mesmo, mas vou fazer como vcs estão orientando e estudar mais o assunto. Me divertindo pra cacete com a brincadeira...rsrsr, pena que esse TI de M não me deixa baixar os programas no computador, nem o connect, só consigo baixar os treino no Strava direto do device e olhe la...odeio o TI. rsrsr

-
- Membro
Pelo seus tempos nos segmentos que eu fiz eu já te falo que teu ftp tá errado, tá baixo.
-
- Membro
Eu to na parte do "Buy a Power Meter" ainda...PH wrote:Raro, mas esse vídeo é realmente útil.

-
- Membro
Existe alguma "calculadora" onde eu posso inserir dados de velocidade (num rolo) e retornar os dados de potência estimada? Tipo um trainerroad de pobre.
-
- Membro
Que eu me lembre não Dr.. Eu vi uma vez algo do sufferfest, mas acho que tinha a ver com RPE.
-
- Membro
Só pegar a curva Velocidade X Potência do rolo. Dependendo da marca é fácil.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Eu peguei uma curva de potência do RavX TX4 na carga 6, que é compatível (segundo alguns entendidos) com o rolo Btwin q tenho. Como não tenho os valores, eu fui olhando no gráfico e extrapolando no olho os valores de potência x velocidade. Adicionei uma regressão exponencial (n=7, R = 0.97) e consegui uma equação interessante até.Marcelo Marino wrote:Só pegar a curva Velocidade X Potência do rolo. Dependendo da marca é fácil.
Vou brincar com esses valores. Vão ser minha referência "interna" hehe. Só q realmente nada consegue nem perto estimar valores congruentes.
Exemplo.: 13.1 kmh por 7min12 a 9% deu 335 W no Kreuzotter enquanto 27 kmh por 40 min no rolo só deu 235 W pela minha regressão. Oq acontece é 335 W foi com uma sensação de L4 alto enquanto os 235 W foi de um L4 baixo. Matematicamente não tem como encaixar um FTP ali no meio, pq se 335 W fosse L5, 235 W teria q ser um L3. Se 235 W fosse L4, 335 W seria L6 alto (oq não condiz com o tempo de 7 min nessa zona...). Enfim, alguém está mto errado ou mto provavelmente estão ambos!
-
- Membro
Mesmo que tivesse um medidor de potência você pode ter um ftp para o rolo e outro para estrada. Para algumas pessoas essa diferença é grande.
Como a diferença é muito grande provavelmente a curva do rolo não é muito fiel a realidade.
Aliás, no Trainerroad o ftp dele só serve para o rolo, não é o mesmo da rua.
Como a diferença é muito grande provavelmente a curva do rolo não é muito fiel a realidade.
Aliás, no Trainerroad o ftp dele só serve para o rolo, não é o mesmo da rua.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Cara, são 100W de diferença e tu teve uma sensação de estar dentro da mesma zona ???tbortolotto wrote:Eu peguei uma curva de potência do RavX TX4 na carga 6, que é compatível (segundo alguns entendidos) com o rolo Btwin q tenho. Como não tenho os valores, eu fui olhando no gráfico e extrapolando no olho os valores de potência x velocidade. Adicionei uma regressão exponencial (n=7, R = 0.97) e consegui uma equação interessante até.Marcelo Marino wrote:Só pegar a curva Velocidade X Potência do rolo. Dependendo da marca é fácil.
Vou brincar com esses valores. Vão ser minha referência "interna" hehe. Só q realmente nada consegue nem perto estimar valores congruentes.
Exemplo.: 13.1 kmh por 7min12 a 9% deu 335 W no Kreuzotter enquanto 27 kmh por 40 min no rolo só deu 235 W pela minha regressão. Oq acontece é 335 W foi com uma sensação de L4 alto enquanto os 235 W foi de um L4 baixo. Matematicamente não tem como encaixar um FTP ali no meio, pq se 335 W fosse L5, 235 W teria q ser um L3. Se 235 W fosse L4, 335 W seria L6 alto (oq não condiz com o tempo de 7 min nessa zona...). Enfim, alguém está mto errado ou mto provavelmente estão ambos!

Isso está errado, MUITO errado! Provavelmente os 335 estão MUITO errados. Meu rolo é um Tranz-X JD118, que parece ser compatível com este que tu tens, e nem a pau andando a 27km/h no máximo que o rolo suporta (e apertando relativamente bem contra o pneu) dariam 235W! Só se o cara tá literalmente "esmagando" o pneu contra o rolo - eu girava a roda e, assim que o pneu encostasse no rolinho e ambos girassem juntos, eu dava 10 a 12 voltas. Ficava bem apertado, mas longe de "esmagar" o pneu.
Quando eu tava fazendo bastante rolo no fim do ano passado minha Z4 alta era em torno dos 42 km/h girando a 95 rpm e com o rolo bem apertado. Na época não tinha medidor de potência, mas pela sensação que eu lembro, acho que dava em torno dos 230W, pois é o o mesmo RPE que sinto quando estou na minha L4. Se fosse acima disso era pouca coisa, pois num teste de FTP eu bato pouca coisa acima dos 240W de média e com certeza eu não consigo dar outro tiro de 20min com a mesma potência.
Mas veja bem, isso era girando a 42km/h a 95 rpm. 27km/h são MUITO diferentes disso - salvo, como eu falei acima, se tu estiver literalmente esmagando o pneu contra o rolo. Então acho que estas estimativas aí estão bem furadas! Principalmente porque, diferente da estrada, no rolo o peso do equipamento (bike) não faz a menor diferença. Ou seja, na estrada tu, por ter bike+massa mais pesado que eu, faria mais potência para andar na mesma velocidade que eu, pois tu estaria levando mais peso. Mas no rolo isso não se aplica, visto que está parado. Tu não está levando peso, não tem atrito contra o ar, apenas contra o próprio rolo, então tanto faz colocar uma bike de 7kg ou uma de 20kg (considerando roda traseira equivalentes, claro).
-
- Membro
Gleidson, eu concordo que o valor do Kreuzotter esteja bem errado, mas do rolo nem tanto. Uso 3 voltas no pneu, a 110 psi com a resistência do rolo no máximo (6/6). Qdo eu usava FC, Z1 era na casa dos 14-15 kmh. Z4 era na casa dos 28-29 kmh. Pela curva de potência do meu rolo, 42 kmh dá 437 W (nem perto dos 230 W) Acho que a resistência do meu rolo é mto mais potente que a do seu rolo, só isso. Veja:

E sim, se eu soltar toda a resistência do rolo (1/6), dá pra socar 35-38 kmh com tranquilidade. Acho que no fundo é isso: ou o seu rolo perdeu a resistência ou vc não tá usando na resistência máxima.

E sim, se eu soltar toda a resistência do rolo (1/6), dá pra socar 35-38 kmh com tranquilidade. Acho que no fundo é isso: ou o seu rolo perdeu a resistência ou vc não tá usando na resistência máxima.
-
- Membro
Tiago, tem alguma coisa muito estranha aí. Resolvi ver as fotos do rolo RavX TX4, Btwin e Tranz-x JD118 e eles são "idênticos" - algum fabricante chinês e os caras só colocam pintura e marca em cima? Não acredito que haja diferença de curva de potência entre eles e se houver, deve ser bem pequena.
Meu rolo também tem as posições de resistência naquele cabo. Mas eu deixo sempre no máximo e solto ele enrolado no chão, pois não me serve de nada se não colocar ele no máximo. Também uso 110 psi no pneu e aperto mais ou menos a mesma coisa que tu (eu disse 10 a 12 voltas, mas na real eu considero 10 a 12 "mexidas" naquele regular com o format "Y". Então 3 "voltas" minhas são uma volta completa daquele regulador). Treino no rolo usando 50x14 @ 95 rpm nos tiros de 20min, 50x13 ou 50x12 @ 95 ~ 100 rpm nos 7x3.
Duvido MUITO MESMO que esta curva aí seja realista. Se for isso mesmo, e dado que os rolos são "idênticos", então eu sou um MONSTRO no rolo. Coloco acima de 500 W durante 3min e faço isso por 7 vezes seguidas! Além disso, faço 2 tiros de 20min em torno dos 450W!
Caralho, não imaginava que eu era tão foda assim. Devo estar fazendo na estrada algo muito errado pro meu FTP ficar quase na metade disso aí!
To achando estraho demais tu dizer que Z1 era a 15km/h. Quando faço os Sufferfest, eu simplesmente jogo pra coroinha e subo marcha e pronto, fico "girandinho" ali nos 20km/h até começar a paulera de novo. Z4 abaixo de 30km/h?!?! Cara, nem na rua fica abaixo disso!!! Só com vento pra estar em Z4 e andando abaixo dos 30km/h. Estranho demais!
Meu rolo também tem as posições de resistência naquele cabo. Mas eu deixo sempre no máximo e solto ele enrolado no chão, pois não me serve de nada se não colocar ele no máximo. Também uso 110 psi no pneu e aperto mais ou menos a mesma coisa que tu (eu disse 10 a 12 voltas, mas na real eu considero 10 a 12 "mexidas" naquele regular com o format "Y". Então 3 "voltas" minhas são uma volta completa daquele regulador). Treino no rolo usando 50x14 @ 95 rpm nos tiros de 20min, 50x13 ou 50x12 @ 95 ~ 100 rpm nos 7x3.
Duvido MUITO MESMO que esta curva aí seja realista. Se for isso mesmo, e dado que os rolos são "idênticos", então eu sou um MONSTRO no rolo. Coloco acima de 500 W durante 3min e faço isso por 7 vezes seguidas! Além disso, faço 2 tiros de 20min em torno dos 450W!

Caralho, não imaginava que eu era tão foda assim. Devo estar fazendo na estrada algo muito errado pro meu FTP ficar quase na metade disso aí!

To achando estraho demais tu dizer que Z1 era a 15km/h. Quando faço os Sufferfest, eu simplesmente jogo pra coroinha e subo marcha e pronto, fico "girandinho" ali nos 20km/h até começar a paulera de novo. Z4 abaixo de 30km/h?!?! Cara, nem na rua fica abaixo disso!!! Só com vento pra estar em Z4 e andando abaixo dos 30km/h. Estranho demais!
-
- Membro
Se na regulagem maxima vc faz 42 kmh, qto vc faz na mínima? 110 kmh? ahhaha...
Acho q algum de nossos rolos tá com algum "problema"... ou o meu é mto pesado ou o teu é mto leve. Um dia te empresto o meu rolo pra vc meter 42 kmh nele e aí a gente tira a dúvida xD
Mas essas estimativas de potência aí é só brincadeira minha. Um dia consigo um PM e aí volto a conversar aqui no tópico
Acho q algum de nossos rolos tá com algum "problema"... ou o meu é mto pesado ou o teu é mto leve. Um dia te empresto o meu rolo pra vc meter 42 kmh nele e aí a gente tira a dúvida xD
Mas essas estimativas de potência aí é só brincadeira minha. Um dia consigo um PM e aí volto a conversar aqui no tópico