Olá pessoal, estou abrindo este tópico pra evitar off topic no classificados.
Uso na minha bike TT uma pedivela de 165mm e não sinto falta nenhuma do braço maior, que pra mim seria de 172,5mm.
O objetivo é diminuir o curso das pernas e evitar que os joelhos fiquem batendo no peito na posição Aero.
Na minha opinião a alavanca maior se justifica em situações de maior força, como sprints e escaladas em pé, o que não é o caso da TT no plano.
Aqui tem um artigo sobre o assunto: http://www.triradar.com/training-advice ... ks-faster/" target="_blank
Queria saber a opinião de vocês sobre pedivelas curtos (165mm) para bikes TT.
Pedivela de 165mm em bikes TT
Re: Pedivela de 165mm em bikes TT
Gostaria muito de testar uma pedivela pequena na bike de estrada só pra ver qual é.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
marcoaleite
- Membro
- Posts: 3361
- Joined: Wed 08 May 2013 16:16
- Location: São Paulo - SP
Re: Pedivela de 165mm em bikes TT
Já rodei de 170 mm na bike de estrada e na de TT rodei com 177.5 mm e 170 mm. Voltei para o 172.5 mm, para meu estilo de pedalada se encaixa melhor.
Eu li uma matéria no site da Cervélo sobre isso e o que concluía era que o ideal era utilizar a mesma pedivela usada na bike de estrada ou no caso uma medida menor. A grande questão pelo que eu me lembro era sobre os músculos do quadril que em uma pedivela muito grande não era estendido completamente e isto além de aumentar a fadiga, minava na potência por tornar a pedalada curta e em uma posição diferente do habitual.
Eu li uma matéria no site da Cervélo sobre isso e o que concluía era que o ideal era utilizar a mesma pedivela usada na bike de estrada ou no caso uma medida menor. A grande questão pelo que eu me lembro era sobre os músculos do quadril que em uma pedivela muito grande não era estendido completamente e isto além de aumentar a fadiga, minava na potência por tornar a pedalada curta e em uma posição diferente do habitual.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
tbortolotto
- Membro
- Posts: 2503
- Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16
Re: Pedivela de 165mm em bikes TT
Atendendo ao pedido do schmidt..
"Engraçado ouvir isso. O pessoal em TT costuma usar até um braço mais comprido que na Estrada pra poder fazer uma alavanca maior e facilitar na geração de potência em carga mais pesada."
Aqui com mais espaço eu complemento: qto mais longe do centro de rotação for aplicado uma força, menor ela será para fazer um mesmo trabalho (giro do pedivela). Então, teoricamente, um braço de pedivela maior exige menos força para manter a mesma potência numa mesma cadência. Acontece que qto maior o braço maior é a amplitude do movimento e geralmente é mais difícil de manter a mesma cadência. Fora oq vc curiosamente comentou.
Esse artigo da Cervélo é mto interessante tbm!
http://www.cervelo.com/en/engineering/a ... ength.html" target="_blank
"Engraçado ouvir isso. O pessoal em TT costuma usar até um braço mais comprido que na Estrada pra poder fazer uma alavanca maior e facilitar na geração de potência em carga mais pesada."
Aqui com mais espaço eu complemento: qto mais longe do centro de rotação for aplicado uma força, menor ela será para fazer um mesmo trabalho (giro do pedivela). Então, teoricamente, um braço de pedivela maior exige menos força para manter a mesma potência numa mesma cadência. Acontece que qto maior o braço maior é a amplitude do movimento e geralmente é mais difícil de manter a mesma cadência. Fora oq vc curiosamente comentou.
Esse artigo da Cervélo é mto interessante tbm!
http://www.cervelo.com/en/engineering/a ... ength.html" target="_blank
-
tbortolotto
- Membro
- Posts: 2503
- Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16
Re: Pedivela de 165mm em bikes TT
Essa frase é bem interessante:
"As you can see from wind tunnel test data, changing crank length by itself doesn’t always have a predictable effect on aero drag (CdA). But for each of these pros, the change to a shorter crank solved a range of motion issue at the hip that allowed them to comfortably make other changes to reduce their aero drag without decreasing power."
E isso tbm:
Some athletes keep their long cranks and still perform well. Some try short cranks, aren’t happy with the results and switch back again. Others keep the short cranks and tell us the following:
- They pedal faster. The effort and foot speed is about the same, but the RPM is higher, typically about the same percentage higher as the change in crank length. For example, the difference between 165 and 175 is about 5%; some athletes find themselves in a gear about 5% easier than before, with a matching cadence about 5% higher. Coincidentally, the difference between a “compact” 50 tooth chain ring and a 53 is close to 5%. Likewise 20 and 21 teeth are about 5% different.
- They feel more similar between aero and road bike positions. The typical idea is to rotate your road position into your aero position, but usually the torso rotates farther than the rest of the body. This closes the hip joint, and shorter cranks on the aero bike can maintain a hip angle more similar to that of their road position.
"As you can see from wind tunnel test data, changing crank length by itself doesn’t always have a predictable effect on aero drag (CdA). But for each of these pros, the change to a shorter crank solved a range of motion issue at the hip that allowed them to comfortably make other changes to reduce their aero drag without decreasing power."
E isso tbm:
Some athletes keep their long cranks and still perform well. Some try short cranks, aren’t happy with the results and switch back again. Others keep the short cranks and tell us the following:
- They pedal faster. The effort and foot speed is about the same, but the RPM is higher, typically about the same percentage higher as the change in crank length. For example, the difference between 165 and 175 is about 5%; some athletes find themselves in a gear about 5% easier than before, with a matching cadence about 5% higher. Coincidentally, the difference between a “compact” 50 tooth chain ring and a 53 is close to 5%. Likewise 20 and 21 teeth are about 5% different.
- They feel more similar between aero and road bike positions. The typical idea is to rotate your road position into your aero position, but usually the torso rotates farther than the rest of the body. This closes the hip joint, and shorter cranks on the aero bike can maintain a hip angle more similar to that of their road position.
-
marcoaleite
- Membro
- Posts: 3361
- Joined: Wed 08 May 2013 16:16
- Location: São Paulo - SP
Re: Pedivela de 165mm em bikes TT
Legal Dr. Wiggins, vim postar o link e você já antecipou. Ele é bem interessante mesmo!
No caso a medida menor citada é 5 mm. Com 170 mm eu sentia meu joelho direito forçar um pouco mais na TT, creio que devido a problemas no passado ele acabava sendo um pouco mais sacrificado.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
schmidt
- Membro
- Posts: 197
- Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
- Nome Verdadeiro:: Daniel
- Location: Rio de Janeiro - RJ
Re: Pedivela de 165mm em bikes TT
Eu gostei, pra mim o melhor ganho é no conforto, a perna não bate tanto no peito quanto em uma pedivela de tamanho "normal". Testei minha bike (só no rolo) com pedivela 172,5mm e com o de 165mm, ajustando o selim pra cada um e mesmo só com essa diferença de 7,5mm é bem perceptível a altura que o joelho chega. Após o teste mantive o de 165mm que veio na bike.
Gostai tanto do de 165mm que já comprei um 105 novo pra minha bike que tem grupo 105 mas veio com pedivela Tiagra.

Gostai tanto do de 165mm que já comprei um 105 novo pra minha bike que tem grupo 105 mas veio com pedivela Tiagra.

