Treinamento por Potência
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
Re: Treinamento por Potência
instalei o Vector! Comprei o 510 (já que o outro morreu de vez há uns meses! uhuu!
Agora só falta descobrir como selecionar os campos no Edge 510..detectou o vector, a candencimetro, o sensor de velo..mas não sei como fazer aparecer o resultado no display...que coisa..
Agora só falta descobrir como selecionar os campos no Edge 510..detectou o vector, a candencimetro, o sensor de velo..mas não sei como fazer aparecer o resultado no display...que coisa..

Fiz o protocolo para começar a treinar por potencia.
será que deu certo?
a) ainda podia andar bem mais quando acabou. Será que mandei muito fraco? Deva pra andar certamente mais 10min no ritmo dos 20 do tiro, mas a frequencia cardíaca mostrava 95%
b) tambem houve a curva no final da ciclovia e o fato de que o retardado aqui diminuiu antes do fina dos 20 minutos, depois deu uma forçada para compensar, nao sei se tbm nao afetou a media.
E ai? Posso considerar o Max Av dos 20 minutos: 230? (235- 5% da certo?). Ou sera que o numero ficou fora da realidade?
Se for 230, que quer dizer para um amador? Bom, médio ou uma bosta?
Os cometários serão altamente apreciados.
https://connect.garmin.com/modern/activity/771404060" target="_blank
será que deu certo?
a) ainda podia andar bem mais quando acabou. Será que mandei muito fraco? Deva pra andar certamente mais 10min no ritmo dos 20 do tiro, mas a frequencia cardíaca mostrava 95%
b) tambem houve a curva no final da ciclovia e o fato de que o retardado aqui diminuiu antes do fina dos 20 minutos, depois deu uma forçada para compensar, nao sei se tbm nao afetou a media.
E ai? Posso considerar o Max Av dos 20 minutos: 230? (235- 5% da certo?). Ou sera que o numero ficou fora da realidade?

-
- Membro
Eu já de cara só por ver seus números no strava chutava uns 250 pra cima de ftp, o do Luis Tavares eu chutei o valor e deu certo.Worf wrote:Fiz o protocolo para começar a treinar por potencia.
será que deu certo?
Worf, eu acho um parametro otimo para voce começar a "se conhecer Wattmente falando" rsrs..
Sério, use esse 230 como ftp, crie as zonas, pode usar as que o garmin mesmo cria e voce vai ver que o próximo ftp será maior e com maior accuracy
Voce vai começar a fazer esforço e vai imaginar, devo estar com uns X watts e vai olhar no garmin e vai ver que tá mais ou menos isso.
Seu vector é o novo Daniel? oque achou? abraço
ps: posso estar falando besteira, tem gente muito mais gabaritada do que eu aqui em se falando de treinamento por potência, se eu tiver falado besteira, por favor, ME "CORRÉJI"
Last edited by ftmonjardim on Mon 11 May 2015 12:04, edited 1 time in total.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Queria muito saber meu FTP real, vou acabar comprando um powetap usado.
Segundo aquele site lá que estima a potência.. em uma subida de 4.5%, que não tem vento, etc etc etc, eu teria 230W para os 20minutos que levei pra subir. O que daria um FTP de 218W, lógico, com alguma margem de erro. ( Mas ja foi dito aqui que em subidas sem vento, até que fica bem 'precisa' a estimativa).
Com meus 58kgs me daria 3,76w/Kg, o que me deixaria CAT2, ou se o erro for muito grande, pelo menos CAT3.
Acho que não tá tão longe do real não, sou meio pau de rato mesmo
Segundo aquele site lá que estima a potência.. em uma subida de 4.5%, que não tem vento, etc etc etc, eu teria 230W para os 20minutos que levei pra subir. O que daria um FTP de 218W, lógico, com alguma margem de erro. ( Mas ja foi dito aqui que em subidas sem vento, até que fica bem 'precisa' a estimativa).
Com meus 58kgs me daria 3,76w/Kg, o que me deixaria CAT2, ou se o erro for muito grande, pelo menos CAT3.
Acho que não tá tão longe do real não, sou meio pau de rato mesmo

-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
Só acho que se tu chegou no fim do teste e ainda conseguiria rodar 10min, acho que está subestimado. No meu teste, eu conseguiria no máximo uns 5min. Daqui 3 semanas estou fazendo ele de novo, pra ver se mudou algo depois que comecei a seguir aquela planilha do Hunter Allen.
Obs.: só lembrando que se a média ficou em 235, teu FTP não é 230, é 223! Outra coisa, tu não apertou o "lap" do Garmin ou no Garmin Connect ele não mostra as "laps" mesmo?
Obs.: só lembrando que se a média ficou em 235, teu FTP não é 230, é 223! Outra coisa, tu não apertou o "lap" do Garmin ou no Garmin Connect ele não mostra as "laps" mesmo?
muito obrigado a todos pelos comentários, muito útil e instrutivo. (obrigado tbm pela correção do meu ridículo cálculo..rsrs embarracing)
- Vector S. aquele que só tem de um lado.
Não tenho como avaliar. estranho um pouco que os Ws variam muito. é normal que seja assim?
- Vector S. aquele que só tem de um lado.
Não tenho como avaliar. estranho um pouco que os Ws variam muito. é normal que seja assim?

Storopoli wrote:Depende do seu peso!Worf wrote:Se for 230, que quer dizer para um amador? Bom, médio ou uma bosta?
[ Imagem ]
Fonte: Training and Racing with a Power Meter. Hunter Allen and Andy Coggan. "Aka" THE BIBLE
uma bosta..rsrsrs.

-
- Membro
Worf, 99% de chance de estar subestimado.
seus tempos nos segmentos que ando são muito bons, bem acima de quem tem um w/kg igual esse aí.
Pode refazer, mas roda mais com potência pra ir pegando costume.
outra coisa, aperta o lap quando for fazer o intervalo e aperta de novo quando for paraR.
configure no garmin para ele mostrar a potência dos últimos 3 segundos e não a instantânea que varia muito mesmo.
Chegando em casa eu vou mandar as fotos das telas que configurei no garmin pelo Facebook pra vc.
seus tempos nos segmentos que ando são muito bons, bem acima de quem tem um w/kg igual esse aí.
Pode refazer, mas roda mais com potência pra ir pegando costume.
outra coisa, aperta o lap quando for fazer o intervalo e aperta de novo quando for paraR.
configure no garmin para ele mostrar a potência dos últimos 3 segundos e não a instantânea que varia muito mesmo.
Chegando em casa eu vou mandar as fotos das telas que configurei no garmin pelo Facebook pra vc.
-
- Membro
E o PM não te deixa mentirPAF wrote:Sinceridade é tudo!

Melhor subestimar que superestimar. Mas deve estar subestimado mesmo, num teste de 20min não me sobra nada. Se tinha mais 10min no tanque pode usar os 230(% maior que os .95).
Vai tentando fazer uma correlação com as zonas dos seus batimentos. Treinos de 2x20' nessas zonas pra ver como se comporta.
O instantâneo varia muito mesmo, mas é o que eu prefiro, com o tempo fica mais fácil.
Vai tentando fazer uma correlação com as zonas dos seus batimentos. Treinos de 2x20' nessas zonas pra ver como se comporta.
O instantâneo varia muito mesmo, mas é o que eu prefiro, com o tempo fica mais fácil.
Depende do medidor.
No powertap não tem como deixar no instantâneo, no mínimo 3s para ficar razoável. Isso pq ele tras leituras de 1 em 1 segundos (Ant+) ou 0.8 segundos no wired. Então ele pode pegar uma leitura de qualquer posição da pedalada, e sabemos que a potência varia bastante de acordo com a posição.
Já o SRM (pelo menos o wired) pega a média de 1 pedalada inteira, então mesmo mostrando os dados instantâneos ele é bem mais "suave" do que o powertap em 3s.
No final das contas ambos vão ter os mesmos valores médios obviamente, é só uma questão de como aparece na tela.
Não sei como o Stages ou o Vector transmitem, imagino que sendo ANT+ vão transmitir o valor que tem no momento (sem fazer a média da pedalada), ou seja, é melhor deixar em 3s de média.
No powertap não tem como deixar no instantâneo, no mínimo 3s para ficar razoável. Isso pq ele tras leituras de 1 em 1 segundos (Ant+) ou 0.8 segundos no wired. Então ele pode pegar uma leitura de qualquer posição da pedalada, e sabemos que a potência varia bastante de acordo com a posição.
Já o SRM (pelo menos o wired) pega a média de 1 pedalada inteira, então mesmo mostrando os dados instantâneos ele é bem mais "suave" do que o powertap em 3s.
No final das contas ambos vão ter os mesmos valores médios obviamente, é só uma questão de como aparece na tela.
Não sei como o Stages ou o Vector transmitem, imagino que sendo ANT+ vão transmitir o valor que tem no momento (sem fazer a média da pedalada), ou seja, é melhor deixar em 3s de média.
Pois é PH, eu vejo que a maioria prefere os 3s, eu nunca me adaptei aos 3s, sempre preferi o instantâneo, PT wired, p2max, ibike e vector. Porque isso, não sei.
-
- Membro
O próprio Garmin tem como mínimo 3 segundos para a medição da potência, já para uniformizar essas variações.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Tem certeza?marcoaleite wrote:O próprio Garmin tem como mínimo 3 segundos para a medição da potência, já para uniformizar essas variações.
Eu gosto de usar o 3s, mas não da para dizer que o instantâneo não é importante, imagino que para quem treine bastante sprint seja muito útil.
-
- Membro
Então como se explica a variação que existe quando está no "instantâneo" e quando está nos 3s? Eu uso os 3s, pois no instantâneo varia muito mesmo. Já pensei em usar 10s pra ver como fica.marcoaleite wrote:O próprio Garmin tem como mínimo 3 segundos para a medição da potência, já para uniformizar essas variações.
Uma dúvida: como funciona as zonas? É uma média de quantos segundos de medição? Vejo que a zona não varia tanto quanto a medição dos 3s. Eu me guio mais pela zona mesmo. Acabo usando os 3s pra saber como estou, ou pra ver em quanto chego em alguma arrancada mais brusca.
No Joule (computador do powertap) as zonas sao configuráveis totalmente. Imagino que só varia quando vc sai delas, e como tem um espaço grande pra variar deve mudar pouco mesmo... talvez para endurance ou um z3 seja bom, mas quando mais pra cima acho que pior fica se guiar pela zona, melhor focar no valor em si
-
- Membro
Curiosidade: como vcs acompanham a potência no display do seu sistema? Zona, %FTP, Power3s, outro? Se for somente pela potência em si, como saber qual zona está sendo trabalhada? Memorizam o range de potência de cada zona? Marca na mesa? o.O
Eu sempre foco em um número fixo. No mostrador Power1s, LapPwr, HR, Cad, Tempo, só.
-
- Membro
Eu uso zona. no garmin aparece bem legal, zona 3 vai 3.0 até 3.9 por exemplo.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Lap Power.tbortolotto wrote:Curiosidade: como vcs acompanham a potência no display do seu sistema? Zona, %FTP, Power3s, outro? Se for somente pela potência em si, como saber qual zona está sendo trabalhada? Memorizam o range de potência de cada zona? Marca na mesa? o.O
Na tela de intervalos eu uso primeira linha: lap power , segunda linha: velocidade cadencia, terceira linha: lap time e lap avg power.
Na tela de crono: primeira linha power, segunda linha cadencia/velocidade, tipo em letras garrafais kkk.
Na tela de crono: primeira linha power, segunda linha cadencia/velocidade, tipo em letras garrafais kkk.
-
- Membro
Na minha tela de treino/prova tem nas duas primeiras linhas power 3s e lap time em fontes maiores e depois cadência, bpm, speed avg e lap count dividido nas outras duas. Tenho uma outra tela que deixo a velocidade mostrando, mas uso de vez em quando.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Certo, certo...
E o complemento da pergunta: sem a indicação de zona, qual o recurso que vcs usam pra saber onde estão treinando? Memorizam?
E o complemento da pergunta: sem a indicação de zona, qual o recurso que vcs usam pra saber onde estão treinando? Memorizam?
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Gravo o FTP e zonas queimado no fundo do cérebro.
Estou digitando de um celular e sei que as zonas são dividias em 59-75 75-90 90-105 105-120
Aprenda isso é nunca precisará colocar suas zonas na mesa ou colocar um campo de Power Zone no Garmin.
É isso e o meu FTP atual na cabeça.
Estou digitando de um celular e sei que as zonas são dividias em 59-75 75-90 90-105 105-120
Aprenda isso é nunca precisará colocar suas zonas na mesa ou colocar um campo de Power Zone no Garmin.
-
- Membro
E porque isso se o Garmin marca as zonas?
Storopoli wrote:Gravo o FTP e zonas queimado no fundo do cérebro.
Tudo bem, mas isso é percentual. Isso significa que o FTP precisa estar 100% atualiza no Garmin o tempo todo, então da quase na mesma usar o percentual ou o valor em W.