Garmin 500 ou 510? descubra aqui qual é melhor (IMHO)

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
ftmonjardim
Membro

Garmin 500 ou 510? descubra aqui qual é melhor (IMHO)

Post by ftmonjardim »

Bom, acabei comprando um garmin 510, pois dentro de algum tempinho vou ter duas moradias, então aqui em Bragança vai ficar uma bike e a outra vai ficar em Uberlandia.
Resolvi comprar pois ia dar muito trabalho ficar transportando pra baixo e pra cima o Garmin 500, então fica mais fácil, juntei o útil com o interminável FOGO NO TOBA e comprei o 510.

Hoje fiz um pedal hoje e posto abaixo MINHA DECEPÇÃO com o garmin 510.

Configurei as telas do garmin do jeito que eu queria e já não gostei da maneira que tem que mudar as páginas, ele é Touch Screen, porém é o pior touch que já usei, olha que já usei muita coisa porcaria, desde os primeiros palms até celular china.

Uma das coisas legais que tem no garmin é ele estar conectado direto ao bluetooth do celular, dá pra acompanhar o pedal online, então "pareei" o garmin com o galaxy s4 e funcionou de boa.

Sempre antes de ir pedalar eu calibro o powertap, porém o 510 não achou o powermeter, nem a fita cardiaca (testei ontem e funcionou de boa), bom, desliguei e liguei o aparelho e achou tudo, calibrou normalmente.

A tela é pior de ver que do garmin 500, muito apagada, se clicar nele fica ótimo, pois dai ele acende a luz background, porém ele é para ser usado com luz apagada, mas nada que atrapalhe o uso.

Oque mais me DESANIMOU foi o indicador de gradiente (TIPO %) esse é praticamente USELESS, fica variando demais, vai de 0% a 7%, nas descida fica variando de -1% até -11%, resumindo, UM LIXO.
Achei que meu GARMIN estava com problema e fui pesquisar no google, esse é um problema da maioria dos garmin 510.
Conversando com o Binho que já tinha me alertado sobre isso, o 510 realmente varia muito o Grade%, porém numa subida mais continua ele marca bem.

Oque me parece é que o garmin510 marca INSTANTANEAMENTE a variação de GRADE, enquanto o 500 deve mostrar tipo a cada 3s.
Amanha vou fazer um HARD RESET nele e ver se volta ao normal, senão vou voltar a usar o 500 como principal e o 510 vai na bike que vou usar menos :lance2

O binho achou que o 510 roubava também em Altimetria, então peguei o pedal de hoje com outro PRATICAMENTE igual (mesmo percurso) que tinha feito com o 500 e BANG, o 510 roubou quase 200 metros de elevação, conforme fotos abaixo.

Image
Garmin 510
ganho de elevação : 746 m

Image
Garmin 500
Ganho de elevação: 591 m

Bom, com isso eu posso responder as perguntar abaixo.
- Vale a pena trocar o 500 por um 510?
R - NAAAAAAAAAAAAAO

- Voce compraria hoje o 500 ou 510
R - 500 com certeza, não é atoa que a maioria das equipes que usam garmin usa o 500.

Espero ter ajudado.

ps: antes de postar, pesquisei no google e vi que muitos tem esse problema, então não é o meu garmin que está com problema.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro

Re: Garmin 500 ou 510? descubra aqui qual é melhor (IMHO)

Post by ftmonjardim »

bom, para não dizer que não tem nada de bom nesse 510, vou aqui dizer oque gostei.

A tela é maior, cabe mais dados.
Interação com o telefone, voce pode deixar que seus familiares ou amigos acompanhem seu pedal oNLINE.
Automaticamente ele já sobe o treino para o garmin connect / strava após o termino do mesmo.
rodrigomarin
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin

Post by rodrigomarin »

Estou muito a fim de comprar o 800, será que ele partilha alguns dos problemas?
Storopoli
Membro
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo

Post by Storopoli »

Você sabe que ele não marca a altitude.
Ele usa a pressão atmosférica como um "proxy" de altitude.
É que nem perguntar para as pessoas qual o seu IMC e por conta disso falar quem é gordo e/ou magro sem mesmo ter qualquer outro dado.
Em um dia de muita variação ele pode errar feio para mais ou para menos.
Sempre corrija os dados de elevação com dados de GPS. Não use os dados do Garmin para falar "Nossssa, o grade aqui é 15%".
Eu estudaria a rota previamente e destacaria subidas importantes e qual gradiente e distância elas possuem etc.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Stropoli, o 500 funciona bem. O problema do 510 está sendo a variação , você tá descendo e ele marca -3 vai pra -11 e volta para -3.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

O backlight do 510 é ajustável, Monja. Eu uso o meu na metade de tão forte que pra mim é. Além disso o sistema de contraste dia/noite pra mim é ótimo. Em relação ao %grade é como disseram no teu Strava: só funciona para trechos bem contínuos. Em subidas longas funciona perfeitamente (pro meu gosto, claro).

Me lembrei de uma coisa: vc está usando a opção de Data Recording no "Smart" ou no "1 sec"? Pq aí sim, ele te joga na tela tudo oq está sendo medido no intervalo de 1 seg sem qualquer tipo de "suavização" de informações.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

tbortolotto wrote:O backlight do 510 é ajustável, Monja. Eu uso o meu na metade de tão forte que pra mim é. Além disso o sistema de contraste dia/noite pra mim é ótimo. Em relação ao %grade é como disseram no teu Strava: só funciona para trechos bem contínuos. Em subidas longas funciona perfeitamente (pro meu gosto, claro).

Me lembrei de uma coisa: vc está usando a opção de Data Recording no "Smart" ou no "1 sec"? Pq aí sim, ele te joga na tela tudo oq está sendo medido no intervalo de 1 seg sem qualquer tipo de "suavização" de informações.
Tbortolotto, mas eu não quero usar o backlight, a bateria vai embora rapidinho.
Coloquei sim em 1 sec, mesmo assim variando demais.
Eu fiz um teste aqui aonde moro e dei uma voltinha aqui, parece que melhorou depois de eu ter desligado e ligado de novo, coloquei o 500 do lado e deu pouca diferença no gradiente, terça cedo vou fazer um pedalzinho e vou levar o 500 junto pra testar.
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:O backlight do 510 é ajustável, Monja. Eu uso o meu na metade de tão forte que pra mim é. Além disso o sistema de contraste dia/noite pra mim é ótimo. Em relação ao %grade é como disseram no teu Strava: só funciona para trechos bem contínuos. Em subidas longas funciona perfeitamente (pro meu gosto, claro).

Só pra constar, no meu 500 eu uso a cada 1s e nunca teve variações grandes como estão relatando. Inclusive dá pra notar que ele faz alguma suavização/média dos dados antes de apresentá-los na tela, pois várias vezes eu já notei delays quando do nada tem uma subida íngreme.

Ex.: vem a 3~4% e de repente tem uma rampa que vai a 20%. O meu 500 não marca os 20% na hora mas sim alguns segundos depois e não sai dos 4% e vai direto pro 20%. Ele marca alguma coisa no meio disso até atingir os 20% e estabilizar. Tipo, vou subindo e ele vai apresentando 12%, 15%, 17%, 20%... (números apenas como exemplos). Da maneira que eu falei, dá a impressão que o cara termina a subida para o 500 então te dizer que bateu 20%, mas não é assim. É rápido isso, questão de alguns segundos.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Monja, eu uso o backlight o tempo todo pq só pedalo a noite e na metade da intensidade da luz eu gasto com GPS+GLONASS coisa de 9 a 7% por hora de bateria. Não sei como era a do 500, mas pra mim dura bastante. Eu recarrego uma vez na semana e só pra não sair de casa por volta dos 40%. Em relação ao sistema smart/1 sec eu prefiro o smart pq a variação é mto menor mesmo. Gosto mais assim. Só mais uma pergunta meio besta: se tá usando em qual lingua o seu edge? Pq qdo vc usa em português as vezes ocorre uns travamentos/bugs q em ingles não rola. Eu uso em inglês desde sempre amém!
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

tbortolotto wrote:Monja, eu uso o backlight o tempo todo pq só pedalo a noite e na metade da intensidade da luz eu gasto com GPS+GLONASS coisa de 9 a 7% por hora de bateria. Não sei como era a do 500, mas pra mim dura bastante. Eu recarrego uma vez na semana e só pra não sair de casa por volta dos 40%. Em relação ao sistema smart/1 sec eu prefiro o smart pq a variação é mto menor mesmo. Gosto mais assim. Só mais uma pergunta meio besta: se tá usando em qual lingua o seu edge? Pq qdo vc usa em português as vezes ocorre uns travamentos/bugs q em ingles não rola. Eu uso em inglês desde sempre amém!
Como eu uso powermeter, tem que ser 1 sec, inclusive os outros garmin já muda direto para 1 sec, no 510 não, o Stages por exemplo diz que é obrigatório mudar para 1 sec.

Vou por em Ingles para ver, tava usando em Portugues.

Aproveitando, uma outra coisa que eu não gostei no 510 é que , se voce desligar o garmin e religar, ele não continua o pedal, ele pergunta se voce quer abandonar o pedal ou guardar, no 500 ele continua normalmente, já tive problema durante pedal com o 500, desliguei e liguei e voltou a funcionar e continuou normal o pedal.
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

O meu continua o pedal sim Monja... Estranho heim... Até pq se vc ficar parado um tempo com ele ligado, ele desliga sozinho e depois volta de onde parou como forma de economizar bateria...
E eu não notei os problemas que vc relatou não...
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

só para não parecer que é somente o meu garmin 510
https://forums.garmin.com/showthread.ph ... n-problems" target="_blank
https://forums.garmin.com/showthread.ph ... e-unsteady" target="_blank
https://forums.garmin.com/showthread.ph ... n-Edge-510" target="_blank
https://forums.garmin.com/showthread.ph ... e-510-Bugs" target="_blank

Vamos ver se no próximo pedal vai dar certo.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Interessante Monja, estava lendo a história no seu Strava. Este 510 nunca me cativou e com estes relatos seus ainda para ajudar... Pena o dólar estar alto para fazer uns testes com outros fabricantes.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Pedro Barbosa
Membro

Post by Pedro Barbosa »

Storopoli wrote:Você sabe que ele não marca a altitude.
É que nem perguntar para as pessoas qual o seu IMC e por conta disso falar quem é gordo e/ou magro sem mesmo ter qualquer outro dado.
Sempre corrija os dados de elevação com dados de GPS. Não use os dados do Garmin para falar "Nossssa, o grade aqui é 15%".
Eu estudaria a rota previamente e destacaria subidas importantes e qual gradiente e distância elas possuem etc.
Storopoli,

A medição direta de altitude é algo bem complicado. com isto, a aferição desta variável geodésica é normalmente realizada de forma indireta, utilizando-se a pressão barométrica como variável de referencia. Inclusive os altímetros de aeronaves utilizam o mesmo principio. A precisão deste tipo de instrumento é métrica.

Os dados de GPS (que não contam com altímetro barométrico) são triangulados à partir de informaçoes de 3 ou mais satélites e interpretados de acordo com um geoide teórico. Acho que a linha EGDE nem viu essa tecnologia "antiga".

A "Correção de Elevação" , oferecida pelo Garmin Connect e Strava, tem por intensão, justamente, corrigir as informações topográficas destes GPS sem altímetro barométrico. A correção de elevação consiste em submeter cada par de coordenadas geradas durante o rolé à um modelo digital de elevação, denominado SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) que possui precisão de 30 metros, para extrair os dados de elevação.

Os donos de GPS com altímetro barométrico devem utilizar as informações do seu GPS, sem "corrigi-los". Entretanto, quem tem GPS sem altímetro barométrico deve realizar a correão topográfica para reduzir o erro.

A Correção de Elevação, geralmente, roba para mais. Triste. :lance7

do garmin connect:

Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Eu já comparei a altitude do Garmin com placas na estrada que identificam a altitude de um local e não deu 10 metros de diferença. Não foram muitas comparações, mas achei perfeitamente aceitável o erro.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

Marcelo Marino wrote:Eu já comparei a altitude do Garmin com placas na estrada que identificam a altitude de um local e não deu 10 metros de diferença. Não foram muitas comparações, mas achei perfeitamente aceitável o erro.
Também já notei isso. A maior diferença que já vi foi de quase 100m: a placa dizia 1057 e meu Edge 500 pegou 976. Mas também não sei se a placa era muito confiável, visto que em outras serras marcava perto dos 1450 e meu Garmin tava bem próximo disso, apenas alguns metros de diferença.
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Pedro Barbosa wrote:
Storopoli wrote:Você sabe que ele não marca a altitude.
Nisso tenho saudades do iBike, a altimetria era medida com um acelerômetro, tinha calibrar a bike girando ela 180º, era instantâneo o % de inclinação das subidas.
Image
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Mas os edge tem altimetro barométrico... Pelo menos é o que diz nas especificações
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Bom, hoje fiz um pedal para comparar os garmins e realmente o 510 dá uma altimetria maior, no final deu uma elevação uma diferença de 120 metros de diferença a mais para o 510 num pedal de 42 km, total de elevaçào no 510 foi 619 metros e no 500 foi 505 metros.

no meio do pedal tirei uma foto de ambos para comparar.
Image

50 metros de diferença no meio do pedal.

sobre o Gradiente % no 510, realmente não se compara ao 500, do 500 é muito melhor, porém deu para perceber que no 500 ele não indica automaticamente a % , parece ser uma média de 3segundos sei lá, já no 510 é instantaneo, porém até estabilizar varia demais, principalmente quando é negativa a %, numa descida de 5% ele dá umas varias para -11%, enfim, espero que a garmin corrija isso, pois parece ser o algoritimo que é diferente.

obs: coloquei uma pelicula no 510 e ficou uma mierda, pois não coloquei fosca, também deixei o backlight ligado direto com 3 "pauzinhos" e parece que gasta 10% de bateria em cada hora de uso, realmente um valor alto em relação ao garmin 500.
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Acho que uma das diferenças no total de subida se da pela "precisão" da marcação do 510, se você notar o gráfico de altimetria do 510 é muito mais serrilhado que o do 500.

Quanto ao gradiente acho que você matou a charada Monja, também acho que ele faz um média de uns segundos, notei que sempre tem um "delay" quando se aumenta ou diminui a inclinação.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Pedro Barbosa
Membro

Post by Pedro Barbosa »

doidera!

o firmware dos dois tão nas últimas versões?
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Pedro Barbosa wrote:doidera!

o firmware dos dois tão nas últimas versões?
Sim, se voce colocar no google garmin 510 elevation issue vai ver que é um problema quase que generalizado
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

O garmin 510 dá uma diferença grande na elevação e não é só o meu não, tem centenas de reclamações iguais a minha pela internet.

Pedal feito dia 27/01/15 com o Garmin 500 - Elevação 546m
https://www.strava.com/activities/246843799" target="_blank

Pedai feito dia 23/04/15 com o Garmin 510 - Elevação 800m (esse pedal teve 3 km a mais que não deve dar 30 metros de elevação.
https://www.strava.com/activities/291026519" target="_blank
Pedro Barbosa
Membro

Post by Pedro Barbosa »

então...

no rolé de domingão, o touchscreen do meu 810 deu biziu. :lance7

acho que rolou um acumulo crônico de suor sob a película protetora que acabou fudendo a porra toda. Depois que eu tirei a película, o que eu achei que era sujeira nela, na verdade parece uma colônia de bactérias que está sob o visor. Caluboso!

Acho que usa-lo no btt ajudou tbm, ainda mais na minha região com muito minério de ferro que carcome tudo.

Mas já foram mais de dois anos de alegria com serviços bem ofertados, então bola pra frente.

Depois que comecei a usar o 810, me arrependi de não ter comprado o 510. Não uso o primeiro por completo, o 510 seguraria a minha onda completamente.

Mas com esse lance da altimetria do 510, acabei comprei outro 810. :mrgreen:

Vê se dura um pouco mais. :horn1
Worf
Membro

Post by Worf »

caramba: como é que muda a conf do displey do 510? Quero ver potencia, cadencia, etc...como é que muda a pagina, que saco.
Amanha estreio o meu e já fiquei com medo da tela quebrar com o meu suor pelo que li aqui...ai, ai, tanta grana.
Image
Post Reply