Resolvi comprar pois ia dar muito trabalho ficar transportando pra baixo e pra cima o Garmin 500, então fica mais fácil, juntei o útil com o interminável FOGO NO TOBA e comprei o 510.
Hoje fiz um pedal hoje e posto abaixo MINHA DECEPÇÃO com o garmin 510.
Configurei as telas do garmin do jeito que eu queria e já não gostei da maneira que tem que mudar as páginas, ele é Touch Screen, porém é o pior touch que já usei, olha que já usei muita coisa porcaria, desde os primeiros palms até celular china.
Uma das coisas legais que tem no garmin é ele estar conectado direto ao bluetooth do celular, dá pra acompanhar o pedal online, então "pareei" o garmin com o galaxy s4 e funcionou de boa.
Sempre antes de ir pedalar eu calibro o powertap, porém o 510 não achou o powermeter, nem a fita cardiaca (testei ontem e funcionou de boa), bom, desliguei e liguei o aparelho e achou tudo, calibrou normalmente.
A tela é pior de ver que do garmin 500, muito apagada, se clicar nele fica ótimo, pois dai ele acende a luz background, porém ele é para ser usado com luz apagada, mas nada que atrapalhe o uso.
Oque mais me DESANIMOU foi o indicador de gradiente (TIPO %) esse é praticamente USELESS, fica variando demais, vai de 0% a 7%, nas descida fica variando de -1% até -11%, resumindo, UM LIXO.
Achei que meu GARMIN estava com problema e fui pesquisar no google, esse é um problema da maioria dos garmin 510.
Conversando com o Binho que já tinha me alertado sobre isso, o 510 realmente varia muito o Grade%, porém numa subida mais continua ele marca bem.
Oque me parece é que o garmin510 marca INSTANTANEAMENTE a variação de GRADE, enquanto o 500 deve mostrar tipo a cada 3s.
Amanha vou fazer um HARD RESET nele e ver se volta ao normal, senão vou voltar a usar o 500 como principal e o 510 vai na bike que vou usar menos
O binho achou que o 510 roubava também em Altimetria, então peguei o pedal de hoje com outro PRATICAMENTE igual (mesmo percurso) que tinha feito com o 500 e BANG, o 510 roubou quase 200 metros de elevação, conforme fotos abaixo.

Garmin 510
ganho de elevação : 746 m

Garmin 500
Ganho de elevação: 591 m
Bom, com isso eu posso responder as perguntar abaixo.
- Vale a pena trocar o 500 por um 510?
R - NAAAAAAAAAAAAAO
- Voce compraria hoje o 500 ou 510
R - 500 com certeza, não é atoa que a maioria das equipes que usam garmin usa o 500.
Espero ter ajudado.
ps: antes de postar, pesquisei no google e vi que muitos tem esse problema, então não é o meu garmin que está com problema.