Nova Pinarello Dogma K8-S: suspensão traseira???

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Marcelo Marino
Membro

Re: Nova Pinarello Dogma K8-S: suspensão traseira???

Post by Marcelo Marino »

PAF wrote:Que me perdoem os felizes proprietários de uma PInarello, mas o que sai bem dalí daquela fábrica é muito marketing. :jan1
Não sei se você teve a oportunidade de andar em uma, mas eu acho que você mudaria de opinião. Muita gente fala que o garfo/traseira Onda é marketing, quem andou sabe que não é.

O investimento em marketing é proporcional ao tamanho do fabricante e a Pinarello é a maior, ou uma das maiores, fabricantes italianas.
O que importa nessa questão para mim é que não deixe o departamento de marketing superar o de engenharia. Eu não vejo isso na Pinarello.

Estava pensando outro dia, eu não lembro de nenhuma inovação da Pinarello que tenha durado pouco. Colnago, Bianchi, Wilier, todas tentaram alguma inovação que não foi muito para frente. Apesar desses amortecedores nunca terem tido muito sucesso eu não duvidaria tanto assim da produção desse quadro.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Marino,

De boa. Não estou falando que as Pinarello são ruins. Não estamos questionando se a "inovação" faz o quadro K-8 bom ou ruim. Estamos sim, questionando a sua eficácia. No entanto, acho que (acertadamente) tem um excelente trabalho de marketing, que não necessariamente, refletem a qualidade de sua engenharia.

E sim, já andei em dogmas onda. Foi justamente em um test-drive que decidí comprar uma Wilier Zero.7 em vez de uma Pinarello Dogma.

Quais foram as inovações da Pinarello que perduraram? Assimetria? Conceito onda? Malha Torayca 60ton? Posso listar uma enormidade de inovações de outros fabricantes que ainda estão aí. A Colnago fabrica uma obra-prima ainda baseada em lugs, a Wilier (conjuntamente com a BH) lançou o BB386, etc. Com a economia de escala que a Pinarello tem, até projeto ruim consegue se manter.

Hoje, eu mudei meus conceitos sobre as fabricantes italianas. Meu próximo quadro talvez fale alemão (Canyon) ou inglês (Trek). Mas, quando leio seu comentário sobre as inovações da casa Pinarello em relação às demais italianas, fico pensando o quanto esse meu post possa ter lhe irritado. Fique assim não. Eu também gosto das Pinarello. :conta1
--
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Não irritou. :D

Eu não estou desmerecendo outras marcas, aliás a Pinarello não é minha marca preferida. Não duvido que a Wilier tenha algumas qualidades melhores que a Pinarello. Não estou nessa de essa é melhor que aquela.

O que eu disse é apenas que a Pinarello nunca (que me lembre) deu um tiro no pé e você se engana que o tamanho dela é suficiente para manter algum produto no mercado. Outras bem maiores já lançaram produtos ruins que não foram adiante.

Juntando ao fato que outras inovações da Pinarello funcionam, eu chego a conclusão que é melhor esperar para ver se o negócio não vai para frente mesmo.

Como disse lá no começo, historicamente os amortecedores nunca foram para frente, porque eu penso que os pros não precisam disso, mas é bom não esquecer que uma prova clássica amadora junta mais gente que um L'Etape, ou seja, tem mercado.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Post Reply