Aqui, a resposta que eu buscava, com a explicação que eu buscava, que detalha mais aquilo que o Monja tinha nos enviado (e ratifica a informação dele).
Recebi assim e reproduzo integralmente:
O pneu Roubaix utiliza uma seção de 25 mm na sua altura (caixa de ar), mantendo os 23 mm na banda de rodagem – tem como objetivo fornecer um pneu com maior seção de ar para maior conforto, proteção e tração, sem prejudicar a agilidade de resposta à pedalada e inputs do ciclista.
Pneus 25c utilizam uma seção simétrica de 25 por 25 – a altura é a mesma, mas a seção/banda de rodagem é mais larga.
Em termos práticos, sobre o mesmo aro, o pneu Roubaix 23/25c em comparação com o Espoir Elite 25c terão alturas iguais mas larguras diferentes - o Roubaix se apresentará mais estreito que o Espoir.
Informamos que a medição da largura do pneu varia muito de acordo com a seção interna do aro que utiliza – aros mais largos vão “encorpar” a seção de qualquer pneu.
Como exemplo, segue imagem abaixo aonde poderá verificar que o pneu Espoir Elite 25c apresenta (no seu diâmetro máximo) 27 mm – é importante lembrar que, formalmente a área de contato do pneu não trabalha sobre o diâmetro máximo, mas sobre a banda de rodagem definida pela fabricante.
Como orientação, nos pneus de estrada atuais, a banda de rodagem que contata com a estrada é sempre inferior em pelo menos 2 mm ao diâmetro máximo do pneu.
Ou seja, mesmo que eu meça com o paquímetro, ali será apresentado 25, mas a banda de rodagem não é necessariamente os 25 que se encaixaram no diâmetro de minha roda (que é wide/aero 27mm). No entanto, com o paquímetro, a lateral do meu Michelin marca 23 (o que deve reduzir ainda a mais a banda de rodagem, para 21, então). Mas a questão é que o Michelin, p.ex., mantem o 23 de altura e largura. E o Roubaix faz da caixa de ar uma banda de 25, aumentando o conforto, mas faz da largura 23 (mesmo que o paquímetro diga outra coisa! será?), o que aumenta o conforto sem sacrificar tanto a rolagem. Deve ser isso. Eu precisava entender. De todo modo, adaptei-me com o pneu e o sinto confortável (não tem a rolagem de um Michelin de competição, é óbvio!, mas não é
kichuto-barrafortiano como o Armadillo S-Works Elite All Condition, que nem tem mais pra vender, nem consta em site nenhum, nem no americano, só restando o All Condition simples deste modelo. Realmente, o All Condition era pra pedreiro...).