UCI aprova uso de freio a disco

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Cebo »

Doido43 wrote:Já podem batizar esse grupo de "Campagnolo Meteor".
A venda na padaria mais próxima. :lemond1
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
jwalker
Membro
Posts: 217
Joined: Tue 06 Aug 2013 22:00

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by jwalker »

Bichos, nas MTB os freios hidráulicos são o bicho para modulação, até mesmo na chuva. Nesse aspecto é um avanço. So que, numa MTB, quando a roda trava não necessariamente é chão. Numa speed travar a roda é pedir pra comprar terreno e travar as rodas com ferradura é bem mais difícil. Acho que a rapaziada vai ter que se adaptar legal, senão vai ser uma voadora atrás da outra.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
bvveiga
Membro
Posts: 5
Joined: Thu 08 Aug 2013 11:54
Nome Verdadeiro:: Bruno

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by bvveiga »

Eu nunca usei um freio a disco... Não trava rodas com mais facilidade?
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by joaojuliomello »

eu dei uma volta em uma ct com freio a disco e pneus 32mm, na minha mão travou direto.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
jwalker
Membro
Posts: 217
Joined: Tue 06 Aug 2013 22:00

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by jwalker »

Já usei todos os tipos de freios. V-brake, ferradura, discos hidráulicos e mecânicos. Freio a disco hidráulico também trava. Mas, de todos, é o mais progressivo, previsível e o que menos sofre com chuvas.

O ponto crítico é: dependendo das circunstâncias, da pra controlar e ficar de pé numa MTB quando as rodas travam. Em uma speed, travar é quase sinônimo de chão. Ou seja, quando tivermos nossas futuras speeds com freios a disco, vamos ter que nos adaptar a eles.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by tbortolotto »

jwalker wrote:J...quando tivermos nossas futuras speeds com freios a disco, vamos ter que nos adaptar a eles.
phpBB [media]
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by elgleidson »

Quer dizer então que daqui a pouco serei um hipster por usar freios com ferradura?
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by portoga »

Hoje choveu no final do treino e a partir do momento que meus freios começaram a perder consideravelmente o poder de frenagem, comecei a pensar em todos aqueles que estão "torcendo o bigode" para os freios à disco sem antes ter experimentado andar em uma bike equipada com eles ou, ainda, que se esqueceram como ficam os freios de bicicletas de estrada depois de molhados.

Assim como o jwalker, já tive bicicletas com todo tipo de freio e, sem dúvidas, entendo que freio à disco é a melhor solução, assim corroboro a opinião sobre a progressividade, previsibilidade e o fato que os freios à disco sofrem bem menos com a chuva, opinião esta reforçada sobretudo depois de um final de treino "belga".

Não sou "early adopter", ou seja, espero as novas tecnologias atingirem certo grau de maturação antes de adotá-las, logo acredito que depois de atingida tal maturação os freios à disco representarão um avanço tecnológico considerável para as bicicletas de estrada, especialmente no quesito segurança.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Marcelo Marino »

O problema todo é um freio tão potente com um pneu tão estreito. Travar no seco é perigoso, no molhado mais ainda. Melhor ficar "sem freio" e andar com mais cuidado quando chove.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Storopoli »

Eu já travo essa porra com freio ferradura, imagina a disco. To fudido.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by portoga »

Marino, você tem toda a razão em ficar preocupado com o eventual travamento das rodas com um freio mais potente, entretanto, por experiência própria, informo que para travar o freio de uma MTB é necessário que se aplique bastante força no manete de freio.

No mais, parece-me sensato partir da premissa que os freios à disco para bicicletas de estrada serão "calibrados" e/ou dimensionados em sua potência e progressividade tendo em mente o comportamento médio de um ciclista prudente.

Agora, se o sujeito "meter a mão", certamente terá problemas!
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Marcelo Marino »

portoga wrote:
No mais, parece-me sensato partir da premissa que os freios à disco para bicicletas de estrada serão "calibrados" e/ou dimensionados em sua potência e progressividade tendo em mente o comportamento médio de um ciclista prudente.
Aí começa a melhorar.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
jwalker
Membro
Posts: 217
Joined: Tue 06 Aug 2013 22:00

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by jwalker »

Rapêize, concordo em tudo com o Portoga. Parece-me óbvio que os conjuntos hidráulicos de freios a disco para road sejam calibrados de forma distinta que os de MTB, juntamente pela diferença de peso. Porra, e quem aqui dirige carro socando o pé no freio com tudo toda vez que vê algo pela frente, kkkkkkk?

Eu também vou esperar a maturação da tecnologia nova, até pelo preço, quando começar a rola uns ultegra ou 105 por um preço pagável, significa que os galhos iniciais foram ao menos atenuados. Mas, a julgar pelas MTB que tenho ou já tive com disco hidráulico, no futuro vou querer uma speed com eles sim.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by edduds »

A minha vou querer com ABS e CBS.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Leo Miau »

edduds wrote:A minha vou querer com ABS e CBS.
Quando sai o controle de tração? To com sérios problemas nos ataques... :jens1
100% de nada não é nada: É muito pouco.
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by rad »

edduds wrote:A minha vou querer com ABS e CBS.
Se você tivesse dito que queria só o ABS, te indicaria o sistema abaixo. E nem precisa ter freio a disco. :?

http://www.bikerumor.com/2012/11/27/han ... more-52233" target="_blank

http://www.kingindustries.ca/SABS.htm" target="_blank

:cipo4
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by rad »

105 com freio a disco!

http://www.praquempedala.com.br/blog/sh ... e-estrada/" target="_blank

Image
Image
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Enkidu »

Che brutto!!!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by elgleidson »

Eu falei que não era uma boa idéia. Foram liberar freios a disco, agora estão se passando! Daqui a pouco teremos o pelotão andando com mochilas de hidratação e capacetes com aba!

http://www.cyclingnews.com/news/team-sk ... is-roubaix
Image

:nibal1
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by joaojuliomello »

essa pina é uma volta aos 80/90's, não vai pegar
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Marcelo Marino »

http://road.cc/content/news/146616-disc ... loton-2017" target="_blank

Pouca pressão dos fabricantes para a UCI aprovar o uso do freio a disco. Tudo pela segurança.

Interessante um comentário que fala que os aros de MTB não tiveram redução de peso depois dos freios a disco.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by samuelgouvea »

O grosso dos aros não, porque o perfil das extrusoras não foi mudado... veja a vzan por exemplo, um extreme pra vbrake e outro pra disco são o mesmo aro, o pra disco tem a banda de frenagem pintada e o outro nao...

um aro top de mtb como o ztr crest por outro lado, pesa 355g contra 450 ou mais de outros aros...
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Iberê »

com pneu 25 já conseguia travar a roda traseira sem dificuldades andando no seco quanto no molhado, ou seja, o fator limitante é o atrito pneu-solo, não sapatilha aro. Usar freio a disco em estradeira ao meu ver é desperdício de dinheiro, sem contar que é bem mais difícil fazer manutenção em freio a disco. Para mim essa moda só pega pq vai ter nego querendo esbanjar dinheiro.
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by brunocarlo »

As vezes acho o freio a disco meio superfulo, mas quando se desce uma serra mais longa, e vê os freios esquentando, as sapatas se acabando.. e ainda tendo serra pra descer é bem desesperador... ou no caso que pego mais vezes que é chuva no transito, que vc vira e mexe tem que frear na urgência, e molhado não tem freio, não tem jeito.. dai sim, eu penso, talvez um freio a disco resolveria nestes casos.
Bruno Carlo
Meu Strava
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by joaojuliomello »

minha preocupação com freio a disco em road na chuva é travar e derrapar... Mas tbm fico me cagando todo do freio não segurar pq a sapata ta molhada hehe....
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Liter »

joaojuliomello wrote:minha preocupação com freio a disco em road na chuva é travar e derrapar... Mas tbm fico me cagando todo do freio não segurar pq a sapata ta molhada hehe....
Se você for do estilo que mete a mão no freio vai ser mais fácil travar, mas hidráulico tem muita modulação da para aplicar a força no manete. Só acho feio em road bike mas deve funcionar que é uma beleza e manutenção é muito pouca, pastilha nunca pega no rotor, trocar e alinhar é mais facil e a bagaça funciona até com pastilha gasta e se for ferrar só ferra o rotor.

Para rodas de carbono vai ser uma benção.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Adriano »

Minha próxima bike terá freios a disco. Pra mim funcionalidade tem precedência sobre a estética, e por mais que seja anti-eurostyle, um freio a disco é mais eficiente que uma ferradura. Uma objeção que muitos fazem é sobre a aderência do pneu no solo, mas já pararam pra pensar que um pneu de MTB no cascalho tem menos aderência que um pneu de estrada no asfalto? E freios a disco de qualidade permitem dosar a força de frenagem de forma que as rodas não travem, funcionando como um ABS. A potência para travar a roda está lá, é claro, mas o que vai determinar o travamento ou não é a habilidade de cada um, assim como já ocorre nas ferraduras. Pense numa descida em alta velocidade, acontece um imprevisto à sua frente, quantos metros são necessários para parar (ou reduzir até uma velocidade x) uma bike com ferradura e quantos metros com discos. É uma questão de segurança, com freios a disco a distância necessária para desaceleração é menor.

O fato de termos usado ferradura por quase um século não significa que tem que ser sempre assim. Se nos prendêssemos às tradições de forma ferrenha não haveria evolução no esporte.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
marcelogoes
Membro
Posts: 14
Joined: Sat 21 Sep 2013 17:26

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by marcelogoes »

David Millar tem uma opinião bem particular sobre isso:

There’s new technology on the brink of entering the pro peloton, namely disc brakes. What’s your view on disc brakes?

You don’t need them. It’s a stupid thing, it doesn’t matter about the performance because the tyres can’t handle them. So you’ve got a disc brake and you're going down a wet descent, you’ve only got maximum four square inches of rubber on the floor, with the disc brake the tyre can’t handle it. Already the brakes are too good on a normal bike when it’s wet, for the tyre and the amount of surface area you have. You’ve got about 80-85 kg with the bike with four squares inches of rubber, you’ve to brake gently in the wet. That’s what everyone forgets, you’ve got to brake gently, very gradually when it’s wet. With a disc brake, you're down. I think disc brakes have a place in the sport, but it’s not in the pro peloton. The Shimano caliper brakes are incredible now, they’re bonkers, they’re far too strong. If we have disc brakes, maybe we think about having aluminium rims in the wet or getting better carbon braking surface.

Link pra matéria completa: http://road.cc/content/feature/149577-d ... rakes-have
Post Reply