Bichos, nas MTB os freios hidráulicos são o bicho para modulação, até mesmo na chuva. Nesse aspecto é um avanço. So que, numa MTB, quando a roda trava não necessariamente é chão. Numa speed travar a roda é pedir pra comprar terreno e travar as rodas com ferradura é bem mais difícil. Acho que a rapaziada vai ter que se adaptar legal, senão vai ser uma voadora atrás da outra.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa
Já usei todos os tipos de freios. V-brake, ferradura, discos hidráulicos e mecânicos. Freio a disco hidráulico também trava. Mas, de todos, é o mais progressivo, previsível e o que menos sofre com chuvas.
O ponto crítico é: dependendo das circunstâncias, da pra controlar e ficar de pé numa MTB quando as rodas travam. Em uma speed, travar é quase sinônimo de chão. Ou seja, quando tivermos nossas futuras speeds com freios a disco, vamos ter que nos adaptar a eles.
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Hoje choveu no final do treino e a partir do momento que meus freios começaram a perder consideravelmente o poder de frenagem, comecei a pensar em todos aqueles que estão "torcendo o bigode" para os freios à disco sem antes ter experimentado andar em uma bike equipada com eles ou, ainda, que se esqueceram como ficam os freios de bicicletas de estrada depois de molhados.
Assim como o jwalker, já tive bicicletas com todo tipo de freio e, sem dúvidas, entendo que freio à disco é a melhor solução, assim corroboro a opinião sobre a progressividade, previsibilidade e o fato que os freios à disco sofrem bem menos com a chuva, opinião esta reforçada sobretudo depois de um final de treino "belga".
Não sou "early adopter", ou seja, espero as novas tecnologias atingirem certo grau de maturação antes de adotá-las, logo acredito que depois de atingida tal maturação os freios à disco representarão um avanço tecnológico considerável para as bicicletas de estrada, especialmente no quesito segurança.
O problema todo é um freio tão potente com um pneu tão estreito. Travar no seco é perigoso, no molhado mais ainda. Melhor ficar "sem freio" e andar com mais cuidado quando chove.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marino, você tem toda a razão em ficar preocupado com o eventual travamento das rodas com um freio mais potente, entretanto, por experiência própria, informo que para travar o freio de uma MTB é necessário que se aplique bastante força no manete de freio.
No mais, parece-me sensato partir da premissa que os freios à disco para bicicletas de estrada serão "calibrados" e/ou dimensionados em sua potência e progressividade tendo em mente o comportamento médio de um ciclista prudente.
Agora, se o sujeito "meter a mão", certamente terá problemas!
portoga wrote:
No mais, parece-me sensato partir da premissa que os freios à disco para bicicletas de estrada serão "calibrados" e/ou dimensionados em sua potência e progressividade tendo em mente o comportamento médio de um ciclista prudente.
Aí começa a melhorar.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Rapêize, concordo em tudo com o Portoga. Parece-me óbvio que os conjuntos hidráulicos de freios a disco para road sejam calibrados de forma distinta que os de MTB, juntamente pela diferença de peso. Porra, e quem aqui dirige carro socando o pé no freio com tudo toda vez que vê algo pela frente, kkkkkkk?
Eu também vou esperar a maturação da tecnologia nova, até pelo preço, quando começar a rola uns ultegra ou 105 por um preço pagável, significa que os galhos iniciais foram ao menos atenuados. Mas, a julgar pelas MTB que tenho ou já tive com disco hidráulico, no futuro vou querer uma speed com eles sim.
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Eu falei que não era uma boa idéia. Foram liberar freios a disco, agora estão se passando! Daqui a pouco teremos o pelotão andando com mochilas de hidratação e capacetes com aba!
O grosso dos aros não, porque o perfil das extrusoras não foi mudado... veja a vzan por exemplo, um extreme pra vbrake e outro pra disco são o mesmo aro, o pra disco tem a banda de frenagem pintada e o outro nao...
um aro top de mtb como o ztr crest por outro lado, pesa 355g contra 450 ou mais de outros aros...
com pneu 25 já conseguia travar a roda traseira sem dificuldades andando no seco quanto no molhado, ou seja, o fator limitante é o atrito pneu-solo, não sapatilha aro. Usar freio a disco em estradeira ao meu ver é desperdício de dinheiro, sem contar que é bem mais difícil fazer manutenção em freio a disco. Para mim essa moda só pega pq vai ter nego querendo esbanjar dinheiro.
As vezes acho o freio a disco meio superfulo, mas quando se desce uma serra mais longa, e vê os freios esquentando, as sapatas se acabando.. e ainda tendo serra pra descer é bem desesperador... ou no caso que pego mais vezes que é chuva no transito, que vc vira e mexe tem que frear na urgência, e molhado não tem freio, não tem jeito.. dai sim, eu penso, talvez um freio a disco resolveria nestes casos.
minha preocupação com freio a disco em road na chuva é travar e derrapar... Mas tbm fico me cagando todo do freio não segurar pq a sapata ta molhada hehe....
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank
joaojuliomello wrote:minha preocupação com freio a disco em road na chuva é travar e derrapar... Mas tbm fico me cagando todo do freio não segurar pq a sapata ta molhada hehe....
Se você for do estilo que mete a mão no freio vai ser mais fácil travar, mas hidráulico tem muita modulação da para aplicar a força no manete. Só acho feio em road bike mas deve funcionar que é uma beleza e manutenção é muito pouca, pastilha nunca pega no rotor, trocar e alinhar é mais facil e a bagaça funciona até com pastilha gasta e se for ferrar só ferra o rotor.
Minha próxima bike terá freios a disco. Pra mim funcionalidade tem precedência sobre a estética, e por mais que seja anti-eurostyle, um freio a disco é mais eficiente que uma ferradura. Uma objeção que muitos fazem é sobre a aderência do pneu no solo, mas já pararam pra pensar que um pneu de MTB no cascalho tem menos aderência que um pneu de estrada no asfalto? E freios a disco de qualidade permitem dosar a força de frenagem de forma que as rodas não travem, funcionando como um ABS. A potência para travar a roda está lá, é claro, mas o que vai determinar o travamento ou não é a habilidade de cada um, assim como já ocorre nas ferraduras. Pense numa descida em alta velocidade, acontece um imprevisto à sua frente, quantos metros são necessários para parar (ou reduzir até uma velocidade x) uma bike com ferradura e quantos metros com discos. É uma questão de segurança, com freios a disco a distância necessária para desaceleração é menor.
O fato de termos usado ferradura por quase um século não significa que tem que ser sempre assim. Se nos prendêssemos às tradições de forma ferrenha não haveria evolução no esporte.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
David Millar tem uma opinião bem particular sobre isso:
There’s new technology on the brink of entering the pro peloton, namely disc brakes. What’s your view on disc brakes?
You don’t need them. It’s a stupid thing, it doesn’t matter about the performance because the tyres can’t handle them. So you’ve got a disc brake and you're going down a wet descent, you’ve only got maximum four square inches of rubber on the floor, with the disc brake the tyre can’t handle it. Already the brakes are too good on a normal bike when it’s wet, for the tyre and the amount of surface area you have. You’ve got about 80-85 kg with the bike with four squares inches of rubber, you’ve to brake gently in the wet. That’s what everyone forgets, you’ve got to brake gently, very gradually when it’s wet. With a disc brake, you're down. I think disc brakes have a place in the sport, but it’s not in the pro peloton. The Shimano caliper brakes are incredible now, they’re bonkers, they’re far too strong. If we have disc brakes, maybe we think about having aluminium rims in the wet or getting better carbon braking surface.