Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Post Reply
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by lexx »

Pessoal, boa noite a todos

Hoje meu fit em uma bike de carbono está assim:
quadro 55 cm + mesa 8 cm (sim o quadro está teoricamente grande)
pelo fit, entendi q o ideal seria um quadro 54. mesa de 9 cm
Seria assim a distancia total sendo 63?

esse fit foi pensado como um fit mais confortável, não um fit totalmente race (sim, foi feito em um profissional) Se fosse um fit race, a mesa seria maior, mantendo um quadro 55. Imagino que se tivesse um quadro 53.5 o fit race nao ia dar muito certo pq o quadro ia ficar pequeno.

Bom vamos as perguntas:
1) Entendi certo? rsrsrs
2) Pensando somente nesse tamanho total, quero saber se posso manter esse tamanho de quadro 55 para um quadro de top tube reto, pensando num fit francês, ou seria aconselhado um 54. Dependendo do tamanho claro que vou calcular a mesa correspondente. vcs sao feras jah ate me passaram os sites pra esse calculo hehehehe

Nao vou trocar meu quadro carbono, pra pegar menor. Nao estou vendo vantagem pois o panceps vai diminuir se Deus quiser e ahi talvez o quadro pequeno vai atrapalhar (ou nao) :merckx1

Voces que sao feras, acham q eu poderia ir num 55 de top tube mesmo? ufa :voec2

abraco!! :jan1
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by ftmonjardim »

Minha china tem 52 de TT e eu uso uma mesa 110 mm
minha scott tem 54.5 de TT e eu uso uma mesa de 90 mm

sabe qual a diferença que eu sinto?
NENHUMA
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by ftmonjardim »

correção
a única diferença que sinto é que a China é mais arisca por ser menor e arisca dirigibilidade dela fica melhor com a mesa longa.
a scott já fica mais "lenta" mas sinceramente pra mim que sim lerdo por natureza, não muda nada.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Storopoli »

Sua resposta será encontrada quando você googlar "frame reach and stack".

Boas leituras. Se travar em algo no meio do caminho, estamos aqui. :jan1
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by lexx »

ftmonjardim wrote:Minha china tem 52 de TT e eu uso uma mesa 110 mm
minha scott tem 54.5 de TT e eu uso uma mesa de 90 mm

sabe qual a diferença que eu sinto?
NENHUMA
eh assim mais ou menos que estou pensando em fazer

Storopoli , eu vi o material aqui pqo q tanto de coisa auehuaeuheuheauhea
vou ler e estudar um pouco, mas o quadro que quero nao acho geometria dele, eh dos antigos, mas eh anos 90
acha q assim pelo feeling dah pra manter as medidas ou realmente rola um estudo mais profissa
ela sera a segunda bike, mais pra pedais mais "tranquilos" rs
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Marcelo Marino »

Em termos de posicionamento não muda, mas muda o comportamento/dirigibilidade da bicicleta como disseram.

Proporcionalmente uma mesa de 8 cm para um quadro 55 é bem pequena, melhor então seria um quadro menor com uma mesa maior.

Se você mesmo diz que o ideal seria 54+9, eu não entendi porque falou que ia manter o 55?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by lexx »

o 54+9 ideal eh na situacao atual
estou acima do peso e meu posicionamento está considerando minha elasticidade atual
eu pensei que futuramente talvez poderia ter q aumentar a mesa, ao melhorar

por isso vim até os sábios hehehehe
pq pintou duvida

vlw
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Storopoli »

Eu prefiro mesas acima de 10cm.
Com relação à elasticidade é algo que acostuma, mas tem que ir forçando aos poucos se não você vai ficar sempre com a caixa de direção de tiozão (cheia de espaçador)

Quando comecei tinha vários espaçadores embaixo da mesa e um quadro tamanho M (50 compacto)

Hoje tenho um quadro S (46.5 compacto) mesa 11cm, mandei cerrar o garfo com a mesa é socada lá embaixo e me sinto confortável em pedais longos de 150km para cima.
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by lexx »

Storopoli wrote:Eu prefiro mesas acima de 10cm.
Com relação à elasticidade é algo que acostuma, mas tem que ir forçando aos poucos se não você vai ficar sempre com a caixa de direção de tiozão (cheia de espaçador)

Quando comecei tinha vários espaçadores embaixo da mesa e um quadro tamanho M (50 compacto)

Hoje tenho um quadro S (46.5 compacto) mesa 11cm, mandei cerrar o garfo com a mesa é socada lá embaixo e me sinto confortável em pedais longos de 150km para cima.
hj tenho dois espacadores pequenos (vou medir depois e coloco aqui)
quadro 55 bianchi 928L 2007 que nao consegui achar a geometria
mesa de 6 graus de 800mm

minhaa ideia é exatamente esta descricao sua.
o quadro horizontal e mesa quill retinha (-17 graus neh)

interessante eu colocar o fit e as medidas aqui?
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Marcelo Marino »

Não se esqueça que o que manda no tamanho é o cavalo e aí você define o tamanho do seat tube.

Usando mesa de 8 ou 9, se precisar alongar você pode colocar uma mesa maior.

Comprimento do tubo da caixa de direção é outra medida bem importante, sempre bom dar uma comparada também com a sua atual.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by ftmonjardim »

Outra coisa legal que tem que se levar em consideração ao comprar quadro é o tamanho do HT.
Já vi quadro S com 105 mm de HT, se eu usar um quadro desse eu tenho que por 625 mil espacadores ou o drop ficará absurdamente grande e não conseguiria nem pedalar.
bikes mais confortáveis tem HTs mais altos, por isso que a minha china tem geometria que eu adoro, tem 52CM de TT que me possibilita usar mesa de até 130mm e HT de 140.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Storopoli »

O big biker (Artur) usa um HT de 260 e ainda um monte de espaçador, mas também ele é muito grande.
O mais importante é como eu já disse reach e stack.
Reach é o alcance do quadro. Mensurar top tube é fogo porque as geometrias variam. Os angulos de canote e garfo são diferentes e isso impacta. Reach é o numero absoluto da distância do topo to head tube ate o centro do BB. Veja a figura abaixo. Stack é a altura do centro do BB até o topo do headtube.

Quando você souber o reach da bike que você tem e o stack fica tudo muito fácil. Eu quero trocar de quadro, basta ver qual reach é o do quadro atual que você tem e o do proposto. Ai você calcula que tamanho de mesa precisará. Mesma coisa com o stack.


Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Gili »

Vou aproveitar o topico, se o lexx permitir ( qq coisa apago o post cara ) mas acho que serve pra ele tbm. Fiz o fit retul, mas estava machucado na epoca, sem preparo, ferrado.... mesa de 9cm com X espaçadores... a questão é a seguinte: como o fit foi conservador pela questão fisica ( ainda é a mesma ) estou pensando em, no futuro, colocar uma mesa de 10cm e mais negativa ( acho que vai ficar paralela ao chao ) visando fazer menos força pra obter o mesmo rendimento. Pergunto: fazer isso vai influenciar somente na questão costas/pescoço ou pode de alguma forma prejudicar a parte de perna ( joelho principalmente ) pelo fato de esticar mais a parte posterior da perna?

Consegui explicar?? kkk
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Storopoli »

Não sei, depende. E creio que vai ser a resposta de muitos aqui. Mas acho que essa mudança aí sutil vale a pena experimentar. 1cm apenas.
Para mim o bike fit é excelente para acertar a altura do selim e a posição do selim. A parte do guidão e mesa eu geralmente ponho a porra mais agressiva possível que consigo tolerar. Hoje acho que meu drop de selim e guidão é 8-9cm, o máximo que eu consigo nesse quadro infelizmente.
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Gili »

Vou testar quando puder... nem estou pedalando, deixa conseguir voltar e estar menos ruim que coloco esse avanço.

vlw
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by ftmonjardim »

Gili wrote:Vou testar quando puder... nem estou pedalando, deixa conseguir voltar e estar menos ruim que coloco esse avanço.

vlw
Como voce já está um tempo parado devido a recuperação da cirurgia de mudança de séqsu :vos2 volta no fit anterior e roda um pouco e vai trocando para o fit novo gradualmente
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Gili »

Ja me recuperei do corta pinto ( inclusive já mandei pra vc o brinde, mas por transportadora, correio nao aceitou caixa tão grande ), agora é tendinite na coxa mesmo.... kkkkkkk

Voltar com o fit antigo mesmo, sem duvidas... avanço maior coisa pra alguns meses... é que to com esse avanço aqui, ou pago ou devolvo....
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Papillon »

Recomendo checar o reach e stack como o Storopoli indicou nesse site:

http://www.bikegeo.net" target="_blank

você coloca a medida de até 3 bikes e acompanha a diferença entre uma e outra.

Sobre acostumar, se eu velho com 40 anos rodando pouco fui tirando espaçadores e to quase no talo (1 espaçador de 10mm), acredito que "vocês jovens" consigam isso com maior facilidade. Obviamente acertar o tamanho é fundamental, e o Monja observou a questão do HT, eu sai de um HT 160 para um 185, ai fica fácil tirar espaçador.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Leo Miau »

Papillon wrote:Recomendo checar o reach e stack como o Storopoli indicou nesse site:

http://www.bikegeo.net" target="_blank

você coloca a medida de até 3 bikes e acompanha a diferença entre uma e outra.

Sobre acostumar, se eu velho com 40 anos rodando pouco fui tirando espaçadores e to quase no talo (1 espaçador de 10mm), acredito que "vocês jovens" consigam isso com maior facilidade. Obviamente acertar o tamanho é fundamental, e o Monja observou a questão do HT, eu sai de um HT 160 para um 185, ai fica fácil tirar espaçador.
Muito, muito bom esse site. nota 10...

Da pra ver todas muitas alterações de fit, e como vai ficar, muito legal.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Leo Miau »

Storopoli wrote:O big biker (Artur) usa um HT de 260 e ainda um monte de espaçador, mas também ele é muito grande.
26 de HT essa é grande mesmo, qual o tamanho do quadro e que quadro que é?

Eu tenho um problema de Fit, pois tenho 1,90 e 93, dai o selim fica bem alto. Meu quadro hoje é um Caad9 tamanho 56, mas o HT dele é de 15,5 tenho uns 2cm de espaçadores e a mesa é de 130mm com 8,4º e está positiva, mesmo assim tenho um desnível selim topo de guidom de 12cm.

Penso em pegar um quadro 58, mas o HT teria que ser de 19 pelo menos, nesse caso dependendo do tamanho do top tube usaria uma mesa de 110,
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Papillon »

Leo, veja o tamanho L das Giant TCR, é exatamente o meu, o TT é 58,5 porém o selim já esta na posiçào recuada, logo dá 56, reach 401 o que dá pra usar uma mesa longa...HT 185 :D eu tenho só 182 e 88.

O reach da caad10 é 399 no seu tamanho, ou seja uma diferença de 2mm apenas. na sua percepção de distancia, assim numa TCR seus espaçadores evaporariam instantaneamente.
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by lexx »

Storopoli, depois que li o q vc colocou eu entendi acredita? kkkkk
eu estava imaginando outra coisa, e acabei achando este link aqui que ajudou tbm.
http://marcelorocha.com/1935/Noticias/E ... as_176546/

Gili, tah super de boa cara, eh bom pq as vezes resolvendo sua duvida resolve a minha
informacao nunca eh demais!!!!!!

Papillon e FtMonjardim, eu achei esse site mas nao entendi algumas coisas
talvez por nao ter todas as informacoes necessarias à mao, terei q medir a bike

Eu achei a geometria do meu quadro e tenho as infos do meu fit no email (soh procurar)
deixa eu reunir que vou postar aqui mais tarde, estou no cel
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by Papillon »

Para achar o reach da bike:

encoste a bike perpendicular a uma parede, meça da caixa de direção até a parede, é a medida X
meça do centro do mov. central até a parede, é a medida Y

X-Y = Reach

Para achar o stack:

encoste a bike paralela a uma parede,
meça a medida do centro da caixa de direção (onde encaixa o primeiro espaçador ou o acabamento da caixa) até o solo, essa é a medida X.
meça a distancia do centro do mov central ao solo, essa é a medida Y

X-Y = Stack

A medida do centro do mov. central até o solo é indicada em algumas tabelas como "BB-Height", não confundir com "BB-Drop" que é o desnível entre o centro do mov central e o centro da roda/cubo/blocagem.

obviamente pode ser alguns mm diferente do especificado pois vc puxou a fita mais pra lá ou pra cá mas é algo bem próximo.
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Meu FIT atual e esse fit na geometria "classica"

Post by lexx »

bom, fiz a medição no quadro, espero ter acertado:

stack = 55
reach = 37.5

meu quadro é este aqui, ainda bem q salvei a geometria, pq não encontrei em lugar nenhum de novo hahheeheheheh
Image

bom, meu fit deu que minha mesa deveria ter 7 graus de inclinacao e 800mm.
espero que possa ajudar as imagens abaixo.
Image Image

tah completinho experts?????? heheheh
eu nao consegui reproduzir o quadro naquele chart ainda pq nao tirei todas as medidas que ele pede.
mas vou tentar. foda eh ter a geometria completa de quadros dos anos 90, não acho quase nada...
mas posso ver dos quadros novos neh, tem alguns que acho super interessante.

mas o problema é que este quadro já está grande. mesa de 800mm neh. pensando numa mesa de 100mm ou 110mm, como calculo?
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Post Reply