Nossa recusa incontornável do solipsismo, nosso senso (ainda que por meios díspares) de justiça a todo custo, nossa paixão por ciclismo e nossa concepção estética racional do mundo provam que você e eu, Reinaldo, temos muito mais coisas em comum do que discrepâncias.
Caro amigo, eu também tenho A Divina Comédia. Tenho na edição bilíngue, original toscano e português, pela editora 34. Se não me falha a memória, esse nome "Divina" comédia é coisa de Boccaccio, que em contrapartida com a Comédia Humana, chamou a obra de Dante de "Divina". Lembrando que a Comédia Humana não é uma obra de Balzac, mas o nome que se dá ao conjunto da obra de Balzac. Balzac pra mim é o maior de todos do romance, em suas obras os personagens se cruzam o tempo todo. Veja Ilusões Perdidas, que pra mim é o maior romance de todos os tempos. Acho que Machado de Assis também já tinha dito isso que estou dizendo. Quintana (o Mário, não o Nairo

!) também disse, ao traduzir os poemas na obra. Marx também achava isso, era apaixonado por Balzac e por Dante. Bastava ver que no Capital temos mais de cem passagens remetidas a Balzac, Dante, Shakespeare e à Bíblia cristã.
Mas voltando, Reinaldo, vários artistas fizeram gravuras maravilhosas sobre o Inferno e tal. Acho que as que você colocou são de Gustave Doré, que é bem depois do Rubens, ele é contemporâneo de Marx, inclusive morreu no mesmo ano (1883). Dominava também como ninguém a técnica da luz, embora eu ainda ache o Rubens mais visceral. Eu tenho um livro sobre os franceses vendo os comunnards em 1871. Tem as gravuras de Doré, cara. Eu adoraria um dia poder te mostrar essa obra. Reinaldo, se um dia estiver em São Paulo, me avise, pois podemos tomar um café e eu poderia te mostrar estas obras tão lindas. Mas, voltando, vários caras ilustraram a Divina Comédia, inclusive o Salvador Dalí!, este grande artista que injustamente foi acusado de franquista. Estive em vários memoriais de Dalí e pude ver "Aparições de Lenin sobre um piano", e nesta ocasião tinham ilustrações (já nesta época não eram mais gravuras) sobre a Divina Comédia!!
Abração
PS: Doré é genial! Essa primeira gravura que você postou, Reinaldo, é fantasticamente genuína em relação à obra de Dante.