Pessoal,
vou pegar um quadro SPZ Roubaix e minha primeira preocupação foi como colocar meu pedivela shimano 105 nele. Pesquisa para lá, e pesquisa para cá e cheguei a um adaptador da Race Face. Baixei o manual dele, li e vi que preciso colocar um espaçador de 2.5 mm de cada lado... e aí me atentei que com essa brincadeira, talvez esteja perdendo a maior vantagem dos pedivela BB30, que é a menor diferença de espaço entre as pernas na hora da pedalada. Sempre quando pedalo forte olho para as pernas e penso que o movimento seria mais natural se as pernas estivessem mais juntas. Então pergunto para quem já usou os dois sistemas, a sensação de benefício é clara? Vale a pena investir uma grana em um pedivela novo? As coroas provavelmente ficam mais para dentro nesse sistema, e mais para fora com o adaptador, então vou ter problemas na regulagem das marchas?
sds.
Caliman.
Pedivela, central e Q Factor
Re: Pedivela, central e Q Factor
Nunca senti grandes diferenças mudando QFactor. Alias, pelo que eu andei lendo (e faz total sentido), é que mais QFactor ajuda a proteger a banda iliotibial.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
Carvalho_BR
- Membro
O q principalmente determina o q-factor NAO É a largura do movimento central - é a largura dos chainstays.
Nao adianta ter um central com 68mm de largura, se pra nao bater os pedais na traseira da bike for necessario em torno de 140mm.
Alem disso, é possivel encontrar no mercado pedivelas com eixo standard (86mm) com o mesmo q-factor (ou ate menos) que pedivelas BB30.
E finalizando, raramente vc verá entre pedivelas uma diferenca superior a 10mm no q-factor - tao irrisoria que nao vai fazer diferenca quase nenhuma na pedalada.
Nao adianta ter um central com 68mm de largura, se pra nao bater os pedais na traseira da bike for necessario em torno de 140mm.
Alem disso, é possivel encontrar no mercado pedivelas com eixo standard (86mm) com o mesmo q-factor (ou ate menos) que pedivelas BB30.
E finalizando, raramente vc verá entre pedivelas uma diferenca superior a 10mm no q-factor - tao irrisoria que nao vai fazer diferenca quase nenhuma na pedalada.
Bacana. Não vou precisar queimar grana com um novo pedivela então. Valeu!