Pedivela, central e Q Factor

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
rcaliman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Caliman

Pedivela, central e Q Factor

Post by rcaliman »

Pessoal,

vou pegar um quadro SPZ Roubaix e minha primeira preocupação foi como colocar meu pedivela shimano 105 nele. Pesquisa para lá, e pesquisa para cá e cheguei a um adaptador da Race Face. Baixei o manual dele, li e vi que preciso colocar um espaçador de 2.5 mm de cada lado... e aí me atentei que com essa brincadeira, talvez esteja perdendo a maior vantagem dos pedivela BB30, que é a menor diferença de espaço entre as pernas na hora da pedalada. Sempre quando pedalo forte olho para as pernas e penso que o movimento seria mais natural se as pernas estivessem mais juntas. Então pergunto para quem já usou os dois sistemas, a sensação de benefício é clara? Vale a pena investir uma grana em um pedivela novo? As coroas provavelmente ficam mais para dentro nesse sistema, e mais para fora com o adaptador, então vou ter problemas na regulagem das marchas?

sds.

Caliman.
Cebo
Membro

Re: Pedivela, central e Q Factor

Post by Cebo »

Nunca senti grandes diferenças mudando QFactor. Alias, pelo que eu andei lendo (e faz total sentido), é que mais QFactor ajuda a proteger a banda iliotibial.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

O q principalmente determina o q-factor NAO É a largura do movimento central - é a largura dos chainstays.
Nao adianta ter um central com 68mm de largura, se pra nao bater os pedais na traseira da bike for necessario em torno de 140mm.
Alem disso, é possivel encontrar no mercado pedivelas com eixo standard (86mm) com o mesmo q-factor (ou ate menos) que pedivelas BB30.
E finalizando, raramente vc verá entre pedivelas uma diferenca superior a 10mm no q-factor - tao irrisoria que nao vai fazer diferenca quase nenhuma na pedalada.
rcaliman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Caliman

Post by rcaliman »

Bacana. Não vou precisar queimar grana com um novo pedivela então. Valeu!
Post Reply