Galera, queria pedir umas dicas pra vocês, mas antes vou expor o problema que estou enfrentando.
Faz pouco mais de 1 mês que venho treinando subidas. Todo fim de semana (quando não chove) eu vou até o início de umas serras aqui perto e faço uns treinos de 40km, 70km e 100km:
- O de 40km é uma subida praticamente ininterrupta de 20km, dos quais uns 15 a 16km são de 6 e 7%, com mínima de 4% e máximas de 8%. Só alivia mais no final, onde cai pra 3%, seguido de falsos planos, uma retinha e uma descida e depois começa tudo novamente até fechar os 40km. Aí depois volta, sendo que os primeiros 12km são descidas, depois pega umas subidas, planos, falsos planos e aí o restante dos 16km, 17km de descida!
- O de 70km é mais variado, tendo um sobe e desce, mas tem uma serrinha com 4km entre 8 e 10%, com máxima de 12%. Depois é descida e pequenas subidas até a cidadezinha e volta, com uma serrinha com o mesmo perfil, porém um pouco menos inclinado, pois a parte que bate 9% já é quase no final dela.
- O de 100km inclui a "metade" do de 40km (os primeiros 17km vão até um trevo e aí ou se entra pra outra cidade e faz este de 100km ou toca reto pra fazer o de 40km). Neste é ainda mais variado, com muito sobe e desce, alguns bons trechos com falsos planos de 3%, 4%. Porém tem umas 2 subidas de uns 3km a 11%, 12%. Aí vai até uma cidadezinha e volta, pegando perfil parecido com a ida, porém com os falsos planos contra
Dia de semana, como não tenho muito tempo, acabo subindo o Morro da Cruz, que é uma subida de 2,4km com média de 11%, porém na metade tem um trechinho de uns 200m, 300m a 6%, seguido de uma rampa curta (acho que uns 50m, talvez um pouco mais) que bate 21% e aí volta pros 10, 11, 12% , curva a 14, 15%, até dar mais uma aliviadinha no final pra uns 4% e então uma parede que bate 23% (um pouco mais longa que a primeira de 21%, mas inclina de repente, ao contrário da primeira que vai aos poucos) -
http://www.strava.com/segments/4403896
Vou me ater a esta última subida (Morro da Cruz): não estou conseguindo aumentar o passo. Parece que "não vai mais". Não chego a sentir tanto as pernas a ponto de não conseguir fazer mais força, mas chega no meio da subida (na parte que dá uma aliviada) e eu sinto que não tenho mais pulmão. Minha respiração fica muito ofegante e parece que "não vai mais" e sou forçado a baixar o ritmo. Não é questão de "entrar forte demais na subida" e acabar torrando cedo, pois eu controlo isso também e meu melhor tempo na subida como um todo não foi meu melhor tempo até a metade dela. Porém quando eu tento diminuir meu tempo, tentando aumentando o passo de maneira uniforme durante toda a subida (pra não entrar forte e depois se arrastar no final), sinto dificuldade de fazer isso pq parece que me falta pulmão. Isso é quando eu tento baixar meu PR, que é de 11min31s. Quando vou num "ritmo confortável", não sinto isso e me sinto muito bem no final. Meu tempo nestes casos é na casa dos 12min e pouco.
Nas outras subidas, ao contrário, o que eu sinto mais é a perna quando aumento o passo. Vai chegando no finalzinho delas e eu começo a sentir a perna, mas o pulmão vai bem, não sinto tão ofegante. Mesmo nos trechos que batem 12% (parecidos com o Morro da Cruz).
Minha questão então é: o que posso fazer pra melhorar isso? Meu último teste ergoespirométrico (pouco mais de 1 ano) deu 67 ml/kg/min e eu nem estava treinando como estou hoje (treinava só fim de semana, normalmente só sábado ou só domingo). É treino de VO2 que preciso? Posso continuar fazendo estes treinos na subida e daqui a pouco isso melhora?