Grupos Campagnolo
Re: Grupos Campagnolo
Essa história de novo vs. velho...depois da crise de 2009 esse conceito deve ser verificado caso a caso, sobretudo em produtos europeus. No caso da Campagnolo, p. ex., features que tinham no Chorus agora é só do Record pra cima (freios com rolamentos e rolamento cerâmico no cambio traseiro).
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Re: Grupos Campagnolo
Se for o centaur 'velho' (G1 ou G2) ele vai ter a mesma funcionalidade do Record Ultra se for dos centaur novos (dos escape pra cá) troca CORRENDO antes que o cabra desista.rafaqs wrote:Dúvida ao pessoal que entende.
Vale a pena trocar um grupo Centaur de 10V por um Record Ultra de 10V (modelo antigo). Há benefícios ? Ou acabam sendo bem parecidos por um ser um pouco mais novo ?
Obrigado !
Alias se não fechar manda o contato ai que me interessa um record ultra 10V

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Re: Grupos Campagnolo
não esqueçam das peças xenon q o wanderson ta vendendo com urgência!
Re: Grupos Campagnolo
PESSOAL, VOU MONTAR O CENTAUR: coloco ou nao coloco os "inserts for large hands"? Tenho maos bem grandes mas li em alguns foruns gringos, e o pessoal gostava mais deles pela posicao do que propriamente devido a serem melhores para maos grandes.
valeu
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"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Re: Grupos Campagnolo
Coloca Heringer, vc esta acostumado com o force que é bem mais largo.
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Re: Grupos Campagnolo
o insert nao é lateral...nao muda a largura do ergopower pelo que viPapillon wrote:Coloca Heringer, vc esta acostumado com o force que é bem mais largo.
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Re: Grupos Campagnolo
Vamos lá, primeiras percepções sobre o Centaur:
Nao pesei a bike depois de colocar o grupo, mas deve ter ficado um pouco mais pesado, apesar de eu ter trocado as rodas. O motivo é que o Sram Force é muito leve.
1- Como troquei as rodas e o grupo ao mesmo tempo, não sei se a frenagem ficou melhor por um ou por outro. Mas com certeza faz-se menos força para frear.
2- A posição dos trocadores ainda nao me adaptei, mais alguns pedais e me adapto. Varias vezes tentei descer a marcha usando a alavanca errada...Confesso que o double tap é bem inteligente, e com as mãos no drop ainda é imbativel para descer as marchas. As borrachas dos hoods do Campy é mais dura que no Force. Porém, o suporte para quem tem mãos grandes é maior, gostei disso.
3- transmissão de potencia do pedivela parece ser igual, mas o centaur é mais bonito. Lembrando que meu pedivela é o Centaur ultratorque, ano 2011.
4-troca de marchas é mais macia que do Force, mas não é tao macia como no Ultegra (onde eu tinha que conferir se mudou mesmo de tão suave). Gostei muito de poder regular o cambio dianteiro. Ou seja, não sei se é problema do meu trocador mas existem várias posições de troca de coroa, logo eu mesmo consigo reduzir o chainrub. Isso é fenomenal pois posso utilizar maior variabilidade de marchas cruzadas.
5- achei animal o esquema de no ergopower liberar os freios. Eu fiquei uns 2 minutos procurando a alavanquinha para poder tirar a roda e pôr no carro, até que perguntei ao mecanico.
Enfim, ainda não tenho conclusão. Amanhã vou a USP para fazer os fine tunnings. Senti muita pressão na parte dianteira das mãos, acho que precisarei girar um pouco o guidão para cima. E também ajustarei o cambio traseiro, pois esta pulando um pouco. Também farei o teste com luva...
Também fiquei com a leve impressão que o pedivela é mais aberto(largo) comparando ao Force, mas acho que é só impressão mesmo dado o formato.
Nao pesei a bike depois de colocar o grupo, mas deve ter ficado um pouco mais pesado, apesar de eu ter trocado as rodas. O motivo é que o Sram Force é muito leve.
1- Como troquei as rodas e o grupo ao mesmo tempo, não sei se a frenagem ficou melhor por um ou por outro. Mas com certeza faz-se menos força para frear.
2- A posição dos trocadores ainda nao me adaptei, mais alguns pedais e me adapto. Varias vezes tentei descer a marcha usando a alavanca errada...Confesso que o double tap é bem inteligente, e com as mãos no drop ainda é imbativel para descer as marchas. As borrachas dos hoods do Campy é mais dura que no Force. Porém, o suporte para quem tem mãos grandes é maior, gostei disso.
3- transmissão de potencia do pedivela parece ser igual, mas o centaur é mais bonito. Lembrando que meu pedivela é o Centaur ultratorque, ano 2011.
4-troca de marchas é mais macia que do Force, mas não é tao macia como no Ultegra (onde eu tinha que conferir se mudou mesmo de tão suave). Gostei muito de poder regular o cambio dianteiro. Ou seja, não sei se é problema do meu trocador mas existem várias posições de troca de coroa, logo eu mesmo consigo reduzir o chainrub. Isso é fenomenal pois posso utilizar maior variabilidade de marchas cruzadas.
5- achei animal o esquema de no ergopower liberar os freios. Eu fiquei uns 2 minutos procurando a alavanquinha para poder tirar a roda e pôr no carro, até que perguntei ao mecanico.
Enfim, ainda não tenho conclusão. Amanhã vou a USP para fazer os fine tunnings. Senti muita pressão na parte dianteira das mãos, acho que precisarei girar um pouco o guidão para cima. E também ajustarei o cambio traseiro, pois esta pulando um pouco. Também farei o teste com luva...
Também fiquei com a leve impressão que o pedivela é mais aberto(largo) comparando ao Force, mas acho que é só impressão mesmo dado o formato.
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Re: Grupos Campagnolo
1- Como troquei as rodas e o grupo ao mesmo tempo, não sei se a frenagem ficou melhor por um ou por outro. Mas com certeza faz-se menos força para frear.
Provavelmente do freio+manete. Tenho uma roda mais simples e outra praticamente igual a sua, freia igual nas duas
2- A posição dos trocadores ainda nao me adaptei, mais alguns pedais e me adapto. Varias vezes tentei descer a marcha usando a alavanca errada...Confesso que o double tap é bem inteligente, e com as mãos no drop ainda é imbativel para descer as marchas. As borrachas dos hoods do Campy é mais dura que no Force. Porém, o suporte para quem tem mãos grandes é maior, gostei disso.
Também me confundia no começo.
4-troca de marchas é mais macia que do Force, mas não é tao macia como no Ultegra (onde eu tinha que conferir se mudou mesmo de tão suave). Gostei muito de poder regular o cambio dianteiro. Ou seja, não sei se é problema do meu trocador mas existem várias posições de troca de coroa, logo eu mesmo consigo reduzir o chainrub. Isso é fenomenal pois posso utilizar maior variabilidade de marchas cruzadas.
É assim mesmo. A Shimano tinha um meio toque que você tinha que dar com cuidado para não descer a marcha que tinha a função de não deixar a corrente raspar no câmbio dependendo do pinhão que estivesse. Ainda é assim? O Campagnolo sempre teve vários toques, completos, para fazer esse ajuste.
5- achei animal o esquema de no ergopower liberar os freios. Eu fiquei uns 2 minutos procurando a alavanquinha para poder tirar a roda e pôr no carro, até que perguntei ao mecanico.
Descobri isso só depois de um bom tempo e foi sem querer.
Enfim, ainda não tenho conclusão. Amanhã vou a USP para fazer os fine tunnings. Senti muita pressão na parte dianteira das mãos, acho que precisarei girar um pouco o guidão para cima. E também ajustarei o cambio traseiro, pois esta pulando um pouco. Também farei o teste com luva...
Também fiquei com a leve impressão que o pedivela é mais aberto(largo) comparando ao Force, mas acho que é só impressão mesmo dado o formato.
Melhor que girar o guidão é subir os ergos, coloca uns 2/3 cm medidos da parte inferior do guidão até a ponta dos ergos, se o seu guidão permitir.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Grupos Campagnolo
Acabei girando o guidao 1mm e quase resolveu. Acho que vou girAr mais um tequinho. Dei uma reguladinha no cambio traseiro e ficou maravilha...
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Re: Grupos Campagnolo
Entrei no site da Campagnolo agora a pouco para ver um lance sobre os cassetes e vi que a linha Centaur deixou de existir. A única opção de 10v agora é o Veloce, depois já parte para o Athena 11v, vocês viram alguma informação a respeito disso por aí?
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Re: Grupos Campagnolo
O Centaur era meio inútil, era um Veloce com umas melhorias pequenas.
A diferença do cassete é que os dois pinhões maiores eram uma peça única no Centaur e no Veloce é (ou era, não sei o desse ano) tudo separado.
Se for na parte dos catálogos/documentos encontra mais informações mesmo de anos anteriores.
Provavelmente em 1 ou 2 anos não vai ter nenhum grupo de 10v mais, mas deve-se continuar encontrando para vender por um bom tempo ainda.
A diferença do cassete é que os dois pinhões maiores eram uma peça única no Centaur e no Veloce é (ou era, não sei o desse ano) tudo separado.
Se for na parte dos catálogos/documentos encontra mais informações mesmo de anos anteriores.
Provavelmente em 1 ou 2 anos não vai ter nenhum grupo de 10v mais, mas deve-se continuar encontrando para vender por um bom tempo ainda.
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Re: Grupos Campagnolo
4-troca de marchas é mais macia que do Force, mas não é tao macia como no Ultegra (onde eu tinha que conferir se mudou mesmo de tão suave). Gostei muito de poder regular o cambio dianteiro. Ou seja, não sei se é problema do meu trocador mas existem várias posições de troca de coroa, logo eu mesmo consigo reduzir o chainrub. Isso é fenomenal pois posso utilizar maior variabilidade de marchas cruzadas.
É assim mesmo. A Shimano tinha um meio toque que você tinha que dar com cuidado para não descer a marcha que tinha a função de não deixar a corrente raspar no câmbio dependendo do pinhão que estivesse. Ainda é assim? O Campagnolo sempre teve vários toques, completos, para fazer esse ajuste.
Sim o Ultegra tem isso.
E sim, a mudança de marcha é muuuito suave... eu tbm olho de vez em quando pra saber se mudou mesmo ou não...
É assim mesmo. A Shimano tinha um meio toque que você tinha que dar com cuidado para não descer a marcha que tinha a função de não deixar a corrente raspar no câmbio dependendo do pinhão que estivesse. Ainda é assim? O Campagnolo sempre teve vários toques, completos, para fazer esse ajuste.
Sim o Ultegra tem isso.
E sim, a mudança de marcha é muuuito suave... eu tbm olho de vez em quando pra saber se mudou mesmo ou não...
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Re: Grupos Campagnolo
Já trocou novamente Doido?
O André da Cyclemotion me falou das mudanças na linha 2015 a expectativa é que em 2016 só tenha 11V com o Veloce de alumínio e depois o Athena já carbono mas powershift e que o chorus deixe de receber as melhorias para ficar mais distante de record e super record.
Para linha 2015 mudou a borboleta de troca e os pedivela vem com 4 furos.
O André da Cyclemotion me falou das mudanças na linha 2015 a expectativa é que em 2016 só tenha 11V com o Veloce de alumínio e depois o Athena já carbono mas powershift e que o chorus deixe de receber as melhorias para ficar mais distante de record e super record.
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Re: Grupos Campagnolo
acho q o tiagra 10v tem isso tb... e eu nunca soube pra que serviaA Shimano tinha um meio toque que você tinha que dar com cuidado para não descer a marcha que tinha a função de não deixar a corrente raspar no câmbio dependendo do pinhão que estivesse. Ainda é assim?

Re: Grupos Campagnolo
Tava no escopo Papito.Papillon wrote:Já trocou novamente Doido?
O André da Cyclemotion me falou das mudanças na linha 2015 a expectativa é que em 2016 só tenha 11V com o Veloce de alumínio e depois o Athena já carbono mas powershift e que o chorus deixe de receber as melhorias para ficar mais distante de record e super record.
Para linha 2015 mudou a borboleta de troca e os pedivela vem com 4 furos.
A "Furious Rose" está de Ultegra 11v.
A "Carniça de Beverly Hills" ficará com 105 (falta apenas o quadro).
Russow, o Tiagra tbm tem mas não é tão sutil quanto o Ultegra.
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Re: Grupos Campagnolo
Verdade Marino, o Centaur estava meio perdidão na linha. Só podiam colocar o cassete 12-27 na linha Veloce, é muito mais interessante do que o 13-29 na minha opinião.
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Re: Grupos Campagnolo
Hmpfttt...isso já rola desde 2009. O que mais vão tirar do choroso Chorus?Papillon wrote:...e que o chorus deixe de receber as melhorias para ficar mais distante de record e super record.
Olha, na minha opinião de usuário Campagnolo desde 1989*, a melhor opção em custo/benefício é o Record, que tem a mesma funcionalidade do SR, sendo a única diferença alguns gramas no peso. É desse ponto em diante que você entende o porque de ser Campagnolo. Os outros grupos tem semelhantes no mercado, mas do Record pra frente não tem.
* - Isso sem contar a blocagem que eu usava na minha C10 na década de 70.
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Re: Grupos Campagnolo
Marco e por que não um Miche? É para usar de vez em quando?
http://smartbikeparts.com/search_details.php?itm=FW1553" target="_blank
Tenho a mesma opinião do Enkidu, só que para o Chorus (opinião depende do bolso
). O Record tem alguns plus a mais até, mas o Chorus já troca de marcha suficientemente bem para mim.
http://smartbikeparts.com/search_details.php?itm=FW1553" target="_blank
Tenho a mesma opinião do Enkidu, só que para o Chorus (opinião depende do bolso

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Re: Grupos Campagnolo
Pode ser também, é mais para usar nas provas com subidas muito duras como São Pedro e umas etapas da Copa SP que tem aqui. Subi São Pedro domingo e vi que de 25 fica complicado colocar mais de 70 rpm naquelas rampas, você acaba ficando sem recurso para acelerar quando preciso.Marcelo Marino wrote:Marco e por que não um Miche? É para usar de vez em quando?
http://smartbikeparts.com/search_details.php?itm=FW1553" target="_blank
Tenho a mesma opinião do Enkidu, só que para o Chorus (opinião depende do bolso). O Record tem alguns plus a mais até, mas o Chorus já troca de marcha suficientemente bem para mim.

Lojinha bacana hein! E o envio não é muito caro, valeu a dica!

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Re: Grupos Campagnolo
Mestre, acho que é posicionamento de linha mesmo, o chorus 10V já era pau a pau com Dura-ace e Red até no peso, com 11V (lançado em 2008!) virou covardia por "alguns anos", hoje o chorus pesa 2096g ali com o Force e ainda 200g a menos que o Ultegra, apenas 100g a mais que o Record e Dura Ace.
Suspeito...que a médio prazo o SR seja somente eletrônico o Record seja o atual SR e o Chorus seja o grupo "capado" enquanto o Athena fique como o "novo veloce" simples.
Agora acho muito curioso que na MTB eu uso 'direto' 48x12 até 48x11 mas na estrada dificilmente uso mais pesado que 50x14... o 11V 12-29 é justamente o 13-29 com a 12, eu preferiria que tivesse a 18 (vai de 12-17, ai pula para 19).
Suspeito...que a médio prazo o SR seja somente eletrônico o Record seja o atual SR e o Chorus seja o grupo "capado" enquanto o Athena fique como o "novo veloce" simples.
achei que tinha trocado pelo force!Doido43 wrote:Tava no escopo Papito.
Pra vc ver, eu preferia um 14-30marcoaleite wrote:Verdade Marino, o Centaur estava meio perdidão na linha. Só podiam colocar o cassete 12-27 na linha Veloce, é muito mais interessante do que o 13-29 na minha opinião.

Agora acho muito curioso que na MTB eu uso 'direto' 48x12 até 48x11 mas na estrada dificilmente uso mais pesado que 50x14... o 11V 12-29 é justamente o 13-29 com a 12, eu preferiria que tivesse a 18 (vai de 12-17, ai pula para 19).
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Re: Grupos Campagnolo
achei que tinha trocado pelo force!Doido43 wrote:Tava no escopo Papito.
Tava afim... mas não resisti... 11v!!

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Re: Grupos Campagnolo
É...tbm acho que vai ser por aí.Papillon wrote:Mestre, acho que é posicionamento de linha mesmo, o chorus 10V já era pau a pau com Dura-ace e Red até no peso, com 11V (lançado em 2008!) virou covardia por "alguns anos", hoje o chorus pesa 2096g ali com o Force e ainda 200g a menos que o Ultegra, apenas 100g a mais que o Record e Dura Ace.
Suspeito...que a médio prazo o SR seja somente eletrônico o Record seja o atual SR e o Chorus seja o grupo "capado" enquanto o Athena fique como o "novo veloce" simples.
Se um dia topares com um Chorus 11v 2009 NOS, arremata! Foi a melhor safra da casa.
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Re: Grupos Campagnolo
Seu trator tem rodas 26" Papito ? Deve ser por isso.Papillon wrote: Agora acho muito curioso que na MTB eu uso 'direto' 48x12 até 48x11 mas na estrada dificilmente uso mais pesado que 50x14
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Re: Grupos Campagnolo
mas por outro lado raul, rodas 26 com pneus 2.1têm uma rodagem em metros razoavelmente parecida com 700x23...

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Re: Grupos Campagnolo
Verdade, Samuel. Se contar a espessura do pneu, fica elas por elas. Vai ver o Papito prefere pedalar mais forte na terra mesmosamuelgouvea wrote:mas por outro lado raul, rodas 26 com pneus 2.1têm uma rodagem em metros razoavelmente parecida com 700x23...

PS: postei hoje o suporte do canote, deve chegar aí na semana que vem.
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Re: Grupos Campagnolo
Será que tem a mesma rodagem em metros? Porque o aro 700 é 29.raulfragoso wrote:Verdade, Samuel. Se contar a espessura do pneu, fica elas por elas. Vai ver o Papito prefere pedalar mais forte na terra mesmosamuelgouvea wrote:mas por outro lado raul, rodas 26 com pneus 2.1têm uma rodagem em metros razoavelmente parecida com 700x23...
PS: postei hoje o suporte do canote, deve chegar aí na semana que vem.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
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Re: Grupos Campagnolo
phpBB [media]
Agora eu até trocava o meu deu 10v por esse 11v aí.

Tivemos mudanças significativas.
O que mais chamou atenção é que o câmbio dianteiro tem uma alavanca bem maior que o normal. E com aquela pecinha para apoiar no quadro deve subir a corrente violentamente.
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Re: Grupos Campagnolo
achei bem legal esse campy15. Pelo que vi será só para SR/Record/Chorus.
Preciso saber se esse cambio dianteiro vai servir no trocador antigo (no video falam que a puxada dos trocadores é diferente, se o macarrones entendi), parece que os sram e shimano servem nos grupos antigos.

agora ontem eu xinguei muito a italianada... pqp torx T25 pra prender o ergo! FDPs! Tive que comprar uma no 1,99 era curta e não consegui prender bem.
Preciso saber se esse cambio dianteiro vai servir no trocador antigo (no video falam que a puxada dos trocadores é diferente, se o macarrones entendi), parece que os sram e shimano servem nos grupos antigos.

agora ontem eu xinguei muito a italianada... pqp torx T25 pra prender o ergo! FDPs! Tive que comprar uma no 1,99 era curta e não consegui prender bem.
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Re: Grupos Campagnolo
Eles falam isso, que o 2015 é incompatível, mas a indexação é problemática para o cassete e ergo, o câmbio se move de acordo com o que ergo puxa.
Imagino que funcione, mas se puder comprar de modelo antigo é mais garantido.
Já passei raiva por causa desses parafusos torx também.
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