Câmaras de ar
Re: Câmaras de ar
É um tipo de plastico ..mas como usei pouco e não chegou a furar.. não testei se dá pra remendar desse jeito ai..
como era caro e leve deixo como reserva na sacola.. se furar uso.. chego em casa esvazio ,remendo a camara normal que furou e coloco na roda...
Nas DX da vida tem ..mas até lá é caro
http://www.dx.com/pt/p/foss-presta-expl ... _ZP8sVdWuI" target="_blank
quem trazia aqui era a Damatta.. acho que como o primeiro lote deu defeito ...pararam de trazer...
como era caro e leve deixo como reserva na sacola.. se furar uso.. chego em casa esvazio ,remendo a camara normal que furou e coloco na roda...
Nas DX da vida tem ..mas até lá é caro
http://www.dx.com/pt/p/foss-presta-expl ... _ZP8sVdWuI" target="_blank
quem trazia aqui era a Damatta.. acho que como o primeiro lote deu defeito ...pararam de trazer...
Consigo uma boa câmera (ou câmara, tanto faz) para roda perfil 60mm? De que tamanho deve ser a válvula? Terei obrigatoriamente que usar algum prolongador?
دفاعا عن فلسطين
Compre prolongadores e ande com um rolinho de fita veda rosca. Vai que você fura as suas reservar e tem que apelar para uma de um amigo. Ademais, as de bico longo são mais caras e ruins de carregar.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Eu tenho veda rosca em todas as camaras, mesmo nas rodas de treino e reservas.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
-
- Membro
Nao "tanto faz" nao.romanetto wrote:Consigo uma boa câmera (ou câmara, tanto faz) para roda perfil 60mm? De que tamanho deve ser a válvula? Terei obrigatoriamente que usar algum prolongador?
CamAra é "receptaculo, habitaculo, compartimento, cômodo". Por isso as moças que faxinam quartos de hotel sao chamadas "camAreiras".
CamEra é fotografica ou filmadora.

Vamos lá. Eu já tinha feito uma consulta rápida, mas agora fiz uma pesquisa etimológica e estou convencido de que câmara e câmera podem ser utilizadas como sinônimos; em resumo, tanto faz. No entanto, é preferida na maioria dos casos o uso de câmara para todas as situações, para todos os casos que você citou e tantos outros também. Uma rápida consulta ao Dicionário de Sinônimos de Houaiss, vejo que o verbete com /e/ inexiste, sendo preferido o uso com /a/. Segundo Antonio Houaiss (na versão pré-1981, ou seja, não de seus redatores discípulos, mas com ele ainda vivo) em seu grande (gigantão) Dicionário da Língua Portuguesa, câmera é o mesmo e a forma não preferível de câmara. E serve para um monte de coisas. Senão, vejamos:Carvalho_BR wrote:Nao "tanto faz" nao.romanetto wrote:Consigo uma boa câmera (ou câmara, tanto faz) para roda perfil 60mm (...)
CamAra é "receptaculo, habitaculo, compartimento, cômodo". Por isso as moças que faxinam quartos de hotel sao chamadas "camAreiras".
CamEra é fotografica ou filmadora.
câ.ma.ra. substantivo feminino
1 aposento no interior de uma casa, esp. o quarto de dormir
2 Derivação: por extensão de sentido.
recinto ger. grande onde são realizadas reuniões ou atividades deliberativas, esp. as relacionadas a funções legislativas ou judiciais
3 Derivação: por metonímia.
local ou edifício esp. destinado a abrigar reuniões ou atividades desse tipo e outros serviços a elas ligados
4 Derivação: por metonímia.
assembléia, corpo deliberativo ou grupo de pessoas que aí se reúne
5 assembléia de poderes e atribuições legislativas, esp. a que tem funcionamento regular e institucional (p.ex., Câmara dos Deputados, Câmara de Vereadores)
Obs.: inicial ger. maiúsc.
6 junta ou conselho de indivíduos ligados a determinado campo de atividades, e que tem por objetivo deliberar sobre problemas relativos a essas atividades
Ex.: <c. de comércio> <c. de agricultura>
7 Rubrica: anatomia geral.
designação comum a várias cavidades e espaços do corpo
8 Rubrica: anatomia botânica.
cavidade ou espaço intercelular, ger. grande e fechado
9 Rubrica: armamento.
parte posterior da alma de uma 1boca-de-fogo destinada a conter a carga; câmara de combustão
10 Rubrica: armamento.
cada um dos compartimentos do tambor de um revólver nos quais se encaixam as balas
11 Rubrica: espeleologia.
compartimento isolado, numa caverna
12 Rubrica: termo jurídico.
cada uma das seções em que se divide um tribunal de apelações para o julgamento de questões submetidas à sua apreciação ou ao seu veredicto
Ex.: <c. civil> <c. criminal>
13 Rubrica: termo de marinha.
compartimento destinado a alojar o comandante de um navio ou o almirante a bordo [Até o sXIX, ficava no extremo de ré.]
14 Rubrica: termo de marinha. Regionalismo: Portugal.
nos navios de guerra, sala de jantar ou parte desta destinada à tripulação
15 Rubrica: medicina. Diacronismo: obsoleto.
m.q. diarréia
Obs.: cf. câmara de sangue
16 Rubrica: mineração.
nicho ou cavidade na extremidade final de uma galeria ou ramal de mina, onde se põem os explosivos para abrir espaço na rocha
17 Rubrica: óptica.
qualquer aparelho ou dispositivo constituído basicamente de uma espécie de caixa ou compartimento fechado, ou quase fechado, com uma abertura pela qual raios luminosos provenientes de objetos exteriores são captados (e, muitas vezes, devidamente refratados e refletidos), de modo a formarem ou serem utilizados para produzir uma imagem ao incidirem sobre anteparo ou superfície esp. preparada
Ex.: <c. escura> <c. fotográfica>
v substantivo de dois gêneros
Rubrica: cinema, televisão.
18 Derivação: por metonímia (da acp. 16).
m.q. cinegrafista
ª câmaras
n substantivo feminino plural
19 m.q. diarréia
(Para quem não está familiarizado com verbetes de dicionários mais técnicos, "m.q." é abreviação de "mesmo que".)
Só para confirmar, fui até o Dicionário de Sinônimos de Antenor Nascentes, que aprendi a apreciar graças a meu grande amigo Fábio, um estudioso das línguas latinas. Ocorre o mesmo: câmara é o preferido. E a etimologia é a seguinte: veio do grego kámara, que significa abóbada ou superfície em forma de. Em 1712, a nossa língua aceitava a forma câmera. Mais tarde, séc. seguinte, a forma com /a/ apareceu. Controvérsia existe com outros filólogos. Doravante, mantendo ainda a minha chatice aguda, fui até o Cegalla, em seu Dicionário das Dificuldades. E olha só o que ele diz, adicionando tempero em nossa conversa:
Câmara ou câmera
1. Câmera
Designa especialmente o aparelho de filmar ou fotografar, etc., quando subst. feminino. Quando subst. masculino, refere-se ao operador.
Fora destas acepções, utiliza-se 2. Câmara para todo o resto.
E ainda ele afirma que esta forma ingressou na língua portuguesa por anglicismo. O mesmo ocorre com Vitrina ou Vitrine, que o francês nos influenciou... mas eu prefiro a forma lusitana. De modo que podemos utilizar sempre a versão câmara com /a/ para tudo, ainda que indicado por Cegalla para esta acepção acima (do cinegrafista) ou uso de câmera.
Na dúvida, a partir de agora, com o aval de Houaiss, evitando a nuança (ou nuance, mas é outro debate e opto pelo primeiro termo), vou usar câmara pra tudo, exceto para o câmera-man!
Obrigado, Gustavo! Ótima dica.Cebo wrote:Compre prolongadores e ande com um rolinho de fita veda rosca. Vai que você fura as suas reservar e tem que apelar para uma de um amigo. Ademais, as de bico longo são mais caras e ruins de carregar.
Valeu, galera que me respondeu rapidamente!
Sabes aonde encontro aqui em nossas quebradas paulistanas? Ou só mesmo pelo Chain e outros sites na gringa?
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
Roma, concordo contigo, tb sou favoravel a usar camAra em todas as situacoes - pelo simples fato de que a variante camEra surgiu por anglicismo. Engracado porem é que camEra (fotografica) nada mais é do que uma camAra escura, na qual inserimos o rolo de filme, hehehe.
Eu so prefiro diferenciar no uso pq, em ingles, camera=camera e camara=chamber - ou seja, pra mim é mais logico diferenciar na escrita do que usar a mesma grafia em todas as situacoes.
Enfim, q fique claro q nao tive intencao de ser arrogante ou dono da verdade em momento algum.
Abraço e chega de off-topic pra mim hehehe
Eu so prefiro diferenciar no uso pq, em ingles, camera=camera e camara=chamber - ou seja, pra mim é mais logico diferenciar na escrita do que usar a mesma grafia em todas as situacoes.
Enfim, q fique claro q nao tive intencao de ser arrogante ou dono da verdade em momento algum.
Eu uso um kcnc simples.
Mas queria experimentar um desses com valvula
https://www.fujibike.com.br/prolongador ... -5298.html" target="_blank
https://www.cyclemotion.com.br/prolonga ... ula-corima" target="_blank
Mas queria experimentar um desses com valvula
https://www.fujibike.com.br/prolongador ... -5298.html" target="_blank
https://www.cyclemotion.com.br/prolonga ... ula-corima" target="_blank
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Tenho usado Michelin e gostado bastante.
Alguém já usou a Continental Race 28 ? Os reviews que tenho lido são bem favoráveis, comprei 4 na CRC recentemente para testar, posto as impressões aqui quando chegar.
Alguém já usou a Continental Race 28 ? Os reviews que tenho lido são bem favoráveis, comprei 4 na CRC recentemente para testar, posto as impressões aqui quando chegar.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Cara, compra na Merlin. Lá tem as de 80mm por um preço muuuuuuito bom. Minha experiência com prolongadores não foi boa. Eu usava veda rosca também, mas imagina a seguinte situação: Você quer simplesmente calibrar seu pneu.romanetto wrote:Consigo uma boa câmera (ou câmara, tanto faz) para roda perfil 60mm? De que tamanho deve ser a válvula? Terei obrigatoriamente que usar algum prolongador?
1 - Vc vai precisar dar umas bombadas para liberar a válvula e mostrar a pressão certa no manômetro e como não sabe quantas libras o seu pneu tem, precisa dar uma esvaziadazinha, ok?
2 - Com o prolongador comum não rola, então vc desenrosca o prolongador e com ele mesmo dá uma esvaziada a câmara, beleza!
3 - Vc precisa rosquear novamente o prolongador e ao rosqueá-lo vc pode, sem querer, movimentar também a tampinha da válvula e rosqueá-la junto. Aí, ou vc tem uma pinça minúscula para abrir de novo a tampinha ou vai precisar desmontar o pneu. Mesmo que vc tenha a pinça e consiga resolver, se a tampinha da válvula estiver um pouco torta, já era, vai rosquear junto sempre...
4 - Como nem sempre a válvula está torta, vamos dizer que vc conseguiu recolocar o prolongador, mas aí o veda rosca já não está tão justo assim e há grandes chances de começar a vazar pressão quando bombar, aí só desmontando novamente o pneu e colocando mais veda rosca...
Para resolver esse problema, eu passei a colar a tampa aberta com super bonder, mas esse é só um dos problemas, são frequentes também a bateção dele no aro, quebra quando vc está enchendo o pneu com uma bomba de mão na rua etc...
Na Merlin, a câmara de 80mm custa o mais barato que uma vagaba por aqui... Hoje eu só uso delas e levo um prolongador nos pedais só para poder usar uma câmara normal emprestada numa emergência...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
comprou prolongador do tipo que so rosqueia por fora da valvula - e ta usando camara que nao tem valvula removivel.
se usar camara com valvula removivel e prolongador de duplo encaixe, basta remover a valvula, rosquear o prolongador por dentro do bico, e rosquear a valvula na ponta que sobra do prolongador...
se usar camara com valvula removivel e prolongador de duplo encaixe, basta remover a valvula, rosquear o prolongador por dentro do bico, e rosquear a valvula na ponta que sobra do prolongador...
-
- Membro
Não é mais prático não precisar comprar nem usar nada disso?Carvalho_BR wrote:comprou prolongador do tipo que so rosqueia por fora da valvula - e ta usando camara que nao tem valvula removivel.
edit: Na verdade o que se faz é transformar uma câmara de bico curto numa de bico longo, eu prefiro comprar logo uma de bico longo...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
sim, claro.
mas ja fica a dica pro futuro: comprar sempre camaras que tenham valvula removivel. nao importa o tamanho do bico.
e prolongadores, se vier a comprar, sempre os de duplo encaixe.
mas ja fica a dica pro futuro: comprar sempre camaras que tenham valvula removivel. nao importa o tamanho do bico.
e prolongadores, se vier a comprar, sempre os de duplo encaixe.
Tive um probleminha com uma dessas de bico removível. Fui tirar o prolongador e o bico saiu junto.......
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
- Membro
Bem estranho... Pq o prolongador nao rosqueia na valvula, rosqueia direto no corpo fixo do bico...
Tem câmara de ar com bico removível? Achei que isso só tinha nos pneus tubulares...
Eu sempre acabo usando esses prolongadores tipo canudinho, até que funcionam bem se estiverem bem vedados na junção, tem que passar veda rosca mesmo.
Servem também pra usar nessas câmaras malditas da decatlon que tem aquele bico inútil de 2cm...
Eu sempre acabo usando esses prolongadores tipo canudinho, até que funcionam bem se estiverem bem vedados na junção, tem que passar veda rosca mesmo.
Servem também pra usar nessas câmaras malditas da decatlon que tem aquele bico inútil de 2cm...
Querido amigo Carvalho,Carvalho_BR wrote:Roma, concordo contigo, tb sou favoravel a usar camAra em todas as situacoes - pelo simples fato de que a variante camEra surgiu por anglicismo. Engracado porem é que camEra (fotografica) nada mais é do que uma camAra escura, na qual inserimos o rolo de filme, hehehe.
Concordo contigo, bem pensado!
Em hipótese alguma você pareceu arrogante ou coisa assim. Mas como suscitou o debate e eu também era um curioso do assunto, postei a explicação para enriquecer nossos conhecimentos, complementando tudo aquilo que você havia dito. Espero também não ter parecido arrogante, mas se pareci, inscrevo aqui meu pedido de desculpas.
Um grande abraço,
Cássio
دفاعا عن فلسطين
Hum... pode crer, Magnus! Pagar 60 reais num prolongador... e não ter a mesma eficiência de uma câmara com válvula 80mm... então é melhor mesmo pegar a de 80mm, e ter um bom número de reservas. A questão do prolongador é bom ter ao menos um no bolso da camisa para alguma eventual emergência, se eu furar 5 vezes, como no pedal da semana passada! Valeu, mano!
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
Mas aí pode ser do simples mais baratinho, será só para emergências mesmo...
Bem, eu tinha um par de Michelin de latex até ontem...

Perdi as duas ao montar com pneus 700x20 que depois de cheios escaparam do aro, após uns minutos calibrados com 110 psi. Baita explosão e câmaras no lixo!
Baita negócio chato de montar pneu nesta medida e pelo jeito dei azar do danado não encaixar direto nas Easton EA90SL, isto porque montei com muito cuidado e verificando se a câmara estava bem encaixada dentro do pneu.

Perdi as duas ao montar com pneus 700x20 que depois de cheios escaparam do aro, após uns minutos calibrados com 110 psi. Baita explosão e câmaras no lixo!

Baita negócio chato de montar pneu nesta medida e pelo jeito dei azar do danado não encaixar direto nas Easton EA90SL, isto porque montei com muito cuidado e verificando se a câmara estava bem encaixada dentro do pneu.
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
-
- Membro
Por falar em extensores. Alguém aqui que usa o extensor da Vittoria sabe me dizer se a rosca dele é interna ou externa? Estou para pegar umas câmaras de ar e precisarei de dois extensores para montar em um possível par de 80 mm.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Leonardo
Alguém já comprou uma câmara furada? Hoje tive um furo no pedal, troquei a câmara, na hora de encher vi que estava furada, tirei e olhei o furo, era muito redondo e não parecia ter sido causado na hora de colocar, parecia ser defeito de fabricação.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
-
- Membro
Redondinho assim deve ser defeito mesmo. Eu levaria na loja para ver se trocam.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Um amigo meu remendou enquanto eu colocava uma outra câmara, mas se não tivesse remendado eu iria levar também.Marcelo Marino wrote:Redondinho assim deve ser defeito mesmo. Eu levaria na loja para ver se trocam.
-
- Membro
Triste foi eu procurando o furo na câmara de ar, enchi um pouco e coloquei na água e nada, enchei muito, coloquei na água de novo e nada, já joguei fora, tive uma câmara a um tempo atrás assim, você procura o furo e não acha, coloca no pneu enche no outro dia ele ta vazio, parece que o furo é tão pequeno que só vaza com pressão.
O problema, nestes casos, em geral é na válvula!Leobatista wrote:Triste foi eu procurando o furo na câmara de ar, enchi um pouco e coloquei na água e nada, enchei muito, coloquei na água de novo e nada, já joguei fora, tive uma câmara a um tempo atrás assim, você procura o furo e não acha, coloca no pneu enche no outro dia ele ta vazio, parece que o furo é tão pequeno que só vaza com pressão.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
Aconteceu isto nas Kendas que comprei. Ficava um risco que ao esticar a borracha ficava poroso e vazava o ar. Demorei para descobrir isto, só percebi porque vi sujo com aquele pozinho branco que fica dentro dela.Leobatista wrote:Triste foi eu procurando o furo na câmara de ar, enchi um pouco e coloquei na água e nada, enchei muito, coloquei na água de novo e nada, já joguei fora, tive uma câmara a um tempo atrás assim, você procura o furo e não acha, coloca no pneu enche no outro dia ele ta vazio, parece que o furo é tão pequeno que só vaza com pressão.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Alguma sugestão de onde pra comprar câmaras mais baratas? Na Decathlon aqui de Floripa não tem câmaras 700c e todas as bicicletarias vendem 700x23-25 de 48 mm por no mínimo 25 dilmas... é osso!