Ciclistas na sala de musculação.

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Cebo
Membro

Ciclistas na sala de musculação.

Post by Cebo »

Amigos, sejamos realistas: a grande verdade é que, em muitos sentidos, o ciclismo é ruim para o corpo. O treino "come" a massa muscular, baixa a imunidade, baixa sua testosterona e tem estudos que indicam que até os ossos perdem densidade.

O esforço repetitivo cansa os joelhos, a posição e a força cansam a lombar, as longas horas com o braço pra frente não ajudam em nada o alongamento dos ombros. Além disso, a própria pedalada causa desequilíbrios na musculatura das pernas que podem levar ao surgimento de dores.

Por isso sou ferrenho defensor do trabalho com pesos, de preferência o mais básico possível. Barras, treinos funcionais de core, flexão de braço, levantamento terra, agachamentos, supino, desenvolvimentos com alteres, etc.

Um quilo ou dois que você pode ganhar mais do que compensam a longevidade e a segurança contra lesões que a gente está sujeito a ter. Portanto: PEGUEM A BICICLETA E VÃO PRA ACADEMIA!

Com o treino com peso e uma dieta legal dá pra fortalecer o corpo sem ganhar muito peso. Hoje estou com 66 kg e tiro fácil 130kg do chão fazendo terra (para 5 movimentos). Dizem que um bom indicador de força no core para ciclistas é conseguir fazer 10 movimentos de terra com o seu peso corporal.

Se você não consegue, inevitavelmente está perdendo potência de pedala durante pedais mais longos por falta de estabilidade no quadril. Lembre-se: quando você empurra o pedal para baixo, ele empurra sua perna para cima. Quem estabiliza este movimento é a musculatura do core.

Abri esse tópico para passar mais ou menos o que eu faço na academia. Meu treino não é muito "ortodoxo", mas é o que funciona para mim. Normalmente faço uma mistura de fortalecimento para a bike e hipertrofia estética.

Se alguém tiver dicas, poste aqui por favor.

PS: Esqueça a mesa flexora e a extensora. Elas não servem para nada. :cipo2
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
marcoaleite
Membro

Re: Ciclistas na sala de musculação.

Post by marcoaleite »

Eu não sou muito fã de academia, mas é fato que tem certos exercícios que ajudam. Eu costumo fazer extensora (ou flexora, nunca sei) para dar uma fortalecida nos joelhos, pois já tive ligamento rompido e se não cuidar de vez em quando dá trabalho.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Cebo wrote:Por isso sou ferrenho defensor do trabalho com pesos, de preferência o mais básico possível. Barras, treinos funcionais de core, flexão de braço, levantamento terra, agachamentos, supino, desenvolvimentos com alteres, etc.
Eu também não sou fã de academia, mas esse tipo de exercícios eu fazia em casa mesmo. Eu tinha uma barra daquelas que ficam na "porta da cozinha" e uma barra com algumas anilhas. Depois de muito tempo sem fazer, comprei o livro Anatomia do Ciclismo para ver se crio uma rotina de exercícios em casa mesmo, mas tem tanto exercício no livro que ainda nem consegui organizar a coisa... :lance6
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
DeniseDognini
Membro
Nome Verdadeiro:: Denise

Post by DeniseDognini »

Eu comprei uma Fitness Ball e um jogo de elásticos de resistência.

Alguém teria uma sequência legal de exercícios para fazer com esses equipamentos? (detesto academia...)
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

DeniseDognini wrote:Eu comprei uma Fitness Ball e um jogo de elásticos de resistência.

Alguém teria uma sequência legal de exercícios para fazer com esses equipamentos? (detesto academia...)
Então, Denise, esse livro que eu citei tem muuuuuuito exercício e ainda fala bastante sobre condicionamento. Anatomia do Ciclismo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Ultraseven
Membro

Post by Ultraseven »

Faço academia também, sou tão dedicado na academia quanto no ciclismo, ou seja, não me destaco em nenhuma da duas modalidades :basso1

Pedi para o instrutor que só fica olhando as bundas das meninas uma série de força/definição. Ele me passou um treino ABC com todos os exercícios 3 x 12. Geralmente vou de 2, 3 vezes por semana na academia... quando vou duas na semana deixo de fazer a série de pernas. Como pedalo pouco não noto melhora na performance ciclística.... talvez um leve aumento de força em subidas curtas...

Cebo, por que esquecer a mesa flexora e extensora?

De perna me passaram os seguintes exercícios (não sei todos os nomes ao certo)
3 x 12 Agachamento na barra
3 x 12 Leg press horizontal alternada
3 x 12 Mesa extensora
3 x 12 Mesa flexora alternada
3 x 12 Mesa... esqueci o nome, parece a mesa extensora, mas fica com as pernas presas
3 x 20 adutora
3 x 20 abdutora
3 x 20 gêmeos... esqueci...

Será que tá bom? Não pretendo ser Mr. Universo e nem um Contador da vida. Tendo saúde tá ótimo.
Image
heringer
Membro

Post by heringer »

Tenho tentado fazer 2x por semana.
Aqueco por 10min, faco leg press bilateral para aquecer mais um pouco. Depois faco leg press unilateral mais pesado.
Faco agachamento, exercicio para a panturilha, mesa flexora, cadeira adutora e abdutora.
E faco supino ou uma remada basica.
Demoro uns 40min.

De vez em quando subo 15 andares de escada tb no final de tudo.

Tenho feito isso por causa do meu joelho bichado. Por mim eu soh pedalava
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Eu faço academia, no último ano fiz duas, a melhor escolha de materiais, sistema de audio, banheiros...

brincadeiras a parte o Cebo esta certíssimo, eu comecei a pedalar mais para não ir para academia e agora se quiser pedalar bem preciso ir na maldita academia.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Sobre mesa flexora, extensora e demais movimentos que envolvem uma articulação: eles são legais para isolar e destruir. Muito bacana em alguns momentos, principalmente para hipertrofia.

Mas para fortalecer o corpo como um todo, bom é trabalhar como uma todo (parece obvio, não?).
Um agachamento bem feito no estilo ass to grass (vai descendo até o chão), trabalha de uma vez só quadríceps, femural (principalmente quando o joelho passa de 90graus), glúteos e ainda existe um trabalho intenso do core para estabilizar o corpo.
Se você fizer terra, ainda trabalha de lambuja a musculatura das costas inteira, principalmente a lombar. Alias, terra pega trapézio, rombóides e a porra toda. Em testes desses que ligam eletrodos no corpo, descobriram que nenhum movimento recruta mais grupos musculares do que agachamento e terra (mais no segundo).
Esse cenário de grandes massas musculares carregando grandes quantidades de peso tem outra vantagem: a liberação hormonal.
Sempre que você faz isso, seu corpo aumenta a testosterona, o GH e o igf-1 intramuscular. Tudo isso é coisa boa pra atleta.

Se você tem pouco tempo, faça um treino dividido em a/b três vezes por semana.
No A faz agachamento, supino e remada curvada e no b agachamento, desenvolvimento com barra em pé e terra. :cipo3

Cuidado com os pesos no começo. Todos esses movimentos exigem uma certa técnica e um bom condicionamento do core. Se começar de boa, rapidamente já vai estar bom para brincar de basista. Kkkkk
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Unica coisa que eu faço é agachamento. Como pagar academia para fazer só isso seria desperdício, comprei uma barra de 1,2m e umas anilhas, academia para a vida toda rss. Mas no total tenho 40kg incluindo a barra, então nem sei dizer se isso causa alguma adaptação. Normalmente deixo com 20kg no total só...
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

PH wrote:Unica coisa que eu faço é agachamento. Como pagar academia para fazer só isso seria desperdício, comprei uma barra de 1,2m e umas anilhas, academia para a vida toda rss. Mas no total tenho 40kg incluindo a barra, então nem sei dizer se isso causa alguma adaptação. Normalmente deixo com 20kg no total só...

Cara, para acontecer adaptação tem que ter mudança de estímulo. Se você mantem sempre o mesmo peso e faz sempre a mesma coisa, seu corpo já deve estar adaptado ao esforço. Por isso eu gosto de variar sempre. Uma semana nunca é igual a outra e um treino nunca repete o outro.

O que eu faço é treinar todos os grupos musculares ao menos uma vez por semana. Se o treino for menos intenso, duas.
Alguns grupamentos eu faço mais trabalho de força ou de resistência. Já outros faço hipertrofia puramente estética.

Peito, por exemplo. Não tenho o menor interesse em pegar 150kg no supino (até porque meu ombro reclama se abusar no peso). Por isso, faço séries de hipertrofia (inclusive alguns movimentos de isolamento). Porém, posso intercalar hipertrofia com fortalecimento. Se em um treino eu fiz o basicão da hipertrofia (aquele bla bla bla de instrutor), no outro faço um treco mais funcional. Não sigo muitas regras. Vou vendo o que eu fiz no anterior e tento fazer alguma coisa diferente. Para costas eu faço mais ou menos o mesmo.

Já para pernas, não tenho o menor interesse em hipertrofia. Até porque, isso causa muita fadiga e dor, o que impede o treinamento na bike. Aí eu acaba brincando de basista mesmo. Séries curtas (5 ou menos movimentos, podendo chegar a um movimento), intervalos longos e peso, muito peso. Neste caso também tento colocar bastante variação. Faço terra em um, terra unilateral segurando um alter no outro, terra "sumo" no outro e assim por diante. Vario também nos agachamentos.

Gosto muito do terra unilateral. O peso é menor e cansa menos as pernas, mas o trabalho de core é super intenso. Não é fácil tirar 50kg do chão segurando com uma mão só. O core sofre pra estabilizar o tronco.

Como disse, não é nada ortodoxo, mas é a combinação que mais atende meus interesses e me livra da chateação de ficar seguindo treininhos na planilha.

O importante (assim como na bike), é escutar o que seu corpo está falando. Se você começa a treinar um grupo muscular e ele não responde, sinal que ele ainda está cansado.

edit: A sim, tudo isso tem que estar misturado com a bike. Este ano quando fiz base, dava para fazer terra duas ou três vezes por semana. Fazia uma de força pura, outra com menos peso pra aprimorar a técnica e outra mais explosiva. Conforme os treinos de bike foram ficando mais intensos, tive que diminuir. Hoje faço uma vez por semana e, se precisar mais pra frente, uma vez a cada 15 dias.

Ontem mesmo eu fiz. Já com o corpo "ligado", fiz uma série de aquecimento com 40kg na barra. Depois fiz uma de 5 com 80 na barra. Aí parti para uma de 5 com 100kg. Depois 3 movimentos com 130 e pra fechar, um movimento com 150kg no total. Marca boa pra quem pesa 65kg.
PH
Membro

Post by PH »

Caraca malandro, 150Kg? :lemond1 :lemond1

Eu na real pretendo nao ganhar mais nada de musculos em lugar nenhum rss, preciso é queimar uns 2kg no total, espero que seja tudo banha primeiro pq sei q queimar musculo é quase impossível....
Image
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Treino de basista para ciclista é muito bom... Porque aumenta força, potência e estabilização e tudo isso se usa no ciclismo!!! Ou estou errado?

Eu tenho feito ultimamente mais LPO, mas ainda estou analizando os resultados, até porque estou treinando para andar forte em pelotão e não escalar...
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

PH wrote:Caraca malandro, 150Kg? :lemond1 :lemond1

Eu na real pretendo nao ganhar mais nada de musculos em lugar nenhum rss, preciso é queimar uns 2kg no total, espero que seja tudo banha primeiro pq sei q queimar musculo é quase impossível....
Então, pegar peso grande e fazer força é ótimo para manter a massa muscular. Pedale, vá para a academia e faço uma dietinha. Fica mais fácil perder banha sem perder músculo assim.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

ProfClayton wrote:Treino de basista para ciclista é muito bom... Porque aumenta força, potência e estabilização e tudo isso se usa no ciclismo!!! Ou estou errado?

Eu tenho feito ultimamente mais LPO, mas ainda estou analizando os resultados, até porque estou treinando para andar forte em pelotão e não escalar...

Usa no ciclismo e na vida em geral, né? Outro dia tive que pegar uma cadeira de dentista que devia pesar uns 130kg. Ai de mim se não fosse os treinos. Kkkkkk

LPO é bem legal. Queria fazer também. Como são os treinos?
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu fiz agachamento no começo do ano e deu uma lascada no meu joelho. Acho que eu já vinha com um enfraquecimento no joelho e aí terminou de lascar.

O ideal mesmo é ir até a boquinha da garrafa ou parar antes nos 90 graus? Cada um por aí fala uma coisa. Cebo, já fez o terra com arremesso? Um camarada instrutor comentou comigo que era bom para explosão muscular, cheguei a fazer algumas vezes mas é muito foda!

PS: o que é basista?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Basista é quem treina os básicos: supino, agachamento e terra. O objetivo é colocar o maximo de peso possível.

O agachamento ideal é o completo. Ele deve ser feito até o talo a não ser que você tenha alguma limitação na articulação.

O 90, ao contrario do que falam, não é legal. A posição de maior tensão para o tendão patelar (e para a patela) é justamente em 90 graus. Frear e reverter o movimento justamente neste momento é bem ruim.

Ademais, a musculatura mais trabalhada até 90 graus é o quadríceps. Dai pra baixo o femural e os glúteos assumem uma maior atividade no movimento. Isso ajuda a equilibrar a força da musculatura da maneira mais natural possível.
O seu corpo foi feito para agachar e levantar. Se esse movimento fosse ruim, ele simplesmente não faria. ;)
Worf
Membro

Post by Worf »

concordo totalmente e sigo a filosofia do Cebo.
E aproveito para declarar meu amor a fisioterapia. Meu joelho tava mal mesmo com fisio e um pouco de paciência, perdi apenas alguns treinos e estou, acho, pronto pra encarar o L'etap.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

O que eu andei fazendo o ano passado também foram uns treinos funcionais que este colega instrutor me passou. Foram treinos usando apenas o próprio peso do corpo e senti que ajudaram um pouco sim.
celso rizzi
Membro
Nome Verdadeiro:: celso rizzi

Post by celso rizzi »

Cebo wrote:Amigos, sejamos realistas: a grande verdade é que, em muitos sentidos, o ciclismo é ruim para o corpo. O treino "come" a massa muscular, baixa a imunidade, baixa sua testosterona e tem estudos que indicam que até os ossos perdem densidade.
:cipo2
Isso é muito importante. O ciclismo puro acaba com a densidade óssea, e as fraturas por quedas se repetem diariamente. Vejam o numero de fraturas que ocorreram no Tour de France desse ano! Acho que foram 02 femures, uma tibia e duas ou três claviculas.

Sou ortopedista, e tenho pensado seriamente em fazer um trabalho prospectivo na assessoria a qual participo. Estou pensando em fazer densitometrias em ciclistas puros e comparar com os triatletas. Puros significa que não correm a pé !!!!

Desde meu acidente, que também ocasionou uma fratura, retornei correndo a pé. Cheguei até a fazer umas provas de 10 k e hoje já corro 25 km por semana. Além disso a musculação é fundamental, ajuda em muito no core e manutenção de massa muscular.
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Grande Celso, será que a culpa é realmente do ciclismo na questão óssea? Conheço 1 triatleta e 1 duatleta que tiveram fratura por esforço. Esse seu estudo ai seria bem interessante, tentar encontrar uma correlação não só com o esporte mas com a alimentação.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Landin, já lí alguns estudos que ligam o ciclismo com a baixa densidade dos ossos. Aqui tem um texto sobre isso. http://anthonycolpo.com/cycling-and-bon ... t-weights/" target="_blank

–The cyclists had significantly lower BMD of the whole body and spine than the runners, despite having similar age, weight, body mass index, body composition, hormonal status, current activity level, and nutrient intakes.

–63% of the cyclists had osteopenia of the spine or hip, compared with 19% of the runners.

–Cyclists were 7 times more likely to have osteopenia of the spine than runners, controlling for age, body weight, and bone-loading history.

Dando um update no meu status atual. Tenho feito só musculação para os membros superiores e um pouco de core, isso por conta da minha atual fase de treinamento na bike (build e pico para o Granfondo).
No começo do ano, quando voltar pra base, volto com os treinos fortes de basismo.
celso rizzi
Membro

Post by celso rizzi »

Landim wrote:Grande Celso, será que a culpa é realmente do ciclismo na questão óssea? Conheço 1 triatleta e 1 duatleta que tiveram fratura por esforço. Esse seu estudo ai seria bem interessante, tentar encontrar uma correlação não só com o esporte mas com a alimentação.
Fratura por stress é outra coisa. É quando passamos do limite estamos sujeitos a esse tipo fratura. Muito comum em soldados durante a fase inicial de tratamento. Comum tb qdo o treino é intensificado, principalmente na corrida a pé.

A do ciclista é pos osteopenia, com quedas e traumas de baixa intensidade provocam fratura.
Iberê
Membro

Post by Iberê »

é que para mim um capote de bike a 30Km/h não pode ser considerado trauma de baixa energia.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Iberê wrote:é que para mim um capote de bike a 30Km/h não pode ser considerado trauma de baixa energia.

Realmente não. Mas tem caso de ciclista amigo que caiu pro lado praticamente parado, da forma mais boba possível, e quebrou a cabeça do fêmur......DUAS VEZES!
Não digo que este seja o caso dele, mas que existe uma possibilidade grande, isso existe. O Fêmur é um osso extremamente resistente. Não é pra quebrar assim......
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Entendi, valeu Cebo, o link praticamente liquida o assunto.
Image
PH
Membro

Post by PH »

celso rizzi wrote:
Cebo wrote:Amigos, sejamos realistas: a grande verdade é que, em muitos sentidos, o ciclismo é ruim para o corpo. O treino "come" a massa muscular, baixa a imunidade, baixa sua testosterona e tem estudos que indicam que até os ossos perdem densidade.
:cipo2
Isso é muito importante. O ciclismo puro acaba com a densidade óssea, e as fraturas por quedas se repetem diariamente. Vejam o numero de fraturas que ocorreram no Tour de France desse ano! Acho que foram 02 femures, uma tibia e duas ou três claviculas.

Sou ortopedista, e tenho pensado seriamente em fazer um trabalho prospectivo na assessoria a qual participo. Estou pensando em fazer densitometrias em ciclistas puros e comparar com os triatletas. Puros significa que não correm a pé !!!!

Desde meu acidente, que também ocasionou uma fratura, retornei correndo a pé. Cheguei até a fazer umas provas de 10 k e hoje já corro 25 km por semana. Além disso a musculação é fundamental, ajuda em muito no core e manutenção de massa muscular.

Celso, abusando um pouco da sua paciência, vi recentemente muitos ortopedistas recomendando ou receitando Glucosamina e Condroitina, na minha familia tem pelo menos 3 que estão tomando (eu sei pq eu compro pra eles via ebay).

Você tem algum conhecimento desses compostos? Saberia dizer se pode ter algum impacto positivo para os ciclistas?
Image
celso rizzi
Membro

Post by celso rizzi »

[/quote]

Celso, abusando um pouco da sua paciência, vi recentemente muitos ortopedistas recomendando ou receitando Glucosamina e Condroitina, na minha familia tem pelo menos 3 que estão tomando (eu sei pq eu compro pra eles via ebay).

Você tem algum conhecimento desses compostos? Saberia dizer se pode ter algum impacto positivo para os ciclistas?[/quote]

Pelo que sei nada científico comprova a eficácia dessa medicação. Seja em atletas e ou em pessoas com artrose. Na minha opinião apenas marketing farmacêutico. Muitos médicos utilizam, já que não existem outros tratamentos medicamentosos.
Alguns pacientes até referem melhora mas acredito que seja efeito placebo.
Gili
Membro

Post by Gili »

Eu estou tomando colageno hidrolisado e vou passar a tomar a dupla condro e gluco. Alias, para quem toma o remedio Condroflex, pode fazer um cadastro no fabricante que depois desse cadastro e da compra da 2 caixa, vc ganha 2 caixas ( e acho que sempre a cada 2 compradas, ganha sempre duas ).

Tenho condromalácia patelar ( acho que não deixa de ser uma artrose da cartilagem da patela ) e tal remedio foi indicado com objetivo de lubrificação dessa cartilagem. De qq forma, junto com a musculação, joelho tem melhorado bem.

Pessoal, tenho ficado com bastante dor no pescoço ( parte de trás ) pelo fato de ficar grande parte do tempo nos drops, algum exercício específico? remadas baixas e puxadas altas não posso fazer, o ombro esquerdo tbm é bichado. :(
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Gili wrote:Eu estou tomando colageno hidrolisado e vou passar a tomar a dupla condro e gluco. Alias, para quem toma o remedio Condroflex, pode fazer um cadastro no fabricante que depois desse cadastro e da compra da 2 caixa, vc ganha 2 caixas ( e acho que sempre a cada 2 compradas, ganha sempre duas ).

Tenho condromalácia patelar ( acho que não deixa de ser uma artrose da cartilagem da patela ) e tal remedio foi indicado com objetivo de lubrificação dessa cartilagem. De qq forma, junto com a musculação, joelho tem melhorado bem.

Pessoal, tenho ficado com bastante dor no pescoço ( parte de trás ) pelo fato de ficar grande parte do tempo nos drops, algum exercício específico? remadas baixas e puxadas altas não posso fazer, o ombro esquerdo tbm é bichado. :(
Segura no Hood caraiu..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply