O esforço repetitivo cansa os joelhos, a posição e a força cansam a lombar, as longas horas com o braço pra frente não ajudam em nada o alongamento dos ombros. Além disso, a própria pedalada causa desequilíbrios na musculatura das pernas que podem levar ao surgimento de dores.
Por isso sou ferrenho defensor do trabalho com pesos, de preferência o mais básico possível. Barras, treinos funcionais de core, flexão de braço, levantamento terra, agachamentos, supino, desenvolvimentos com alteres, etc.
Um quilo ou dois que você pode ganhar mais do que compensam a longevidade e a segurança contra lesões que a gente está sujeito a ter. Portanto: PEGUEM A BICICLETA E VÃO PRA ACADEMIA!
Com o treino com peso e uma dieta legal dá pra fortalecer o corpo sem ganhar muito peso. Hoje estou com 66 kg e tiro fácil 130kg do chão fazendo terra (para 5 movimentos). Dizem que um bom indicador de força no core para ciclistas é conseguir fazer 10 movimentos de terra com o seu peso corporal.
Se você não consegue, inevitavelmente está perdendo potência de pedala durante pedais mais longos por falta de estabilidade no quadril. Lembre-se: quando você empurra o pedal para baixo, ele empurra sua perna para cima. Quem estabiliza este movimento é a musculatura do core.
Abri esse tópico para passar mais ou menos o que eu faço na academia. Meu treino não é muito "ortodoxo", mas é o que funciona para mim. Normalmente faço uma mistura de fortalecimento para a bike e hipertrofia estética.
Se alguém tiver dicas, poste aqui por favor.
PS: Esqueça a mesa flexora e a extensora. Elas não servem para nada.