Treinamento no rolo

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento no rolo

Post by portoga »

ftmonjardim,

tenho muito pouco tempo para treinar, pois além do trabalho, estou cursando a segunda faculdade. No mais, sou casado e tenho dois filhos, então também tenho que conciliar as responsabilidades familiares com a vontade de pedalar.

Minha mulher é muito legal e compreensiva em relação aos pedais de final de semana, liberando-me para fazer pelo menos um pedal mais longo semanalmente, contudo me falta tempo para treinar durante os dias úteis, assim os treinos do rolo fazem parte da minha rotina por cerca de oito meses ao ano, correspondentes ao período de aulas.

Tenho um rolo Cycleops Fluid2 e treinei durante o ano inteiro de 2013 utilizando ele. Em dezembro, quando acabaram minhas aulas e voltei a treinar principalmente na Ciclovia do Rio Pinheiros, alguns amigos ficaram até impressionados com meu condicionamento, haja vista estar fazendo uma média de apenas 3,5 horas semanais de pedal no rolo (mas com ajuda de um treinador, o Cadu Polazzo).

Neste ano de 2014 eu tive que parar de treinar com o Cadu por motivos financeiros e maior restrição de tempo, então passei a "treinar" com o TrainerRoad. Já estava acostumado a treinar via HR e RPE (frequência cardíaca e nível de percepção de esforço, respectivamente), mas não com potência, que representa outro patamar em termos de eficiência no treinamento, sobretudo para quem tem pouco tempo. Adicionalmente, além do TrainerRoad ser uma ferramenta fantástica para treinos indoor, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que após começar a treinar por potência ficará difícil não comprar um PM (power meter) no futuro próximo para os treinos na estrada e, dependendo do modelo, no rolo também.

Voltando a seu pergunta e já me desculpando pela longa mensagem introdutória, acho que, se você tem pouco tempo e pensa em treinar de forma mais séria e estruturada no rolo, deve comprar um bom rolo fluido, como o Cycleops Fluid2 ou Kurt Kinetic. Fora isso, acho importante também adquirir um pneu específico para rolo, um bom ventilador e, dependendo do lugar onde ficará o rolo, um tapete de borracha ou EVA. Juntando tudo isso com o TrainerRoad, você terá uma estrutura excelente que lhe permitirá otimizar seu tempo.

Bom, espero ter ajudado!

Abraço!
Image
ftmonjardim
Membro

Re: Treinamento no rolo

Post by ftmonjardim »

Valeu Por toga.
Eu até já tenho rolo e treino no TR já.
A minha falta de tempo não é só "falta de tempo" pois fico muito fora de casa por ser "viajante"
Mas acho que o rolo que tenho vai dar para treinar legal no TR e quando eu tiver mais animado e motivado, compro um PM.
Abs
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply