O que eu tinha lido sobre o formato em U era em relação a aerodinâmica mesmo, aconteceria com o pneu 25 mm cortando o vento em forma de U. O pneu 23 mm, mesmo num aro mais largo, preservaria o formato em V. Mas é como eu disse, vou me aprofundar mais no assunto, eu li superficialmente e realmente não lembro se foi isso mesmo. De qualquer forma, a roda sendo também mais larga aumentaria ainda mais o peso e realmente não sei se o ganho aerodinâmico compensaria isso...tbortolotto wrote:Magnus, o ganho aerodinâmico que eu disse se refere ao aro do roda mais largo (25 mm) e não do pneu mais largo (25 mm). Um aro mais largo acomoda o pneu de forma de "U" com o piso, mas com o aro mais estreito o pneu fica no formato de "bulbo de lâmpada" (que é mais esguio, mas se mostrou menos aerodinâmico!). Pra nós mortais isso deve ser realmente pouco relevante, mas num ITT de ProTour....Magnus wrote:Esse lance de ganho com aerodinâmica para mim fica elas por elas devido ao peso a mais. Uma diferença de 5% no peso de um pneu é muito pouco mesmo, mas duvido que o ganho aerodinâmico do 25 mm seja superior a isso... Vou procurar saber mais sobre isso...
De qualquer forma, pelo conforto valeria a pena. De qualquer forma, os tubulares já são por natureza mais confortáveis.
Mas pelo conforto, concordo. Acho, inclusive, que estando mais confortável o rendimento melhore muito. Chegar num sprint menos "quebrado" depois de quase duzentos km deve fazer uma diferença significativa.