Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by bruno_h2 »

Ontem o pelotão estava injuriado com os "fãs", também naquele sofrimento todo e os caras entrando na frente das bikes, dando tapinha na bunda, empurrando... Alguns atletas chegaram a dar uns empurrões e teve um que pegou o óculos do cara e jogou longe... Outro foi tentar ajudar o quintana e ele nem pareceu ligar, a única manifestação dele foi levantar a mão como que dizendo: "pode parar pois não preciso da sua ajuda" rsrsrs...

Enquanto aru, rolland, hesjedal, cadel pareciam uns monstros por causa das caretas de sofrimento, pozzovivo e uran estavam disfarçando bem, agora a cara do quintana parecia a de quem tinha pego a bike para ir comprar pão na padaria, ou o cara tem talento de ator para disfarçar daquele jeito ou ele de fato nasceu para subir montanha, tá loco rsrsr
DESORDEM E REGRESSO
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by bruno_h2 »

Magnus wrote:Sei não, Bruno. O Aru arrebentou hoje, mas acho que não vai ter gás para manter esse ritmo... acho que o Uran vai se sustentar...
Sua previsão de fato foi certeira, o aru não aguentou o ritmo da dupla quintana/uran e foi se descolando deles no meio da subida, muito menos teve gás para tentar um daqueles ataques dele... Mas pode ter rolado o que disseram aqui, o uran ter chego no nairo para dizer que não tinha nenhum interesse em tentar algo contra ele e que sua intenção era andar junto e garantir o vice, com o nairo concordando numa espécie de pacto "patriótico"... Acho que o nairo tinha gás e pernas para acelerar e deixar o uran pra trás mas ele não quis fazer isso, só quase na linha de chegada ele acelerou o mínimo para passar na frente do uran por 3/4 segundos...
DESORDEM E REGRESSO
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by elgleidson »

Colombia em peso na premiação. Quintana com a família e tudo.

É, acho que esses colombianos vieram pra ficar e causar terror morro acima hahahahaha. E só trepadores no pódio!
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by elgleidson »

O Quintana é tão poker face (ou ele realmente não sofre tanto quanto os outros, vai saber) que merecia um emoticon no fórum :conta1
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:E só trepadores no pódio!
E é por isso que "reclamei" nas páginas anteriores que o Giro tava exagerando nas montanhas. Era montanha no ITT plano o outro ITT foi cronoescalada... E o pessoal alegando que as disputas em montanha aumentavam a imprevisibilidade do vencedor. Nossa, com ctz foi imprevisível que o Giro ia ser vencido por um "nanico trepador"...

:lemond1
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:
elgleidson wrote:E só trepadores no pódio!
E é por isso que "reclamei" nas páginas anteriores que o Giro tava exagerando nas montanhas. Era montanha no ITT plano o outro ITT foi cronoescalada... E o pessoal alegando que as disputas em montanha aumentavam a imprevisibilidade do vencedor. Nossa, com ctz foi imprevisível que o Giro ia ser vencido por um "nanico trepador"...

:lemond1
Mas ao mesmo tempo que tu acha injusto as montanhas, pois pendem pros "nanicos trepadores", que são capazes de tirar 1min ou mais (tops das montanhas), um contra-relógio plano também é injusto, já que pendem pra caras com um passo forte, onde eles também são capazes de tirar 1min ou mais (Wiggo, Martin, etc).

De imprevisibilidade, tu só pode tá zoando né? Tem algum GT que não seja previsível? O Tour mesmo é o mais previsível de todos. O cara vai bem no TT e aí administra até o final. Se tu diz que o Giro teve muita montanha nas últimas edições, o Tour, por outro lado, foi praticamente como falei: TT e administrar o tempo ganho. Coisa mais sem graça que isso não tem.

O Giro já tem mais emoção. Era previsível um escalador ganhar, por conta das altas montanhas que tinham este ano, principalmente por não cancelarem a etapa 16, onde tinha 3 numa tacada só, mas não dava pra dizer quem seria o ganhador. E a briga foi grande até o Quintana dar a sapatada (que ninguém esperava na verdade - nem eu, que apostava nele, mas achava que ele iria tirar 30s por montanha até o final ao invés de socar 4min numa tacada só). A GC mudou várias vezes, com gente subindo, gende descendo, gente se mantendo ali, a pouquíssimos segundos de diferença pro adversário. Enfim, foi emocionante. O Quintana só "garantiu" alguma coisa mesmo depois do ITT. Antes disso, e principalmente antes da etapa 16, tava aberto pra vários: Uran se defendendo, Aru, Quintana, Pozzovivo beliscando aos poucos, Cadel (coitado), se arrastando pra se manter no top 10 (e conseguiu! parabéns pra ele!). Mas talvez a coisa fosse ainda mais emocionante se tivéssemos Nibali, Contador, Froome, Wiggo. Mas eles estão focados no Tour, afinal é o que mais dá visibilidade, glamour, dinheiro e propaganda :)

Mas sei lá, pode ser um preconceito meu contra o Tour, pois sempre achei o mais sem graça das 3. Na primeira semana se define o vencedor, que passa as demais apenas administrando o tempo junto com sua super equipe. Minha preferência sempre foi Giro, depois Vuelta e então Tour. Já as clássicas, por outro lado, são muito mais imprevisíveis e por isso gosto bastante de assistí-las.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by tbortolotto »

Elgleidson,
Eu não acho injusto ter etapas com super montanhas, mto pelo contrário, acho que são foda bagarai! Oq eu acho ruim é esse conceito que vem se propagando desde o "chato" TdF 2012 vencido pelo "chato" Wiggo de que faltam montanhas e tá sobrando ITT plano. Aí nessa onda os GTs estão botando os nego a escalar uma cordilheira por dia e quando sobra um ITT eles metem uma ou duas subidas categorizadas (e não é cat4 não viu?).

Volto a dizer: se o cara é um puta escalador, ele que tire o tempo nas montanhas; se é um puta contrarrelogista, ele que tire o tempo no ITT. Se o cara for bom em ambos PRA MIM, mais doq nunca é o mais merecedor de vencer a parada e não vejo nada de errado nisso. PRA MIM, vencedor de GT tinha que ser All-rounder e não Climber, pq GT não é só montanha (ou pelo menos não deveria). NUNCA um Tony Martin vencerá um GT, mesmo que tenha 500 km de ITT, pq na montanha a chinela vai cantar. Então qual o problema dos ITT plano os GTs? Daqui um tempo o campeão mundial de ITT não vai levar nenhum ITT de GT nos palmares. Se bem q se continuar nesse ritmo, em breve, o mundial de ITT vai ser subir o Ventoux e aí vai tá td certo...

Sobre a imprevisibilidade eu não to zoando não. Me permita lembrá-lo q todo GT tem favoritos e nem por isso o vencedor estará entre eles. Qdo isso acontece é q eu chamo de imprevisibilidade. Lembra qm foi o vencedor do Giro em 2012? Pseh né? Ryder Hesjedal, um ilustre desconhecido q deu na cabeça do Purito em algumas etapas de montanha, colou em outras e espancou no ITT. Ele menos merecedor do Giro por não ser um escalador como o Purito e possuir um bom ITT?? ah para!

Qto mais montanhas tiver, mais os escaladores serão os favoritos e isso é óbvio! Se querem novidade, sejam criativos e não saiam distribuindo cordilheiras. Porra, bota umas etapas de perfil de serrote (tipo Liege-Bastogne-Liege), bota pavés, bota estrada de chão como a Strade Bianche... Dificuldade pros GC contenders bons de ITT não só montanha ^^
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by elgleidson »

Mas eu não quis dizer que ITT é sem graça e que é problema colocar. Eu gosto deles e até acho engraçado os caras tomando mais de 1min. num percurso relativamente curto. Mas realmente aquele Tour de 2012 foi chatíssimo!

Mas GT, antes de tudo, tem que atrair multidões, que querem ver o pau comendo e ver os caras fazendo o que muitos nem sonham. E isso acontece em montanhas (principalmente) e TTs, onde não tem vácuo e é o cara contra o tempo ou o gradiente ou, na cronoescalada, ambos hahahahaha. Só que os caras devem ter deixado os TTs pro Tour e socaram montanha atrás de montanha. Eu também acho ruim, apesar de gostar de ver isso. Mas se eu fosse correr, também acharia ruim tantas montanhas assim, mesmo isso até certo ponto me favorecendo um pouquinho, pois vou melhor em subida do que no resto.

Mas talvez esta fissura por montanhas atrás de montanhas seja por conta de um tempo atrás muito ser definido nos TTs e isso deixava a coisa bastante sem graça. Já com montanhas, o cara pode dar tudo em uma (como o Aru fez no ITT) e abrir um tempo pros demais, mas na próxima montanha faltar pernas e ele perder o tempo que colocou ou até mais. Acho bem mais imprevisível que planos. Um cara bom em TT vai ir bem em todos (até agora nunca vi um cara ir bem em um e ir mal em outro), mas isso não é verdade nas montanhas. Aru, Hesjedal e Pozzovivo que o digam neste Giro: foram bem numas etapas, mas estavam sem pernas em outras. E é justamente isso que torna a coisa emocionante e a briga mais acirrada: será que ele vai sustentar os 1, 2, 3min que tem de vantagem na próxima etapa de montanha? Ou vai ficar sem pernas e alguém vai dar na cabeça e tirar a vantagem adquirida? Já viu esta pergunta em ITT? Acho que nunca veremos!

No mais, concordo contigo que tem que ser mais distribuidas e que o ganhador deveria ser o cara mais equilibrado nessas classes. Mas não foi sempre assim? Qual foi o último campeão que era escalador puro? Pantani? E isso faz quantos anos mesmo? No mais, os últimos ganhadores subiam bem e eram bons no ITT.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by tbortolotto »

Entendo teu ponto de vista e faz sentido, principalmente sobre as questões do marketing.

Sobre sua pergunta: "Já viu esta pergunta em ITT? Acho que nunca veremos!". Pois eu acho que o sentido é parecido. Qdo o Wiggo largou a galera no primeiro ITT, veio a pergunta: será q ele tem perna nas montanhas? A resposta foi óbvia: se não fosse o Froome... hehehe. O mesmo aconteceu com o Froome: depois que ele socou no ITT montanhoso (pra ter ideia ele abriu 1'11'' do Quintana) ele tomou no Alpe d'Huez (aí o Quintana deu 1'18" na cabeça do Froome), só q ja era a etapa 18... na etapa 20 o Quintana meteu mais 29" no Froome... mas aí o jogo tinha se decidido.

E é claro q no caso do Froome ele já havia aberto uma vantagem considerável tanto no primeiro ITT como em algumas etapas de montanha (tipo no Ventoux). Eu acho que dá pra mesclar ITT (mesmo planos e longos) com montanhas SE dispostas apropriadamente. Este ano no Tour vamos ter um único ITT depois de 3 etapas de montanha fuderosas. Aí vamos ver a pergunta: será q a diferença tirada na montanha se perde no ITT?? Sei não se nesse ano o Froome não pega a amarelenga só dpois do ITT hein? haha

Sobre a pergunta: "Qual foi o último campeão que era escalador puro? Pantani? E isso faz quantos anos mesmo? No mais, os últimos ganhadores subiam bem e eram bons no ITT". Vejamos os últimos 10 vencedores dos GT. Vou negritar os que EU considero mto melhores contrarrelogistas q escaladores ou q venceram seus GTs em grande parte por causa dos ITT planos.

Tour:
2013 - Froome
2012 - Wiggo
2011 - Cadel

2010 - Contador (q tomou gancho e qm "venceu" foi o Andy Schleck)
2009 - Contador
2008 - Sastre
2007 - Contador
2006 - Landis (q tomou gancho e qm levou foi o Oscar Pereiro q era escalador)
2005 - Armstrong
2004 - Armstrong
2003 - Armstrong


Giro:
2014 - Quintana
2013 - Nibali
2012 - Hesjedal
2011 - Contador (q tomou gancho e qm levou foi o Scarponi)
2010 - Basso
2009 - Menchov
2008 - Contador
2007 - Di Luca
2006 - Basso
2004 - Cunego

Vuelta:
2013 - Horner
2012 - Contador
2011 - Cobo
2010 - Nibali
2009 - Valverde
2008 - Contador
2007 - Menchov
2006 - Vino
2005 - Menchov
2004 e 2003 - Roberto Heras

OBS: O Contador é um caso a parte. Eu considero ele mto melhor escalador, mas o cara é tão bom no ITT q eu não desconsidero o qto esse tipo de disciplina foi importante nas suas conquistas de GT. Vale lembrar que o cara foi até campeão espanhol de ITT!!!

Tá claro que a Vuelta é de longe o GT com mais escaladores vencedores. O Giro tá indo pra esse caminho e o Tour tá no sentido oposto... ^^. Acho q, no fundo, o meu medo é a "Vueltalização" do Tour hehehe.
Last edited by tbortolotto on Sun 01 Jun 2014 23:10, edited 1 time in total.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by elgleidson »

A Vuelta: Horner não é escalador puro, o Contador é muito bom escalador, mas também é um bom contra-relogista. O Nibali não chega ser um escalador puro, assim como Valverde.

O Giro então: Nibali ganhou no ITT, que melhorou muito depois que foi pra Astana. O Hesjedal foi uma surpresa, sobe bem, mas não é um escalador puro como Quintana. O Basso já passou o tempo dele e não acho que ele era um escalador puro também. Os demais subiam bem, mas também não eram escaladores puros.

Enfim, é como eu falei antes: o último escalador puro a ganhar um GT foi o Pantani. Agora, anos e anos mais tarde, o Quintana ganhou e numa edição do Giro que realmente teve muitas montanhas seguidas e sem os grandes nomes para por em risco as montanhas (sem Contador, Nibali, Froome - embora eu ache que o Quintana é, hoje, o nome nas montanhas). Se não fosse isso, talvez não tivesse ganho. Então não acho justa tua reclamação de que estão "ajudando" os escaladores. Talvez nesta edição sim, foi melhor pra quem escalava bem. Mas uma edição não faz todo o Giro. E grandes montanhas por grandes montanhas, o Tour também sempre teve, mas nem por isso sempre foi vencido por escaladores. Ao contrário: foi vencido por quem se defendia bem nas montanhas.

Enfim, este ano acho que resolveram colocar os caras brigarem montanha acima mesmo, pois talvez seja isso que o povo queira ver, e não aquela velha história de o cara "garantir" na primeira semana e depois termos 3 semanas chatas de equipe só mantendo a vantagem. Sem grandes ataques e sem emoção alguma na GC.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by tbortolotto »

É tá, concordo, puro puro puro mesmo foi o Pantani. Eu tbm acho q o povo qer mais emoção, mas pelo menos pra mim emoção não é sair distribuindo montanhas por tudo oq é lado hehe. Tá chega vou parar de reclamar haha
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by Zo »

Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by marcoaleite »

O Giro e a Vuelta sempre tiveram características de ter um pouco mais de montanhas. Este ano foi bem equilibrado, teve se não me engano 8 etapas planas, 9 etapas de montanha, um time trial, um team time trial e uma crono escalada.

Para ter vantagem na montanha o não escalador precisa colocar tempo nas etapas planas. O problema é que ninguém se arrisca nestas etapas, mas já teve casos como na Vuelta onde o Contador ano retrasado atacando solo e ano passado uma etapa que a Movistar bobeou se sobrou quase toda em um vento cruzado com o Valverde tomando um bom tempo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by tbortolotto »

O último Giro "equilibrado" na minha opinião foi o de 2012 do Hesjedal: 8 etapas planas; 4 de média montanha; 5 de alta montanha; 1 prólogo; 1 TTT e 1 ITT (todos planos e somados davam 70.1 km).

Em 2014 o ITT "plano" tinha uma cat4 logo no começo e o outro era uma cronoescalada numa cat1. Eu não consigo considerar isso "equilibrado", mas é minha opinião né... e opinião é q nem bunda e cada um tem o sua hehehe
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by bruno_h2 »

NQ informando que está fora do tour e dentro da vuelta.... E que suas condições no giro estavam abaixo das ideais... Contador, Nibali, Froome e outros aspirantes de grand tours, tremei...

http://velonews.competitor.com/2014/06/ ... era_330443
DESORDEM E REGRESSO
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Giro d´Italia 2014 09/05/2014

Post by Zo »

Disputar TDF com um GDI nas pernas e contra Contador/Froome é jogar o resto da temporada no lixo.

Vai disputar a Vuelta e depois tenta o TDF 2015.


Fico feliz em ver talentos surgindo pra equilibrar as disputas, imagino um TDF 2015 com Froome, Contador, Quintana, Nibali, Purito, Aru nas montanhas :twisted:
Post Reply