Ciclovia Marginal Pinheiros — Diário de bordo

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Marcelo Marino
Membro

Re: Ciclovia Marginal Pinheiros — Diário de bordo

Post by Marcelo Marino »

Hum, mas a Roberto Marinho é bem mais larga que a ciclovia, então se interditar uma parte ainda sobra bastante espaço.

Se envolvem custos, não parece ser justo penalizar a população (que é quem vai pagar) para meia dúzia poder fazer seus treinos.

Mas se existe uma outra solução seria muito mais eficiente apresenta-la do que fazer um protesto.
E eu, até por ser da área, teria bastante interesse em saber qual seria essa solução.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
Membro

Post by bruno_h2 »

É, pela ilustração que o Marino postou o problema é que serão uma série de pilastras que vão seguir por uma boa parte do percurso da ciclovia, pensei que o percurso do monotrilho iria simplesmente cruzar o rio exatamente no trecho próximo da ponte estaiada... Até eles terminarem de erguer essas pilastras vai um tempinho considerável mesmo, falo com base na mesma operaçào que aconteceu ao longo da Roberto Marinho por um bom tempo...

Sem falar que depois vão ser usados guindastes de grande porte para fazer o lançamento das vigas por onde os monotrilhos circularão, mas isso provavelmente será feito nas madrugadas e nas pistas de rolamento da marginal já que a área de operação dessas máquinas é maior do que a área da ciclovia...

Image
DESORDEM E REGRESSO
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Achei o prazo de 2 anos meio absurdo também. Não sabemos de outra opção por um bom motivo, ninguém contou como será feito.

O que entendi que ocorre:
. Junto ao Shopping Morumbi será feita uma estação de integração, essa é a obra que envolve maior movimentação. Pertence a Linha 17 do Monotrilho e necessitará de espaço para manobra dos trens.
. Junto a Estaiada também há uma estação inteira nova, assim os pilares não serão para passar sobre o rio e sim sobre a própria ciclovia/ferrovia e por conta disso a ciclovia vai virar um canteiro de obras.

Observem que:
. Como o Bruno mostrou praticamente não há espaço para ter um canteiro entre a ferrovia e a ciclovia,
. Parar a ferrovia atrapalharia um número exponencialmente maior de usuários de transporte.

Acompanho as obras na região desde a construção da própria av. roberto marinho, então espraiada. O solo é uma porcaria, por isso as fundações são feitas em tubulão por ar comprimido, os pilares e tabuleiros são concretados no local e as vigas vem prontas de caminhão, sempre a noite e ficam no canteiro.

O único espaço que sobra e penso não esta sendo utilizado é aquele após a vila olímpia onde tem uma faixa larga, seria minha escolha pra canteiro...mas ai eu estaria fechando a ciclovia "mais" que a CPTM.
bruno_h2
Membro

Post by bruno_h2 »

O problema daquela região é que antigamente aquilo era tudo brejo, um alagado devido ser várzea do rio... Não sei se aonde vc mora tem esse problema mas a casa da patroa está afundando gradativamente por causa do solo que não é firme, somado ainda a idade da mesma e o método de construção... Por isso mesmo não se vê muitos prédios antigos ou construções mais altas por ali, somente agora é que estão levantando vários edifícios pois acredito que com a tecnologia recente essa questão do solo deixou de ser preocupação, mas vc que é do ramo pode falar melhor que eu... :mrgreen:
DESORDEM E REGRESSO
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Exato Bruno, aqui a rua desceu 40cm desde que moro aqui... o prédio fica pois esta sob estaca profunda.
fbergo
Membro

Post by fbergo »

Na página do protesto no facebook alguém postou que conversou a respeito com um vereador e esse se comprometeu a conversar na prefeitura para garantir algum tipo de desvio/rota alternativa entre os pontos de interdição, e sugeriu bicicletada acompanhada da mídia até a prefeitura para fazer pressão, depois que a proposta estiver apresentada. Faz muito mais sentido.

Para quem treina um desvio não deve resolver nada (deve ter que subir/descer escadas nas estações), mas é o factível para quem usa a ciclovia como commuting.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

fbergo wrote:... mas é o factível para quem usa a ciclovia como commuting.
Ou eu dou muito azar de não ver ou 0,001% das pessoas que passam na ciclovia usam para esse fim.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
Membro

Post by bruno_h2 »

É muito mais fácil ver commuter andando no meio dos carros na pista local do que na ciclovia...
DESORDEM E REGRESSO
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Vejo sempre no final da tarde, mais ou menos das 5:30-6:30 o pessoal entrando na Vila Olímpia e seguindo pra Santo Amaro, muitos até sem capacete, tem uma senhora de uma certa idade que passa sempre.
Sasso
Membro

Post by Sasso »

as 7 horas tbm tem, não é tão raro assim.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...

Image
Aerotech tour
Membro

Post by Aerotech tour »

De vez em quando vejo alguns, mas a maioria ali é nego treinando ou passeando
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

as vezes passo lá antes ou depois do trampo e posso afirmar que muitos também usam para esse propósito
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Por exemplo o Orlando e o Cleber as vezes vão por ali de bike pro trampo...claro que as vezes eles treinam escondido. :mrgreen:
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

só que não, rs
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Eu já vi varias vezes o Orlando treinando escondido por lá. E o Cleber tbm!!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

talves pq também o faz
Zé Ovo
Membro
Nome Verdadeiro:: Jose Peixoto

Post by Zé Ovo »

Vou diariamente na Ciclo , conheço muitas pessoas que usam a ciclo como caminho do trampo .
Mesmo em dia de chuva , quem usa como caminho do trampo, esta lá.
Image[/URL]
Rafael
Membro

Post by Rafael »

Concordo com o fechamento da ciclovia para fazer o monotrilho. Cada dia a o trânsito de SP esta pior e transporte público de massa é a solução para SP. A minha preocupação é que se caminhão normal arrebenta o piso da ciclovia, imagina passar caminhão com vigas e diabo a 4!
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Boa noticia

http://www.espn.com.br/noticia/359838_c ... 0751453674" onclick="window.open(this.href);return false;
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
edduds
Membro
Nome Verdadeiro:: Eduardo

Post by edduds »

Pois é, hoje é assim que acontece, e a conta vai ser paga por todos, de novo.

Todos têm voz, algumas minorias BEM minorias têm mais voz que a maioria. Beleza, vamos cancelar a interdição porque os ciclistas reclamaram. Opa, vamos interditar porque os usuários de metrô reclamaram, opa, mudou, tem uma ONG dedicada à vida das capivaras que reclamou porque os manifestantes não deixam as capivaras dormir e os filhotes estão nascendo abaixo do peso e precoces.

Tem coisas que não dá pra entender. Na virada do ano morreu um cadeirante na São Silvestre. E por que morreu? Porque hoje não pode ser pré-req que um participante de uma CORRIDA precise andar. Claro, provavelmente vão mudar o percurso para não ser tão excludente assim...

Chega, acho que to nervoso.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Se bobear dou um gás até lá só pra ver o quiprocó
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Fecha a ciclovia, nego reclama. Fala que não vai fechar, nego reclama. Porra, ninguém falou que não vai ter obra do monotrilho! Só falaram o que deveria ter sido apresentado no primeiro momento, o estudo de uma alternativa.
É o mínimo que deveria ter sido feito. Ainda mais em se tratando de um período de 2 anos!
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Pensa da seguinte forma: tem um monte de gente que usa a ciclovia como transporte? Tem! Tem um monte de gente que usa para treinar? Tem também. Agora, essa galera que treina ou que se transporta (ou que só se diverte mesmo), vai fazer isso onde? Obvio, vai pra rua ou pra estrada.

Eu mesmo sou um desses. Terei que ir para a USP mais vezes. E cada vez que vou é um risco a mais que corro. Não só eu como qualquer um. E não venham com o papo que a gente anda bem e tal. Olha a quantidade de nego que é amigo nosso que está se acidentando por ai. Ou mesmo sendo assaltado nas estradas ou sendo atropelado.

O espaço é importante para um monte de gente e é uma conquista nossa. Vai precisar morrer um amigo nosso (ou um amigo de qualquer um), pra gente dar importância pra isso?

Não é pra fechar. E, se tiver que fechar, se seja o mínimo de tempo e com o menor impacto possível.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu mesmo quando vou para os pedais vou pela ciclovia ali. Agora imagina um cara como eu que não tem aquela habilidade de encarar o transito de uma marginal? Vai acabar virando estatística debaixo de um carro ou caminhão.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Aerotech tour
Membro

Post by Aerotech tour »

Boas noticias, mas se foi tao facil assim reverter fico imaginando a qualidade das decisoes da esfera publica.
Acho que o negocio e protestar mesmo
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Aerotech tour wrote:Boas noticias, mas se foi tao facil assim reverter fico imaginando a qualidade das decisoes da esfera publica.
Acho que o negocio e protestar mesmo
Mas não disseram ainda que não vão bloquear, só adiaram. Pode até ter uma outra alternativa (que eu estou bem curioso para saber qual será), mas ela pode custar bem mais caro para todos nós.

Legal a justificativa do cara do vídeo: "...primeiro porque o transporte público eu não vou usar..."

Talvez seja exatamente por esse pensamento porco que é tão perigoso andar de bicicleta. Para cometer cretinices como essa não importa se está sentado em um banco de um carro ou em um selim, basta ter a cabecinha egoísta de brasileiro.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Penso que o Cebo esta correto, a questão maior foi a falta de critério e explicação. Fizessem o anúncio com um cronograma claro estabelecido, tivessem avaliado as possibilidades... esse stress não estaria ocorrendo.

Agora a verborragia ignorante pode vir tanto de dondocas em SUV como de usuários da ciclovia como esse ignóbil ai citado pelo Marino.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote:Penso que o Cebo esta correto, a questão maior foi a falta de critério e explicação. Fizessem o anúncio com um cronograma claro estabelecido, tivessem avaliado as possibilidades... esse stress não estaria ocorrendo.
Mas você ve outra alternativa? Onde que vai por um guindaste para montar as vigas? Pelo lado do rio seria possível, mas provavelmente fica mais caro. Como que crava as estacas? Como que faz o bloco dos pilares (que vai ser grande) sem invadir a ciclovia? Como que monta a forma e armação do pilar sem colocar ninguém que esteja passando embaixo em risco? Como que transporta material para a obra? Mais uma vez, poderia ser pelo rio, mas deve ficar mais caro também.
Por isso que estou falando que estou curioso para saber como não vão interditar.

Provavelmente a ciclovia vai ser destruída durante as obras e refeita depois. E pela perspectiva que coloquei, aparenta ser grudada na linha do trem, para dar espaço para o monotrilho.
Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
Membro

Post by Aerotech tour »

Pow que precisa interditar a ciclovia precisa, quem fala o contrario nao sabe o que diz ou esta de sacanagem.
O que e triste e ver o despreparo dos caras em questoes administrativas
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Os pilares vão ficar entre a ferrovia e a ciclovia, e não entre a ciclovia e o rio como eu estava achando.

http://economia.ig.com.br/empresas/infr ... ao-pa.html
Dag Hammarskjöld
Post Reply