Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
MarioEpifanio
Membro
Posts: 111
Joined: Wed 04 Jun 2014 09:40
Nome Verdadeiro:: Mario Sergio
Location: São Paulo - SP

Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by MarioEpifanio »

Galera sou eu novamente.
Tenho uma roda com powertap e o freehub é de 9/10V.
Ontem eu comprei um Cassete usadinho shimano 105 de 10V (11-25).
Quando fui montar percebi que existe uma folga e o mecânico disse que precisa de um espaçador.
O problema é que não sei de que tamanho se trata e nem onde eu encontro pra vender.
Será que Alguém pode me dar uma luz e me indicar alguém que venda essa peça.
Muito obrigado galera!!!!
Bons pedais pra todos!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by Papillon »

é um espaçador da espessura de uma catraca mais a distancia dela.

Eu paguei 5,00 num numa bicicletaria, se vc não tivesse longe podia pegar aqui 0800 (especialmente se eu achar onde enfiei).
Mas acho que em quase qualquer bicicletaria deve ter.
MarioEpifanio
Membro
Posts: 111
Joined: Wed 04 Jun 2014 09:40
Nome Verdadeiro:: Mario Sergio
Location: São Paulo - SP

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by MarioEpifanio »

Grande Papito. Um mecânico tentou fazer isso mas ele disse que era grande e que, com ele, não conseguia apertar, ele devolveu tudo desmontado e disse que é um espaçador bem fininho.
Eu aproveitei e medi o diâmetro do freehub e deu aproximadamente 34,7 mm. Será que conseguiria mandar tornear?
Image
luizventur
Membro
Posts: 256
Joined: Sun 27 Oct 2013 21:49
Nome Verdadeiro:: Luiz Fernando
Location: Bicas/MG

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by luizventur »

Arruma um cassete velho e desmonta ele. que vai sobrar espaçador fino, grosso, normal e etc!
Apenas dê o primeiro passo...
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by Adriano »

Faça o seguinte, meça a folga que fica com o cassete instalado. Seu mecânico deve ter lá algum espaçador de plástico (nos cassetes mais básicos a separação entre os cogs é feita com esses espaçadores), lixe o espaçador até chegar na espessura da folga e instale o espaçador no freehub antes do cassete.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by marcoaleite »

Eu medi um espaçador aqui que eu usava antes de converter meu Power Tap para 11v e a espessura é 1,3 mm. ;)
Se arrumar um espaçador de cog e uma lima "dá" para ajustar um e usar. Mas o ideal é usar algo de açol para quando apertar e não deformar o de plástico devido a espessura que diminuiu.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by samuelgouvea »

Mário, pega um cassete velho, desmonta e usa um cog qualquer pra fazer esse espaçador!

Usa só o miolinho estriado que encaixa no freehub, a espessura vc ajusta no esmeril mesmo!
Image
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by ProfClayton »

Esse espaçador é um anel metálico bem fino... para cassetes de 10v da shimano 105 pra cima... esses cassetes tem um encaixe diferente no freehub... na época que a shimano usava um freehub diferente para os cassetes 105, ultegra e dura ace!!!! O espaçador tem 1mm!!!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by Papillon »

Achei essa tabela acho que ajuda:

Image
MarioEpifanio
Membro
Posts: 111
Joined: Wed 04 Jun 2014 09:40
Nome Verdadeiro:: Mario Sergio
Location: São Paulo - SP

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by MarioEpifanio »

Ê galera boa!
Rapaziada. Vamos aos poucos desvendando esse mistério:


Luizventur, na hora não tinha nenhum cassete, porém, fui de bicicletaria em bicicletaria em duas frentes: Primeira era tentar achar um outro espaçador, segunda era tentar achar a tal peça certa, cujo código Shimano : Y1Z807000, mas sem sucesso. Muito obrigado pela Dica.

Adriano, segui essa recomendação que deu uma folguinha de nada, daí ao pegar um espaçador de plástico com o mecânico, fui lixando com cuidado até ficar bem fina, mas quando fui montar ela deformou e nem foi um grande aperto, por isso o mecânico disse pra não usar assim. Valeu pela Dica meu velho.

Marcão, parece que você previu o que aconteceria, no meu caso a folga era um pouco menos que isso mas ela deformou sim, não apertamos muito mas vimos que não resolveria. Brigadão Amigo.

Observação:
Nesta altura do campeonato, já tinha visitado 15 oficinas de tornearia, corte a laser, corte a jato d'água, etc e teve quem cobrou até R$100,00 por peça. Entretanto encontrei um torneiro bom e com preço justo em Itaquera que me cobrou R$ 25,00 por peça.
A espessura é a que consta na tabela que o Papito trouxe, e a medida do diâmetro interno é a do freehub, ficando assim:
Diâmetro interno 34,9 mm
Diâmetro externo 39,4 mm chutei aproximadamente 5 mm
espessura 1 mm

Samuca, eu tentei mas por ser fininha deformou conforme o aperto, mas guardei a dica. Obrigado.

Positivo Professor, acho que também tinha de titânio além de alumínio, 1 mm é a medida dessa "dor de cabeça". Valeu pela dica Professor.

Papito é exatamente isso, já salvei aqui no PC, daí sai tudo, qual precisa, quantos precisa, qual tamanho, enfim. Salvou a Pátria.

Tá montada. Já que mandei o cara fazer duas, vou guardar a outra caso apareça algum colega desavisado.....
Muito obrigado gente!!!!! bora treinar.

Image
As dita cujas
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by Papillon »

Quando precisei o mecânico improvisou:

https://photos.app.goo.gl/wxSitmrSwLxXxsjR2
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Espaçador do cassete 10V para freehub 9/10

Post by PH »

Os powertaps antigos, só colocar espaçado de 1mm padrão que vem em todos os cassettes de 10v.

Se for powertap novo espaçado para 11v, só usar um espaçador de 1,8mm (que deve vir com o cubo). Nno desespero eu usaria um espaçador de 1mm e outro espaçador de 1mm "lixadinho" até dar certo.
Image
Post Reply