cabos e conduítes!

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

cabos e conduítes!

Post by samuelgouvea »

finalmente achei um assunto que não foi profundamente abordado em um tópico específico aqui no fórum, hahaha!

minha speed atual foi comparada em março de 2015, ou seja - já são 3 anos e mais de 25 mil quilômetros rodados! Há alguns meses algum problemas nas mudanças traseiras me fizeram achar um cabo desfiando junto do STI, que foi substituído, mas na ocasião também constatei que o estado dos conduítes não é o melhor, e que talvez uma substituição fosse bem vinda...

a questão que fica é: QUAIS CABOS E CONDUÍTES COMPRAR?

estou inclinado a pegar um kit de alto padrão shimano (ultegra ou dura ace) e montar com um pouco de silicone spray por dentro, mas gostaria de ouvir sugestões de alternativas possíveis! o que eu quero é o funcionamento mais macio e preciso possível dos cambios (ultegra 6700 de 10v) e mais macio também dos freios..
Image
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: cabos e conduítes!

Post by Flavio Tuix »

Samuca,
eu sempre troco os cabos anualmente
Dificilmente eu deixo mais que isso. Só deixo qdo as bikes vao pra revisao e o mecanico diz q estao ok, senao peço pra trocar

Nao sei qual marca eles usam lá, mas eu ja tive campagnolo, shimano e vision (mesma marca das rodas) e nao vi mta diferença significativa de durabilidade.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: cabos e conduítes!

Post by SBBR »

Ha exatamente um ano troquei tudo (cabos/conduítes de cambios e freios) por kits completos dura-ace. Foi uma mudança substancial, na época parecia outra bicicleta. Se essa percepção foi em função apenas dos cabos novos ou se foi por ser alto padrão, isso eu não sei, só sei que foi assim.
Tem 2 semanas que troquei apenas o cabo do cambio traseiro, estava desfiando no STI.
Obs. Shimano de 11 velocidades,
Resumo da opera: cabos novos fazem sim uma baita diferença. Se vale a pena comprar dos mais caros? Provavelmente não, mas sabe como é a mente humana, o componente psicológico tem um peso considerável no quadro geral.
luizventur
Membro
Posts: 256
Joined: Sun 27 Oct 2013 21:49
Nome Verdadeiro:: Luiz Fernando
Location: Bicas/MG

Re: cabos e conduítes!

Post by luizventur »

Samuel, conduite é sempre sem nada, assim como os cabos, compra jagwire ou sp41 da shimano com os tubinhos de teflon, cabo inox shimano ou jagwire, não passe nada e seja feliz.
Apenas dê o primeiro passo...
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: cabos e conduítes!

Post by luciano_oz »

Olha, quando aos cabos e conduítes, ao meu ver não precisa de muita coisa.
Só evite aquele cabo de aço da Shimano "tipo Dura Ace", que ele tem uma camada de alguma coisa que desfia e vira uma anarquia.

Eu recomendo:
- cabo de aço SRAM
- Conduíte Shimano mesmo, porém, com a ressalva do Twix de trocar todo ano.

Eu tenho uma mania bem old school de passar vaselina em pasta no cabo de aço nas partes que ficam dentro do conduíte.

abraço
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: cabos e conduítes!

Post by ReinaldoBrisolla »

Uso cabos e conduites da jagwire, com revestimento de teflon dentro dos cabos nunca tive problema com os conduites, so um cabo do cambio traseiro q desfiou na ponta e acabei trocando. nunca foi passado nd por dentro dos conduites tbm.
luizventur
Membro
Posts: 256
Joined: Sun 27 Oct 2013 21:49
Nome Verdadeiro:: Luiz Fernando
Location: Bicas/MG

Re: cabos e conduítes!

Post by luizventur »

dentro de conduite teflonado e em cabo aço inox, não se passa nada!!!
Apenas dê o primeiro passo...
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: cabos e conduítes!

Post by samuelgouvea »

luizventur wrote:Samuel, conduite é sempre sem nada, assim como os cabos, compra jagwire ou sp41 da shimano com os tubinhos de teflon, cabo inox shimano ou jagwire, não passe nada e seja feliz.
trazendo o retorno!

segui exatamente a dica do Luiz, não apliquei NADA nos conduítes (que já vieram pré-lubrificados, diferentemente dos SP40 da shimano, que vêm secos) e usei cabos shimano de aço inox - parece outra bike, as trocas ficaram muito mais macias e as descidas de marca não são mais hesitantes...

eu só apliquei uma gotinha de graxa P600 nos terminais selados, pra melhorar tanto a vedação quanto o deslizar do cabo, e usei terminais selados em todas as pontas do conduíte, exceto na ponta que entra no STI - por ficar debaixo da fita de guidão ela fica menos exposta, daí preferi não usar o selado diminuindo ainda mais a fricção.

EXCEPCIONAL MUDANÇA PRA MELHOR, POR MENOS DE 30 PILAS!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: cabos e conduítes!

Post by Papillon »

Outro ponto importante é o comprimento/caminho dos conduítes.

Um pouco a menos e o cabo raspa, um pouco a mais e o cabo raspa...

Uma dica para quem usa Campagnolo: Cabo de marcha PRECISA ser campagnolo pq senão fica alto o encaixe do cabo no ergopower e danifica a carcaça do ergopower além de prejudicar a performance.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: cabos e conduítes!

Post by samuelgouvea »

UPDATE 2!

descobri que meus conduítes de freio jagwire são "compressionless" exatamente igual cabos de cambio - o que explica a sensação excelente que eles sempre me passaram.

por conta disso não troquei os conduítes de freio, mas vou procurar uma forma de limpá-los e lubrificá-los por dentro, antes de montar os novos cabos - conduítes novos eu só encontrei ao preço de um rim e uma córnea, kkkkk
Image
svrst
Posts: 3
Joined: Mon 20 Mar 2017 12:32
Nome Verdadeiro:: jose sversut

Re: cabos e conduítes!

Post by svrst »

Como saber o tamanho correto do cabo de cambio traseiro?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: cabos e conduítes!

Post by Papillon »

svrst wrote:Como saber o tamanho correto do cabo de cambio traseiro?
normalmente o cabo vem com 2m e cortamos o excesso.

agora se for o conduíte tem que tomar cuidado com a curvatura quando entra no cambio:
Image
Image
Post Reply