Flèche Wallone 2016

Esta será a 79ª edição da clássica das Ardennes, uma prova criada nos anos 30, com primeira edição em 1936. Com largada em Marche-en-Famenne, segue por 60km até Ohey, onde faz um ‘circuito’ em 3 passagens pela Cote de Chevare (1.3km a 8.1%) para em seguida encarar o Mur de Huy, uma subida de apenas 1,3km com gradiente médio de 9,3% e trechos de insanos 26%, fechando 196km de prova.

A ESPN promete transmissão ao vivo a partir das 9:30 pela ESPN+

huy

O nome a ser batido na Fleche Wallone é Alejandro Valverde, com potência incrível e capacidade para escaladas curtas, Valverde já ganhou 3x no Huy e caso ganhe mais uma, se isola como maior vencedor deixando Eddy Merckx para trás. Gilbert que ganhou em 2011 pode mostrar que esta recuperado da cirurgia no dedo médio feita semana passada.

fleche

Assim separo os favoritos em dois grupos, primeiro os escaladores que em havendo controle das equipes eles fazem o show:

Alejandro Valverde (MOV), Julian Alaphilippe (ETX), Dario Cataldo (AST), Henal Montoya (SKY), Purito Rodriguez (KAT), Pantano Gomez (IAM) e Warren Barguil (TGA).

E no segundo grupo, coloco os clássicos/roladores que podem abrir uma diferença numa fuga para não serem alcançados pelos escaladores:

Dan Martin, Petrk Vakoc (ETX), Michael Matthews (OGE), Tony Gallopin (LTS) e Wilco Kelderman (TLJ).

 

Por fora, os caras que “vão estar nas fugas”:

Simon Clarke (CPT), Battagelin (TLJ), Enrico Gasparotto (WGG), Ryder Hesjedal (TFS).

 

Veja como foi em 2015: