Elia Viviani começa a temporada com vitória no Tour Down Under

Luiz Papillon

A temporada de ciclismo profissional começou na Austrália com vitória de Elia Viviani no sprint em Port Adelaide pela primeira etapa do Tour Down Under. Em segundo ficou Walschield correndo pela Sunweb e em terceiro da equipe. A surpresa nos dez primeiros lugares ficou para o belga Jasper Philipsen da UAE de 20 anos com o sexto lugar a frente de Peter Sagan que foi o oitavo. Em uma tarde de calor escaldante na Austrália com termômetros passando a marca de 40º o pelote desacelerou assim que neutralizou a fuga a 39km para o final. No sprint a Lotto saiu cedo, logo Walshield assumiu a ponta e parecia que venceria mas perdeu velocidade no final e Viviani veio de longe, sozinho como uma bala para vencer com autoridade a primeira da temporada! Viviani ficou com a liderança da prova com Walscheid em segundo e Patty Bevin da CCC em terceiro pelo bônus conquistado nas metas de sprint. Bevin também foi escolhido o mais combativo do dia. Destaque também para Jason Lea, de 22 anos australiano da UniSA que em sua primeira corrida profissional vestirá a camisa de rei da montanha.

Como foi a Etapa 1 do Tour Down Under – 129km

Ontem a direção de prova em conjunto com representante dos ciclistas decidiu aplicar o protocolo de condição extrema de tempo para eliminar a segunda volta no circuito em Port Adelaide. A expectativa de alta temperatura se confirmou com os termômetros marcando até 40º. Assim a prova teve 129km com uma subida categorizada em Snake Gully e duas metas de sprint. O pelote partiu de Adelaide para a região de Inglewood nas colinas  vinícolas da região onde fez três voltas no circuito para então retornar pelo caminho da ida para só desviar no centro da cidade terminando a prova em Port Adelaide. A fuga do dia teve quatro ciclistas:

  • Michael Storer (Team Sunweb)
  • Artyom Zakharov (Astana)
  • Paddy Bevin (CCC Team)
  • Jason Lea (UniSA-Australia)

Zakharov levou a meta de montanha e logo após esperou o pelote, deixando a fuga com três ciclistas. Patty Bevin levou a meta de sprint da ida e Michael Storer a  meta da volta. Cada um levou 3 segundos de bônus pela meta, assim cada um ficou com 5s de bônus a serem deduzidos do tempo final de prova. Restando 49km para o final a vantagem da fuga caiu para menos de um minuto. No pelote Sky e Lotto Soudal dividiam a ponta e assim foram até neutralizar a fuga 39km para o final. Em ritmo de cruzeiro o pelote entrou pelos 20km finais literalmente cozido pelo calor intenso com ciclistas tomando duchas de caramanhola.

A partir da marca de 12km para o final o pelote aumentou a velocidade com a Bora e Trek na ponta, via-se SKY e UAE também nas primeiras posições. As hostilidades só começaram na organização e luta pela ponta já nos 5km finais. O belo rosa do uniforme da EF se destacava em meio aos vermelhos de Trek, Bahrain e Sunweb de um lado enquanto a Sky seguia pelo meio e a Jumbo pela direita com a Bora. Com curvas bastante fechadas no circuito o posicionamento passou a ser fundamental e assim o pau comeu dentro dos 2km finais. Uma certa dificuldade na curva e partiram para o km final, Max Walscheid saiu muito cedo, foi seguido de perto por Jakub Mareczko mas Viviani como uma bala partiu para vencer com autoridade a primeira etapa do Tour Down Under 2019. A segunda etapa entre Norwood e Angaston terá 30km a menos devido ao calor e tem transmissão pelo WatchESPN a partir da meia noite.

10 melhores colocados Tour Down Under 2019 – Etapa 01

Classificação Geral Tour Down Under 2019 – Etapa 01

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Paddy Bevin da CCC vence sprint após queda no final devastar o pelote!

Uma queda no quilômetro final do Tour Down Under desmanchou o pelote e um pequeno grupo de 20-30 ciclistas partiu para o sprint. Sem os embaladores os sprinters demoraram a decidir quando partir e Luis León Sanchez tentou primeiro, mas foi alcançado por Patrick Bevin que venceu e assume a […]

Receba as novidades em seu e-mail