Josef Cerny vence etapa encurtada do Giro

Luiz Papillon

O checo Josef Cerny venceu a etapa 19 do Giro em Asti. A etapa encurtada do Giro teve vitória da fuga, Cerny da CCC atacou a 22km do final para vencer solo. Em segundo ficou Victor Campenaerts da NTT e em terceiro Jacopo Mosca da Trek. Essa foi a primeira vitória no World Tour do ciclista veterano de 37 anos que não tem contrato para 2021.

Giro 2020 – Etapa 19 – Abbiategrasso a Asti – 124.5km

Após uma etapa espetacular acontecida ontem, hoje a etapa foi de polêmica. Inicialmente a etapa estava programada para 258km e teria um acréscimo de 5km por conta de uma queda de ponte. Porém um grupo de ciclistas se rebelou e logo sob a bandeira da CPA (associação dos ciclistas profissionais) ameaçaram de não largar para a etapa.

Alegando tanto aumento do risco de contaminação pelo coronavírus, como clima extremo acabaram ganhando a queda de braço com a organização da prova. Assim os ciclistas fizeram a parte formal da largada e logo em seguida subiram os ônibus das equipes para reiniciar a prova em Abiategrasso.

Embora o movimento tenha se autodeclarado em nome de todos os ciclistas, alguns nomes se manifestaram contrários ao encurtamento. Especialmente as equipes Bora e Ineos.

Arnaud Démare | Captura TV

“É o Giro, sempre haverá etapas em condições difíceis. Subimos 11.000m em dois dias, hoje chove. Alguns reclamam porque têm que fazer 260km da chuva, mas não falamos nada quando temos que subir o Stelvio” Arnaud Démare

Bora desiste de perseguir a fuga

Assim que a etapa foi retomada, um grupo de 14 ciclistas escapou, a Bora Hansgrohe passou a perseguir o grupo mas sem a cooperação da Groupama que seria a equipe a disputar a chegada, acabou desistindo e permitiu uma vantagem de 12 minutos para a fuga. Restando 22km para o final Sander Armée, Josef Cerny e Jacopo Mosca escaparam. Um pouco adiante Cerny ficou sozinho e seguiu sozinho lutando contra o tempo ruim.

Na chegada em Asti, Cerny entrou no quilômetro final com vinte segundos de vantagem para o grupo perseguidor. Victor Campenaerts da NTT atacou entre os perseguidores para ficar com o segundo lugar e um pouco atrás Jacopo Mosca venceu o sprint entre os remanescentes da fuga pelo terceiro lugar.

  • Geral – Wilco Kelderman – Sunweb
  • Pontos – Arnaud Démare – Groupama FDJ
  • Montanha – Ruben Guerreiro – EF Pro Cycling
  • Jovem – Jay Hindley – Sunweb
  • Melhor Equipe – Ineos Grenadiers

Confira o resultado da etapa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tao Geoghegan Hart vence no Giro! Hindley assume a camisa rosa

Uma etapa sensacional! Assim foi a penúltima etapa do Giro. O londrino Tao Geoghegan Hart venceu no topo da estação de inverno do Sestriere com o australiano Jay Hindley em segundo. Após mais de 3.000km o camisa rosa do Giro d’Italia foi definido nos décimos de segundo da disputa contra […]

Receba as novidades em seu e-mail