Filippo Ganna vence em Palermo e veste a maglia rosa!

Luiz Papillon

O italiano Filippo Ganna, atual campeão mundial na especialidade contra o relógio, venceu a etapa de abertura do Giro d’Italia 2020 e tem a honra de vestir a mítica maglia rosa. O vencedor fez o tempo de com média 58.831km/ . Em segundo ficou o português João Almeida da equipe Deceuninck Quick Step e em terceiro, Mikkel Bjerg da equipe UAE Team Emirate.

 

Giro Itália 2020 – Etapa 1 – Palermo – 15.1km

Palermo, principal cidade da Sicília foi o palco da primeira etapa do Giro d’Italia 2020. Com apenas 15.1km o trajeto em descida prometia alta velocidade, porém dois cotovelos seriam a dificuldade do dia. Outro ponto interessante diz respeito a camisa de rei da montanha, logo na largada o primeiro trecho de 1.1km definiria o primeiro líder de montanha.

Na disputa contra o cronômetro, cada ciclista larga com uma diferença de um minuto e não vale pegar vácuo. A bicicleta específica para a modalidade permite uma posição muito aerodinâmica para pedalar, porém com muita dificuldade de fazer curvas e frenagem. Assim o contorno de curvas em descida trás uma dificuldade extra.

Vimos a dificuldade fazer a primeira vítima logo no começo com o belga Victor Campenaerts caindo em um dos cotovelos. Durante boa parte da etapa o jovem português João Almeida liderou a prova, só sendo batido por Filippo Ganna. Ganna atingiu a velocidade máxima de 106km/h durante a descida, utilizando um pedivela com 60 dentes:

Detalhe do Pedivela de Filippo Ganna | Equipe Ineos

Miguel Angel Lopez sofre queda e abandona

O colombiano Miguel Angel Lopez da equipe Astana, sofreu uma queda já no trecho plano de prova. Lopez passou em uma ondulação no asfalto e perdeu o controle da bicicleta, guinando violentamente contra as barreiras de proteção. O ciclista que está sem contrato para 2021 foi levado de ambulância para o hospital, sem possibilidades de retornar a competição.

Com o resultado, Filippo Ganna veste a camisa Rosa ao final da etapa e esses são os líderes:

  • Geral – Filippo Ganna – Team Ineos
  • Pontos – Filippo Ganna – Team Ineos, será vestida por João Almeida da Deceuninck Quick Step.
  • Montanha – Rick Zabel – Equipe Israel StartUp Nation
  • Jovem – Filippo Ganna – Team Ineos, será vestida por Mikkel Bjerg – UAE Team Emirates

A melhor equipe é a Ineos Grenadiers com 1’05” de vantagem para a Jumbo Visma.

 

Classificação da Etapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Van der Poel ataca a 75km do final, vence e conquista título na Bélgica

Ontem falamos muito da falta de Van der Poel na Copa do Mundo de MTB, e hoje o holandês de 25 anos deu um verdadeiro espetáculo na montanhosa região das Ardenas na Bélgica. Van der Poel atacou a 75km do final, deixou seu companheiro de ataque para trás desde os […]

Receba as novidades em seu e-mail