Sam Bennett vence em Paris no encerramento do Tour de France 2020

Luiz Papillon

Desde 2006 a chegada do Tour de France em Paris termina em sprint, desta vez não foi diferente. Com uma equipe empenhada, o irlandês Sam Bennett venceu com sua já conquistada camisa verde de campeão por pontos. A Deceuninck Quick Step não vencia a camisa verde do Tour desde 2007 com Tom Boonen.

https://youtu.be/S6purZa27ZQ

Sam Bennett, campeão por pontos

A vitória de Bennett destronando Peter Sagan da camisa verde é maiúscula. De 2014 até 2019 Bennett correu pela Bora. Ano passado foi deixado de fora do Tour e do Giro e colocam em terceiro plano pela equipe. Essa vitória tem um significado enorme. Peter Sagan fez parecer “fácil” vencer a camisa verde, conquistando 7 vezes a camisa em 9 participações, sendo que apenas nesta edição Sagan foi batido na prova. Em 2017 Sagan foi expulso da prova em decisão não só contestada como posteriormente aceita como um erro pelos comissários.

Etapa 21 – Tour de France 2020 – Foto A.S.O. Pauline Ballet

Tadej Pogacar, campeão por tempo, rei da montanha e vencedor entre jovens até 25 anos

Segundo mais jovem ciclista a vencer no Tour de France, um recorde desde 1904. Tadej Pogacar, esloveno de 21 anos (completa 22 amanhã, dia 21 de setembro). Pogacar faz história sendo o primeiro ciclista a vencer no Tour de France com uma bicicleta com a marca Colnago. Pogacar com 1.76m e declarados 66kg é natural de Komenda ao norte da Eslovênia, próxima a divisa com a Áustria.

Em 2018 Pogacar chamou atenção ao vencer a Volta do Algarve em Portugal. Ano passado, Pogacar venceu pela primeira vez em uma Grande Volta, na Vuelta. Agora Pogacar acumula 17 vitórias na carreira e escreveu o nome na história do ciclismo ao vencer a mais importante prova de ciclismo.

Ernesto Colnago | Foto Divulgação Colnago

Pogacar faz história sendo o primeiro ciclista a vencer no Tour de France com uma bicicleta com a marca Colnago. Ernesto Colnago de 88 anos, foi mecânico de bicicletas nos anos 60, começou a fabricar bicicletas nos anos 70 para equipe Faema de Eddy Merckx, depois produziu bicicletas para equipe de Greg Lemond, mas somente agora com a equipe de seu amigo Giuseppe Saronni teve uma bicicleta vencendo o Tour de France.

Na briga por marcas e vitórias, cabe destacar também a vitória de Pogacar dá mais um título do Tour de France para a fabricante de componentes Campagnolo.

Marc Hirschi | Foto A.S.O.

Marc Hirschi, o ciclista mais combativo do Tour de France 2020

O jovem suíço da equipe Sunweb foi escolhido em votação o ciclista mais combativo do Tour de France 2020. Hirschi venceu a etapa 12 além de estar em diversas fugas durante todo o Tour, ficando em quarto lugar na disputa pelo título de rei da montanha.

 

Equipe Movistar, renovada e campeã

Após uma renovação radical, apenas com o veterano Valverde ficando na equipe. A espanhola Movistar completou o Tour de France com Enric Mas na quinta posição e Alejandro Valverde em 12º. Carlos Verona foi  19º e Marc Soler o 21º, conferindo a equipe o título de vencedora por equipes. A classificação por equipes é obtida somando o tempo total  dos três melhores ciclistas ao final de cada etapa.

 

Campeões do Tour de France 2021

Camisa Amarela: Tadej Pogacar – UAE Team Emirates

Camisa Verde: Sam Bennett – Deceuninck Quick Step

Camisa de bolinhas: Richard Carapaz – Team Ineos Grenediers (Campeão: Tadej Pogacar – UAE Team Emirates)

Camisa Branca: Enric Mas – Movistar (Campeão: Tadej Pogacar – UAE Team Emirates)

Equipes: Movistar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Polícia francesa abre investigações sobre Nairo Quintana e Arkéa Samsic

O colombiano Nairo Quintana, vencedor do Giro d’Italia e da Vuelta a Espanha foi interrogado durante o Tour de France 2020. A polícia francesa confirmou que diversas substâncias foram encontradas com o ciclista. A investigação aconteceu no dia 16 após a etapa 17 do Tour de France. A etapa 17 […]

Receba as novidades em seu e-mail