Sam Bennett vence e tira camisa verde de Sagan!

Luiz Papillon

A etapa 10 do Tour de France 2020 terminou em sprint massivo com vitória do irlandês Sam Bennett da equipe Deceuninck Quick Step. Em segundo ficou o australiano Caleb Ewen da Lotto Soudal seguido pelo eslovaco Peter Sagan da equipe Bora. Com o resultado Sam Bennett assume a liderança por pontos do Tour de France 2020.

Vale lembrar que ano passado Bennett competiu pela Bora e foi deixado de lado pela equipe que preferiu Peter Sagan e Pascal Ackermann como sprinters. Agora na Deceuninck Quick Step, Bennett dá a volta por cima e tira a camisa de líder justamente da Bora e de seu maior nome, Peter Sagan. Em lágrimas Bennett declarou:

“Eu só quero agradecer a todos envolvidos, agradecer a toda equipe e a Pat (Lefevere) pela oportunidade. Eu quero agradecer a minha esposa e a todos no meu entorno. É seu sonho e você nunca pensa que irá acontecer. E agora se realizou, levou um tempo para mim e isso pegou! Eu estava esperando para partir e pensei que talvez era tarde, talvez estivesse em uma marcha muito pesada… Me desculpe, eu não queria ser um bebê chorão” Encerrou emocionado Sam Bennett

Sam Bennett, emocionado com a vitória | Captura TV

Tour de France 2020 – Etapa 10 – Ilha de Oléron a Ilha de Ré – 168.5km

Começa a segunda semana do Tour de France 2020. Hoje uma etapa plana que partiu da Ilha d’Oléron para a ilha de Ré. Ponto chave era a expectativa de vento cruzado na ponte da Ilha de Ré, a 12km da chegada.

O dia começou com a divulgação dos resultados da maratona de testes para covid-19 feitos ontem pela organização do Tour. Nenhum ciclista testou positivo enquanto quatro membros das equipes de apoio (Ineos, Ag2r, Mitchelton e Cofidis) foram afastados e fizeram novos testes para confirmação.

A fuga do dia teve Stefan Kung da Groupama FDJ e Michael Schaer da CCC. A dupla foi neutralizada a 100km do final. Logo em seguida uma queda no pelote levou ao abandono de Sam Bewley da Mitchelton Scott.  Sem grandes perspectivas de luta na classificação geral, a etapa foi para os líderes um momento de proteção. Tadej Pogacar da UAE Team Emirates teve problemas e precisou trabalhar muito para retornar ao pelote.

A disputa do dia ficou pela camisa verde, com Matteo Trentin vencendo a meta intermediária de sprint seguido de Peter Sagan e Sam Bennett. O resultado deixou Sagan com 9 pontos a frente de Bennett na intermediária. Com 50 pontos disponíveis na chegada a chance de Sagan perder novamente a camisa de líder por pontos era grande.

Queda a 18km do final

Uma queda antes da ponte que leva a Ilha de Ré afetou diversos ciclistas. Miguel Angel Lopez e Alejandro Valverde precisaram de ajuda para reconectar o pelote. Quase ao mesmo tempo Julian Alaphilippe teve um problema mecânico e perdeu tempo trocando a bicicleta. Assim o grupo líder foi reduzido a 50 ciclistas.

Chegada em Sprint

No sprint a equipe Bora parecia desfalcada de embaladores, Peter Sagan se posicionou na roda de Sam Bennett. Na ponta a Sunweb deu o ritmo do sprint para Cees Bol. Na chegada Sam Bennett sobressaiu  e venceu a etapa enquanto Caleb Ewan ficou encaixotado no sprint e não conseguiu ao tirar de lado passar. Peter Sagan foi o terceiro perdendo a camisa verde.

Líderes para Etapa 08

Camisa Amarela: Primoz Roglic – Jumbo Visma

Camisa Verde: Sam Bennett – Deceuninck Quick Step

Camisa de bolinhas: Benoit Cosnefroy – Ag2r

Camisa Branca: Egan Bernal – Ineos Grenadiers

Ciclista mais combativo: Stefan Kung – Groupama FDJ

Equipes: Team Movistar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Michael Woods vence em dia de homenagem a Pantani na Tirreno Adriatico

Ataque a 5km do final definiu a etapa 3 da Tirreno Adriático. O canadense da EF Education First abriu certa vantagem e recebeu a companhia de Rafal Majka da Bora Hansgrohe. A Dupla seguiu junto até o final quando Woods atacou para o sprint e venceu. Majka ficou em segundo […]

Receba as novidades em seu e-mail