Nairo Quintana vence etapa fantástica no Tour de France

O colombiano Nairo Quintana da Movistar venceu a etapa 18 do Tour de France em Valloire! Na fuga desde o princípio da etapa Quintana atacou ainda nos patamares iniciais do Col du Galibier, um colosso. Em segundo ficou o francês Romain Bardet da Ag2r e em terceiro o cazaque Andrey Lutsenko da Astana. Atrás na disputa pela camisa amarela quem venceu mesmo foi Julian Alaphilippe, em uma descida espetacular o francês da Deceuninck Quick Step conseguiu alcançar o grupo de favoritos e manteve a camisa amarela.

https://web.facebook.com/GCNracing/videos/423520578237921/

Tony Martin e Luke Rowe expulsos do Tour de France

Antes de falar da Etapa 18, comento o rescaldo da etapa de ontem. Após o final da etapa, surgiu nas redes sociais o vídeo do ciclista Tony Martin da equipe Jumbo fechando Luke Rowe da equipe Ineos de forma acintosa. Pouco depois surgiu também o vídeo de Rowe revidando.

Para a imprensa ambos se cumprimentaram e deram o caso por encerrado, ainda fizeram juntos um vídeo explicando o fato. Porém devido a publicidade do fato a direção de prova agiu. Assim ao final da tarde, Tony Martin e Luke Rowe foram multados e expulsos do Tour de France 2019. Para a etapa de hoje além da dupla, o ciclista Soren Kragh Andersen da Sunweb não largou, devido a assaduras causadas pelo selim.

Jumbo Visma recebe fiscais anti dopagem 45 minutos antes da etapa

Claro que os fiscais do exame anti-doping podem agir a qualquer momento antes e depois da prova. Porém é consenso em todos esportes de não interferência na preparação para uma partida. Alguém imagina fiscais entrando no vestiário de uma seleção de futebol minutos antes de uma semifinal de Copa do Mundo? É mais ou menos isso que os fiscais fizeram somente com a Jumbo Visma.

“Esse é meu 23º Tour e nunca experienciei isso antes. A Deceuninck também teve uma checagem surpresa hoje cedo e não é legal você acordas os ciclistas às  06:30, mas é o outro extremo” Disse o diretor esportivo Frans Maassen para o Sporza.

“Sem dúvidas não é bom, mas é parte do esporte. Não entrarei em detalhes mas foi uma checagem como qualquer outra checagem. Eu penso que isso irá acontecer para as outras equipes e não somente conosco. É uma nova para mim, realmente nova. Eu terei de correr com esparadrapos. Eu pensei o que diabos eles estão fazendo uma hora antes da largada? Mas eu prefiro fazer isso e saber que o ciclismo é o esporte mais limpo do mundo. George Bennett, ciclista da Jumbo Visma

 

Col du Galibier, divisa entre os departamentos de Saboia e Altos Alpes franceses | Foto Aix les Bains Riviera des Alpes

Tour de France 2019 – Etapa 18 – Embrun a Valloire – 208km

Hoje o cenário do Tour de France 2019 entrou definitivamente nos alpes franceses. Com uma montanha de categoria 1 e duas fora de categoria o Tour de France escalou duas das subidas mais míticas do ciclismo, a Col d’Izoard e a Col du Galibier. Para você ter uma ideia do tamanho dessas montanhas, o Pico do Jaraguá em São Paulo é um pouco mais baixo que a menor montanha do dia de hoje, a Côte des Demoiselles Coiffés de terceira categoria, a “lombadinha” na imagem abaixo logo no começo de prova:

Perfil Etapa 18 – Tour de France 2019 | Arte @A.S.O.

Assim a expectativa da etapa era de “hora da verdade” tanto para Julian Alaphilippe como para a disputa pela camisa de rei da montanha, com Tim Wellens. Assim que a prova começou tivemos alta intensidade para formação da fuga que só se estabeleceu com quase 50km de prova. Cerca de 33 ciclistas na fuga entre eles Tim Wellens, Romain Bardet, Nairo Quintana e Adam Yates.

Na passagem pela meta de Col de Vars, Wellens venceu a meta seguido de Bardet e Lutsenko. A subida seguinte foi o Col d’Izoard, Julian Bernard atacou mas no final foi alcançado por Caruso e Bardet. A meta ficou com Caruso seguido por Bardet e Bernard. Até então sem ação no grupo líder que vinha cinco minutos atrás.

Quintana conquista o Galibier

A 26km do final nos primeiros degraus do Galibier Nairo Quintana lançou um ataque matador. O colombiano atacou e subiu sozinho praticamente todo Col du Galibier. Atrás Romain Bardet passou na meta 1:44 atrás seguido de Lutsenko a 2:05. Enquanto isso no grupo líder começaram as hostilidades com Egan Bernal atacando.

Alaphilippe dá show na descida

O ataque de Quintana o colocou novamente no páreo pela classificação geral, estimulando os ataques no grupo líder. Após Bernal atacar quem atacou foi o atual campeão do Tour de France, Geraint Thomas da Ineos. Porém durante a descida Alaphilippe atacou cada curva para conseguir reconectar no grupo com Thomas, Pinot, Kruijswijk, Mikel Landa e Buchmann. Ao final Bernal conseguiu reduzir a vantagem para Alaphilippe assumindo a segunda colocação no geral.

Agora a disputa segue com uma etapa amanhã de muita subida, passando pelo ponto mais alto do Tour de France 2019, a Col de I’Iseran com 2770m de altitude. Julian Alaphilippe mantém o sonho francês com 1:30 de vantagem para Egan Bernal, se perder a base de 40 segundos por etapa, chegará a Paris de amarelo.

Tour de France 2019 – Etapa 18 – Classificação

1 Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team 5:34:15
2 Romain Bardet (França) AG2R La Mondiale 0:01:35
3 Alexey Lutsenko (Cazaquistão) Astana Pro Team 0:02:28
4 Lennard Kämna (Alemanha) Team Sunweb 0:02:58
5 Damiano Caruso (Itália) Bahrain-Merida 0:03:00
6 Tiesj Benoot (Bélgica) Lotto Soudal 0:04:46
7 Michael Woods (Canada) EF Education First
8 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos
9 Serge Pauwels (Bélgica) CCC Team
10 Steven Kruijswijk (Holanda) Team Jumbo-Visma 0:05:18

Tour de France 2019  – Classificação Geral

1 Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-QuickStep 75:18:49
2 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos 0:01:30
3 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos 0:01:35
4 Steven Kruijswijk (Holanda) Team Jumbo-Visma 0:01:47
5 Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ 0:01:50
6 Emanuel Buchmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe 0:02:14
7 Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team 0:03:54
8 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:04:54
9 Rigoberto Uran (Colômbia) EF Education First 0:05:33
10 Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team 0:05:58

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Etapa interrompida muda tudo no Tour de France e Bernal é líder!

Prova interrompida por deslizamento de lama teve ataque de Bernal, Alaphilippe sobrando e Thibaut Pinot abandonando. Com muita intensidade o Tour de France 2019 teve sua maior reviravolta até o momento. Com o resultado, Egan Bernal assumiu a camisa amarela e pode sagrar-se o primeiro latino-americano a vencer a prova […]

Receba as novidades em seu e-mail