Central do Mercado

Luiz Papillon

A silly season, ou temporada de boatos do ciclismo profissional começou durante o Giro e durante o Tour de France o mercado do ciclismo pega fogo. A exceção de renovações anunciadas pelas equipes, praticamente todo o restante é boataria. Porém muita da boataria acontece. Assim vou destacar os principais boatos e confirmações.

Katusha pode encerrar atividades

Equipe Katusha – Foto Tim De Waele

O site italiano Tuttobici indica que Alpecin e Canyon encerrariam o patrocínio para apoiar Van der Poel durante o ciclo olímpico e retornar com a Corendon para 2021. Para o diretor da Katusha, Igor Makarov continuar no ciclismo de elite, teria que financiar totalmente a equipe. Ao que tudo indica o futuro da Katusha será divulgado aos ciclistas na próxima terça feira, primeiro dia de descanso do Tour de France.

Elia Viviani por dois anos na Cofidis

Algumas especulações tornam-se realidade. Noticiei aqui na Central do Mercado de junho a renovação de Sam Bennett com a Bora, dita justamente por Patrick Lefevere em entrevista para TV belga. Porém parece que se tratava de jogar verde. O jornal francês L’Equipe, traz hoje a notícia da saída de Elia Viviani para a Cofidis, o sprinter italiano deve assinar por 2 temporadas com o time francês que luta para subir de divisão para 2020. Viviani não irá só, deve levar consigo Fabio Sabatini, seu principal embalador. Já para seu lugar, o especulado é justamente Sam Bennett que foi preterido do Tour de France e do Giro d’Italia por sua equipe.

Max Richeze na UAE

O argentino Maximiliano Richeze era o principal embalador de Fernando Gaviria na Quick Step. Agora o rumor é de Max assinando por duas temporadas com a equipe árabe.

Enric Mas na Movistar

Essa também vem do mês passado e a cada dia fica mais quente. Patrick Lefevere teria dito a jornalistas na sala de imprensa do Tour de France que Enric Mas queria salario de pódio no Tour. E por isso não renovou e o espanhol iria para a Movistar que não renovará Landa e Quintana.

Philippe Gilbert por três temporadas na Lotto Soudal

Philippe Gilber na Omega Pharma Lotto – Foto: Photo News

Essa vem do Het Niewsblad que crava o ídolo belga por três anos na equipe Lotto Soudal. Gilbert que correu pela equipe de John Lelangue quando ela se chamava Omega Pharma Lotto teria encontrado dificuldades na renovação com a Deceuninck de Patrick Lefevere que declarou:

“Nós não concordamos, ele queria um contrato de dois anos eu poderia lhe oferecer apenas um ano. Sua vitória em Roubaix mexeu com os sentimentos dos nosso rivais (Lotto) e tenho informação que eles chegaram em acordo um pouco antes do Tour. Eu não me preocupo com Phil, ele correrá na Lotto em 2020” Patrick Lefevere

Gilbert chegará então aos 40 ano de idade como ciclista profissional, ao estilo Valverde que renovou com a Movistar. Para a Lotto Soudal também é especulado John Degenkolb com contrato encerrando na Trek. Na outra ponta saem da equipe Tiesj Benoot para a Sunweb e Lawrense Naesen que correrá com o irmão Oliver na Ag2r.

 

Mark Renshaw encerra a carreira ao final da temporada

Um dos maiores embaladores do circuito encerra a carreira. O australiano Mark Renshaw correu na HTC Columbia, provavelmente a maior equipe de sprinters da história. A HTC conquistou 85 vitórias em 2009, muitas delas com Renshaw embalando Mark Cavendish. A parceria com o Míssil de Man repetiu na Quick Step e depois na Dimension Data. Confira a declaração:

Depois de 16 anos, tenho orgulho de anunciar que 2019 será meu último ano como ciclista profissional de estrada. Relembrando minha carreira, é muito gratificante observar os sucessos individuais, além de ser um componente importante nas vitórias dos meus companheiros de equipe. Ser uma parte fundamental dessas vitórias certamente foi um destaque na carreira e me motivou a aperfeiçoar o papel de um piloto líder.

Olhando para trás, tive uma carreira muito gratificante como ciclista profissional tanto na pista quanto na estrada. Durante esse período, tive a sorte de ter muitos parentes e amigos que fizeram grandes sacrifícios para que eu tivesse sucesso. Para eles, não posso agradecer o suficiente. Seu apoio e encorajamento significam que sempre me esforcei para me apresentar no meu mais alto nível, seja para minhas equipes ou para representar meu país.

Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores, funcionários e ciclistas que fizeram parte das equipes profissionais pelas quais corri: Fdjeux.com, Credit Agricole, HTC-Highroad, Rabobank, Omega Pharma-Quickstep e Team Dimension Data para Qhubeka . Tive a sorte de trabalhar ao lado de algumas pessoas fantásticas em cada uma destas equipas que me moldaram como o  ciclista que hoje tenho muito orgulho. As amizades que foram formadas durante este tempo durarão a vida toda.

Mark Cavendish e Mark Renshaw na Champs Elyseé do Tour de France 2009| Foto Tim De Waele/Corbis

Algumas das minhas melhores lembranças foram da minha primeira vitória na corrida da Copa da França, Tro-Bro Leon. Foi um peso enorme tirado dos meus ombros naquele momento da carreira, ao vencer uma etapa e a classificação geral no Tour of Qatar, são lembranças que me fazem sorrir pensando na minha carreira. Outras ótimas lembranças foram os momentos que eu estava correndo para os companheiros de equipe e seu sucesso, terminando em segundo na Champs Elysees para o meu companheiro de equipe Mark Cavendish no Tour de France de 2009 foi inesquecível.

Eu não estou correndo o Tour de France deste ano, mas isso foi planejado desde o começo do ano. É uma corrida que tem desempenhado um papel enorme na minha carreira e aos meus olhos é o maior evento esportivo do mundo. Eu tive a sorte de ser selecionado 10 vezes e adorei cada momento do Tour. Eu mal posso esperar para assistir o que promete ser uma corrida empolgante e estou apoiando totalmente a Team Dimension Data enquanto eles continuam trazendo a história de Qhubeka para o cenário mundial.

Estou confiando em 2020 e além, em permanecer dentro do esporte de alguma forma, mas também fornecer uma oportunidade para perseguir algumas outras paixões que tiveram que ser deixadas de lado, também ser capaz de relaxar com a família e amigos. Estou ansioso para poder passar mais tempo sendo pai para Will, Olly e Maggie e dar um apoio extra à minha esposa Kristina.

Estou ansioso para aproveitar as corridas restantes de 2019 com o objetivo de atingir o meu máximo absoluto, enquanto continuamos a buscar bons resultados para o Team Dimension Data. Eu sei que vamos compartilhar muitas risadas e aproveitar os últimos meses da temporada com meus companheiros de equipe e equipe.

Eu sei que é o momento certo para se afastar das corridas, meu corpo e minha mente não me permitem realizar e competir ao nível que é necessário para uma corrida como o Tour de France. Estou muito feliz por poder tomar a decisão de terminar este capítulo da minha vida do meu jeito, e estou muito empolgado com meus futuros empreendimentos.

 

Confirmações:

Nicola Venchiarutti (Cycling Team Friuli), vencedor de uma etapa no Giro Sub23 assinou com a Androni por duas temporadas.

Enzo Bernard, Valentin Ferron e Clément Orceau serão estagiários na Total Direct Energie.

Jonas Rutsch (Lotto-Kern Haus) correrá pela EF em 2020.

Bárnabás Peak (SEG Racing) assinou com a Mitchelton por duas tempradas.

Matteo Sobrero (Dimension Data for Qhubeka) , subiu para a equipe principal e correrá por duas temporadas na Dimension Data.

Tobias Foss (Uno-X Team) , assinou com a Jumbo por duas temporadas.

Florian Stork (Sunweb Desenvolvimento), subiu para equipe principal e correrá até 2021 pela Sunweb.

Alessandro Covi (team Colpack) correrá duas temporadas pela UAE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Barba cabelo e bigode! Alaphilippe vence etapa e combatividade!

Ele ligou o turbo e BOOM! Que ataque explosivo de Julian Alaphilippe! Esse é o melhor resumo da etapa 3 do Tour de France 2019. Mas não ficou por ai, teve muita disputa no pelote com grupos tentando escapar e um final apertado e emocionante. Ao fim com o Tour […]

Receba as novidades em seu e-mail