Tao Geoghegan Hart da Sky vence abertura do Tour dos Alpes!

Luiz Papillon

Nesta semana acontece o 43º Tour dos Alpes, corrida 2.HC – Maior nível UCI Europe Tour. A prova 5 de etapas percorre a região do Sul do Tirol. Serão 711,7km e 13.400m de subida acumulada para 140 ciclistas. Nesta primeira etapa restando 14km para o fim, veio o ataque de Nibali na última subida da etapa. Um grupo seleto foi para  a chegada em sprint e Tao Geoghegan Hart da Sky foi o vencedor. Essa foi a primeira vitória do jovem londrino de 24 anos, que veio da equipe Axeon e esta na Sky desde 2015.

O Tour dos Alpes é uma prova montanhosa, praticamente sem trechos planos e com 10 montanhas categorizadas entre CAT4 (a mais leve) e CAT1 ( a mais dura). A Jaufenpass/Passo monte Giovo é a maior subida da edição 2019 chegando a 2094m de altitude.

História do Tour dos Alpes

De 1962 a 2016 a prova foi conhecida como Giro de Trentino, e de 2017 em diante tornou-se o tour dos Alpes com etapas cobrindo todas as três regiões do Tirol.

A primeira edição da prova em 1962 foi vencida por Enzo Moser, irmão mais velho de Francesco Moser (ciclista clássico que chegou a quebrar o recorde da hora em 1984. O sobrinho de Enzo e Francesco, Moreno Moser participará da edição 2019. Além deles a família originária da região de Trentino também patrocina a prova com seus vinhos espumantes Trento DOC.

Damiano Cunego é o recordista de títulos com três (2004, 2006 e 2007). Entre os ciclistas em atividade Vincenzo Nibali, Geraint Thomas, Thibaut Pinot, Richie Porte e Mikel Landa já venceram a prova. Nesta edição a presença de Nibali e Chris Froome garante ao público ver ciclistas vencedores de todas as grandes voltas. É claro que ambos estão em preparação para o Giro e Tour de France e usam a prova como teste para as pernas. Mas não se engane, se tiverem oportunidade vão para cima.

 A região do Tirol

Também chamada de Euro-região, é formada por três regiões, o Tirol (Áustria), o Tirol Sul e Trentino (Itália). Com área parecida com o estado brasileiro do Alagoas o Tirol possui importantes passagens no leste dos Alpes europeus.

O multiculturalismo criou uma região única sendo que tanto a porção austríaca como o Tirol Sul possui maioria da população falando alemão enquanto a região  de Trentino possui maioria da população falando italiano.

Etapa 1 – Kufstein – Kufstein 144km

Com partida e chegada em Kufstein a etapa rolou com tempo ameno na casa dos 20º e apesar de apenas duas subidas categorizadas, a prova é cheia de rampas duras e curtas com jeitão de clássica. A decisão deve foi tomada na subida a Hinterthiersee a 14km do final com o ataque de Vicenzo Nibali. O italiano foi seguido por Tao Geoghegan Hart e Pavel Sivakov da Sky. O ataque provocou uma perseguição comandada pela equipe Bora. A perseguição acabou criando um grupo seleto que brigou até o fim. Sem ninguém conseguir escapar a chegada foi em sprint selecionado com cerca de 20 ciclistas e Tao Geoghegan Hart da Sky foi o vencedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Equipe Sky vence a segunda seguida no Tour dos Alpes com Sivakov

Duas etapas e duas vitórias da equipe Sky com jovens ciclistas! Hoje foi a vez de Pavel Sivakov o ciclista russo de 21 anos atacou a 10km do final para assumir a ponta, foi seguido por Jan Hirt da Astana até o final onde na chegada em subida Sivakov acelerou […]

Receba as novidades em seu e-mail