3ª Etapa da Copa do Mundo de Ciclismo de Pista começa em Berlim

Luiz Papillon

Nesta sexta feira a Copa do Mundo de Clismo de Pista. Berlin recebe de sexta a domingo ciclistas de todo mundo. O velódromo de Berlim foi construído na expectativa de conquistar para a cidade os jogos olímpicos da virada do século (e que foram realizados em Sidnei na Austrália). A pista foi inteiramente reformada e toda madeira substituída por pinho siberiano.

Kristina Vogel estará no velódromo

Desde o acidente, que a deixou paraplégica. Onze vezes campeã mundial Kristina Vogel está em reabilitação em Berlim. Em um vídeo postado pela UCI  ela confirmou que comparecerá ao velódromo no sábado.

“Primeiramente eu gostaria de agradecer as mensagens que recebi de vocês. As ultimas semanas e meses tem sido muito difíceis e eu não vou mentir. Mas ler as mensagens que vocês fizeram me fazem sentir mais forte e poderosa e isso tem me motivado. Agradeço do fundo do meu coração. Eu espero ver vocês na copa do mundo de ciclismo de pista em Berlim porque é minha cidade, porque eu estou fazendo minha reabilitação em Berlim. Eu quero ver vocês porque eu sinto muito a  falta de vocês. Eu tenho saudades de competir e estarei vendo vocês competindo. Eu quero ver meus amigos de todo o mudo. ” Kristina Vogel

 

Tentativa de quebra do Recorde da Hora no Paraciclismo

 

O alemão de 50 anos de idade Michael Teuber, penta campeão paralímpico de ciclismo tentará na sexta feira bater o recorde da hora.

“Eu estou orgulhoso de ser o primeiro ciclista a tentar bater o recorde durante uma etapa da copa do mundo. Estou muito feliz em conseguir esse destaque ao paraciclismo e espero motivar outros ciclistas a tentar também” Michael Teuber

Teuber detém o recorde da hora na classe C1 desde 2005 quando percorreu 39,326km. Teuber é semi-parapréligico e só pode andar e caminhar com proteses ortopédicas nos dois pés. Ele começou a pedalar dois anos após o acidente.

A Copa do Mundo de Ciclismo de Pista

Disputada desde 1993 na temporada 2018-2019 serão seis etapas da Copa do Mundo de Ciclismo de Pista, já realizadas as etapas de Saint-Quentin-en-Yvelines na França e Milton no Canadá. As provas terão transmissão pelo canal da UCI no Youtube.

  • Scratch
  • Perseguição individual
  • Perseguição por equipe
  • Velocidade individual
  • Velocidade por equipe
  • Contra relógio 500m
  • Contra relógio 1000m
  • Velocidade por equipe
  • Keirin
  • Corrida de pontos
  • Madison
  • Omnium

 

Conheça as modalidades do ciclismo de pista

Scratch

A disputa de 15km para homens e 10km para mulheres, com primeira volta neutralizada os sprinters costumam se poupar para as voltas finais, vence o primeiro a cruzar a linha.

Perseguição Individual

A perseguição individual dois ciclistas largam em lados opostos e o vencedor é aquele que alcançar seu oponente ou completar a distância de prova no menor tempo, 3.000m para mulheres e 4.000m para homens.

Perseguição por Equipe

Segue exatamente a mesma regra que a perseguição individual com uma distância total de 4.000m

Velocidade Individual

É uma disputa entre dois ciclistas em três voltas onde por muitas vezes há uma tensão entre quem será o ciclista a começar a correr protagonizando momentos de track stand, vence o que cruzar a terceira volta na frente. Nas finais ocorrem duas disputas, uma pelo terceiro lugar e outra para definição do campeão e vice.

Velocidade por Equipe

A disputa é semelhante, porém sem a parte neural pois cada ciclista dá apenas uma volta e vence a equipe do primeiro a cruzar. Nas finais ocorrem duas disputas, uma pelo terceiro lugar e outra para definição do campeão e vice.

Contra o Relógio

Velocidade pura em 500m para mulheres ou 1000m para homens, durante as classificações correm dois ciclistas simultaneamente e os oito melhores avançam para as finais onde largam parados, vence aquele que obter o menor tempo. O recorde mundial é de 56″303 de Francóis Pervis (2013) para homens e 32″268 de Jessica Salazar (2016). Nas finais correm duas disputas, uma pelo terceiro lugar e outra para definição do campeão e vice.

Keirin

Sete ciclistas seguem uma moto por 750m antes de efetuarem um ataque nos últimos 250m, a moto acelera gradualmente até 50km/h, vence o ciclista que cruzar primeiro a chegada.

Corrida por Pontos

Em uma corrida longa de 25km para mulheres e 40km para homens os ciclistas conquistam pontos em sprints a cada 10 voltas (para os velódromos de 250m) ou ultrapassando (dando uma volta) nos seus oponentes (basta ultrapassar o último colocado). A pontuação distribuída é:

  1. 5 pontos
  2. 4 pontos
  3. 2 pontos
  4. 1 ponto

Na volta final a pontuação é dobrada (10,6,4 e 2 pontos), a pontuação por dar uma volta é 20 pontos. O vencedor é aquele com o maior número de pontos ao final, em caso de empate a posição na última volta serve de desempate.

Madison

Essa disputa de 50km (200 voltas) para homens e 30km (120 voltas) para mulheres envolve duplas de ciclistas onde um ciclista acelera na parte de cima e o outro descansa por 20 voltas e depois lança o companheiro para a pista e descansa, a cada 10 voltas acontece um sprint valendo a mesma pontuação que a corrida por pontos:

  1. 5 pontos
  2. 4 pontos
  3. 2 pontos
  4. 1 ponto

Na volta final a pontuação é dobrada (10,6,4 e 2 pontos), a pontuação por dar uma volta é 20 pontos e uma equipe que sofre a perda de volta tem 20 pontos deduzidos da pontuação. A equipe vencedora é aquela com o maior número de pontos ao final, em caso de empate a posição na última volta.

Omnium

É um evento combinado que nesta temporada terá sua disputa em quatro modalidades (ante seis até 2017) disputadas no mesmo dia:

  • Scratch 10km para homens e 7.5km para mulher
  • Tempo 10km para homens e 7.5km para mulheres
  • Corrida de eliminação
  • Corrida por pontos 25km para homens e  20 km para mulheres

Para cada uma das três primeiras provas é atribuída uma pontuação com a qual largam para a corrida de pontos e o ciclista com o maior número de pontos ao final é o vencedor e o desempate segue a mesma regra do Madison.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Análise: Limitar o rádio em provas de ciclismo tornaria as corridas mais excitantes?

A UCI mantém um seleto grupo de trabalho que discute mudanças no ciclismo, participam representantes das organizadoras de prova, transmissoras, equipes, ciclistas além da própria UCI. Em face do desenvolvimento e do conhecimento maior sobre os limites do corpo humano e do treinamento esportivo, algumas provas tornaram-se mais previsíveis e […]

Receba as novidades em seu e-mail