Faleceu Salvador Lombardi, dirigente e técnico de ciclismo

Costumamos dizer que o brasileiro tem memória curta, muitas vezes por não observar corretamente os erros do passado. Mas no ciclismo podemos dizer que não há sequer memória, tão raro encontrar informações consistentes acerca do passado. Usualmente recorremos a familiares e amigos. E é o caso desta nota de falecimento.

O Sr. Salvador Lombardi de Campinas foi dirigente de equipe, técnico, jornalista e entusiasta do ciclismo. Entre as equipes treinou a equipe do Guarani de Campinas no final dos anos 70 e inicio dos anos 80. Participou da organização do GP Tiradentes de Campinas, Jogos Regionais, enfim um dos grandes nomes por detrás das cenas que lutaram pelo ciclismo. Entre os atletas dirigidos pelo senhor Lombardi esteve Joaracy Mariano de Barros, vencedor do ranking paulista de 1977 e hoje dá o nome ao Velódromo de Indaiatuba. Por isso a imagem que ilustra esse texto é do Velódromo Joaracy Mariano de Barros, um exemplo de como o futuro se desenrola a partir de iniciativas como a de Salvador Lombardi que lá nos anos 70 promoveu o ciclismo dando oportunidade para o surgimento de atletas como Joaracy que representou não só sua cidade e país mas deixou um ideal, um legado que tornou-se um centro de treinamento.

“Lembro-me como se fosse hoje, quando em 2008 lutávamos para reativar a Copa São Paulo de Ciclismo e ele me telefonando para parabenizar e dar orientações” Relembrou Alessandro Giannini, diretor da CSPC.

Lombardi chegou a fazer suportes para bicicletas por sua empresa Lombike, fez também um jornal dedicado ao ciclismo que imprimia e distribuía gratuitamente.

 

Colaboraram para esse Texto: Rafael Zimmermann e Alessandro Giannini.

One thought on “Faleceu Salvador Lombardi, dirigente e técnico de ciclismo

  1. Foi uma pessoa acima da média como Homem,empresário,comerciante,técnico e jornalista! Me orgulho de ter conhecido e convivido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Veja como foi incidente no final de etapa na Vuelta com Helicóptero derrubando barreiras sobre ciclistas

Ontem após o final da etapa vencida por Nacer Bouhanni, um dos helicópteros que acompanhava a prova em voo baixo derrubou barreiras de separação do público e acabou derrubando alguns ciclistas. A maioria das barreiras é feita de aço galvanizado e pelo peso acabam não sofrendo com o vento dos […]

Receba as novidades em seu e-mail