John Degenkolb venceu chegada em Roubaix pelo Tour de France

Luiz Papillon

O sprinter alemão John Degenkolb venceu a etapa 9 dou Tour de France em Roubaix!  Após atacar a 13km com venceu a etapa 9 do Tour de France em Roubaix. Com um ataque a 13km do fim o trio com Greg Van Avermaet, John Degenkolb e Yves Lampaert abriu cerca de 45 segundos para o pelote e seguiu para decidir a vitória. Na mais movimentada etapa do Tour de France 2018, teve tudo desde o abandono de Richie Porte nos 10km iniciais a diversas quedas e problemas mecânicos afetaram demais os favoritos. Rigoberto Uran e Mikel Landa sofreram quedas e ficaram mais de um minuto no final. Com o resultado Greg Van Avermaet segue com a camisa amarela agora 43 segundos a frente de Geraint Thomas da Sky.

Jhon Degenkolb a volta por cima

Emocionado John Degenkolb chorou durante a entrevista dedicando a vitória a um amigo que faleceu no último inverno a quem se referiu como um segundo pai:

“Pura felicidade! Realmente eu estava perseguindo a vitória a tanto tempo, é realmente difícil de descrever. Foi um dia de luta dura, é também uma vitória da equipe. Nós tínhamos um plano para ficar longe de problemas o tempo todo e isso funcionou muito bem para mim. Foi inacreditável. Essa é uma vitória depois de muito tempo, eu passei por tanta coisa foi uma época muito dura. Eu estou feliz em dedicar essa vitória para um de meus melhores amigos a quem posso dizer que foi como um pai para mim. Todos diziam que eu estava acabado após o acidente e que eu nunca voltaria. Eu dizia que eu não estava acabado. Eu tinha que conseguir ao menos uma grande vitória para esse cara, ele foi meu segundo pai. Foi um acidente horrível e uma grande perda sem ele. Eu estou feliz em conseguir essa vitória para ele. Não há como tornar isso mais dramático, mais legal, mais fantástico. Eu estou totalmente esgotado!” John Degenkolb

 

Etapa 9 – Arras a Roubaix 156,5km

A esperada etapa 9 do Tour de France partiu de Arras com destino a Roubaix por 156,5km utilizando grande parte do trajeto da monumento que é disputada em abril, a Paris-Roubaix que este ano foi vencida por Peter-Sagan. Com 15 trechos de paralelepípedos a prova prometia mexer com a classificação geral e não foi por menos. Antes da largada a notícia do abandono de Tony Martin da Katusha  reduziu o pelote a 169 ciclistas.

Na melhor etapa desta edição do Tour de France até agora muita movimentação desde o princípio da etapa. Logo nos 10km iniciais uma queda tirou Richie Porte da BMC do Tour de France com fratura na clavícula.

http://www.pelote.com.br/richie-porte-fora-do-tour-de-france/

Dez ciclistas se destacaram na fuga do dia:

Lilian Calmejane Direct Energie
Omar Fraile Astana
Chad Haga Sunweb
Janse Van Rensburg Dimension Data
Jerome Cousin Direct Energie
Thomas de Gendt Lotto Soudal
Nicolas Edet Cofidis
Damien Gaudin Direct Energie
Olivier Le Gac Groupama
Antwan Tolhoek Lotto Jumbo

O primeiro a perder roda foi Le Gac, um pouco adiante foi a vez de Antwan Tolhoek ter um furo e assim perder a fuga que ficou reduzida ao grupo com oito ciclistas, somente nos 40km finais foi a vez de Cousin perder a roda e voltar ao pelote. No pelote vários tombos foram prejudicando os ciclistas, pela Sky Gianni Moscon caiu e Froome foi junto ao chão, pela BMC além do abandono de Porte o americano Tejay Van Garderen caiu.

Fuga Neutralizada e 30km finais eletrizantes

A medida que a fuga ia ficando mais próxima várias tentativas de ataque no pelote, na ponta Van Rensburg e Gaudin abriram um pouco da fuga. Os remanescentes da fuga foram neutralizados e dentro dos 30km finais diversas quedas afetaram a velocidade do pelote. Na ponta a dupla Rensburg e Gaudin seguiram mantendo a vantagem ao redor dos 40 segundos. O melhor classificado entre os favoritos antes da etapa era Rigoberto Uran, mas uma queda o deixou para trás e o colombiano teria que trabalhar muito para minimizar sua perda. Mikel Landa também caiu e ficou atrasado ficando entre o pelote e Uran. Entrando nos 20km finais a fuga foi neutralizada e começaram os movimentos de ataque. Avermaet atacou com Lampaert da Quick Stem e Degenkolb da Trek. No pelote reduzido a falta de organização motivou ataques sucessivos para tentar alcançar o trio líder.

Entraram nos 10km finais assim:

  • G1 – Greg Van Avermaet da BMC, Degenkolb da Trek e Yves Lampaert da Quick Step
  • Pelote +45
  • Grupo Landa +1:21
  • Grupo Uran +1:53

Com o trio líder trabalhando ficava claro que a vitória estaria entre eles, atrás os capitães buscavam posicionamento para evitar quebras. Do pelote se destacaram Sagan No final Degenkolb sprintou e venceu a etapa com Avermaet em segundo e Lampaert em terceiro. Atrás um grupo se destacou com Gilber, Sagan, Styuven e Jungels chegando juntos.

Dez primeiros classificados na Etapa 9 em Roubaix

1  JOHN DEGENKOLB TREK – SEGAFREDO 03H 24′ 26”
2  GREG VAN AVERMAET BMC RACING TEAM
3  YVES LAMPAERT QUICK – STEP FLOORS
4  PHILIPPE GILBERT QUICK – STEP FLOORS + 00H 00′ 19”
5  PETER SAGAN BORA – HANSGROHE + 00H 00′ 19”
6  JASPER STUYVEN TREK – SEGAFREDO + 00H 00′ 19”
7  BOB JUNGELS QUICK – STEP FLOORS + 00H 00′ 19”
8  ANDRÉ GREIPEL LOTTO SOUDAL + 00H 00′ 27”
9  EDVALD BOASSON HAGEN TEAM DIMENSION DATA + 00H 00′ 27”
10  TIMOTHY DUPONT WANTY – GROUPE GOBERT + 00H 00′ 27”

 

Classificação Geral após 10 etapas e 1568km percorridos

1  GREG VAN AVERMAET BMC RACING TEAM 36H 07′ 17”
2  GERAINT THOMAS TEAM SKY + 00H 00′ 43”
3  PHILIPPE GILBERT QUICK – STEP FLOORS + 00H 00′ 44”
4  BOB JUNGELS QUICK – STEP FLOORS + 00H 00′ 50”
5  ALEJANDRO VALVERDE MOVISTAR TEAM + 00H 01′ 31”
6  RAFAL MAJKA BORA – HANSGROHE + 00H 01′ 32”
7  JAKOB FUGLSANG ASTANA PRO TEAM + 00H 01′ 33”
8  CHRIS FROOME TEAM SKY + 00H 01′ 42”
9  ADAM YATES MITCHELTON – SCOTT + 00H 01′ 42”
10  MIKEL LANDA MEANA MOVISTAR TEAM + 00H 01′ 42”

Camisa Verde – Classificação por pontos após 08 Etapas:

1  PETER SAGAN BORA – HANSGROHE 299 PTS
2  FERNANDO GAVIRIA QUICK – STEP FLOORS 218 PTS
3  DYLAN GROENEWEGEN TEAM LOTTO NL – JUMBO 132 PTS
4  ALEXANDER KRISTOFF UAE TEAM EMIRATES 129 PTS

 

Rei da Montanha  após 08 Etapas

1  TOMS SKUJINS TREK – SEGAFREDO 6 PTS
2  SYLVAIN CHAVANEL DIRECT ENERGIE 4 PTS
3  DION SMITH WANTY – GROUPE GOBERT 4 PTS
4  LILIAN CALMEJANE DIRECT ENERGIE 3 PTS

Camisa Branca – Jovens até 25 Anos após 08 Etapas:

1  SØREN KRAGH ANDERSEN TEAM SUNWEB 36H 09′ 00”
2  THOMAS BOUDAT DIRECT ENERGIE + 00H 07′ 00”
3  PIERRE ROGER LATOUR AG2R LA MONDIALE + 00H 07′ 37”
4  MAGNUS CORT NIELSEN ASTANA PRO TEAM + 00H 08′ 36”
5  GUILLAUME MARTIN WANTY – GROUPE GOBERT + 00H 09′ 26”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

CCC e BMC anunciarão fusão amanhã

A busca pelo patrocínio para manter a equipe BMC viva parece ter chegado a um final feliz. Uma coletiva de imprensa foi convocada por Jim Ochowicz amanhã, dia de traslado para Annecy para a segunda semana do Tour de France 2018. Nada melhor que anunciar a salvação da equipe com […]

Receba as novidades em seu e-mail