Termina o Pan Americano com vitória Colombiana no Masculino e Cubana no Femino

Luiz Papillon

Chega ao fim o Campeonato Pan Americano de Ciclismo em San Juan na Argentina. Sebastian Molano, colombiano de 23 anos da Manzana Postobon sabrou-se campeão Pan Americano e utilizará a camisa em competições UCI. Pelas mulheres a cubana Arlenis Sierra é a campeã pan-americana.

A prova teve 11 voltas no circuito de 16km no entorno de San Juan, totalizando 144km:

Durante boa parte da prova uma fuga com nove ciclistas manteve uma vantagem de até quatro minutos para o pelote. Entre os nove estava Cristian Egídio “Gordinho” do Brasil. No final da volta 9 a fuga estava sendo alcançada quando o brasileiro atacou da fuga juntamente com o mexicano Miguel Alvarez e o uruguaio Federico Moreira. Conseguiram abrir consideráveis 1’10” mas o pelote comandado pela Argentina começou a buscar a fuga. O mexicano foi o primeiro a desistir e acabou por desfazer a fuga, nova tentativa com ciclistas da ponta do pelote. Desta vez o brasileiro que surgiu puxando a fuga foi Rodrigo do Nascimento, mas já na última volta os selecionados de Argentina, Colômbia e Chile impuseram um ritmo forte neutralizando a fuga.

Cristian Egidio e Federico Moreira lideraram a prova

Foram para o sprint com uma luta intensa por posicionamento três quilômetros antes. O selecionado brasileiro não conseguiu bom posicionamento para o sprint e assim Andriatto chegou num modesto oitavo lugar.

Transmissão e entrevista de primeiro mundo

É preciso destacar o excelente trabalho da TV argentina bem como da organização em disponibilizar as imagens via Youtube. Além de excelente narração e comentários focados na prova, ainda entrevistaram o dirigente colombiano Hernando Zuluaga que deu uma aula de ciclismo. Juro fiquei com mais vergonha de nossos dirigentes que quando falam, buscam exaltar a gestão deles em total cunho político. Zuluaga destacou os novos ciclistas, a ideia de ter Nairo Quintana na Vuelta a San Juan de 2019, tudo sem nenhum auto-elogio.

Confira abaixo os resultados.

Resultado Pan Americano Elite Masculina

1 Sebástian Molano  
2 Maximiliano Richeze  
3 Cristopher Mansilla  
8 Rafael Andriato  
10 Gideoni Monteiro  
17 Rodrigo Araújo  
38 Cristian Egídio  
39 Endrigo Pereira  
74 Rodrido do Nascimento  

Na prova feminina em que Elite e Sub23 disputaram a mesma prova, Flavia Oliveira do Brasil estava na ponta na volta final com Dniely Garcia da Venezuela e Estefania Pilz da Argentina. Ao final a equipe cubana que contava com cinco ciclistas conseguiu sprintar antes enquanto o pelote exitou e deu uma embolada. Assim a escaladora Flávia Oliveira teve seu dia de sprinter e conquistou a melhor posição pelo Brasil, o décimo lugar. Clemilda Fernandes tentou embalar Polegatch pelo lado mais congestionado e ambas ficaram encaixotadas.

Chegada da prova Feminina

Resultado Pan Americano Elite Feminina

1 Arlenis Sierra  
2 Iralda Garcia  
3 Marles Mejias  
10 Flavia Oliveira  
13 Clemilda Fernandes  
14 Ana Paula Polegatch  

 

Resultado Pan Americano Sub23 Feminina

1 Claudia Baro  
2 Lizeth Zalazar  
3 Paula Villalon  

Resultado Pan Americano Sub 23 Masculino

1 Federico Vivas  
2 Francisco Lara  
3 Marte Aguilera  

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Specialized apresenta nova Stumpjumper

O ciclismo de montanha já percorreu um grande caminho desde o lançamento da Stumpjumper em 1981, mas uma coisa mantém-se há décadas: a Stumpjumper FSR é melhor bicicleta de Trilha. Este ano, este modelo consolida a sua fama com uma melhor maneabilidade e maior eficácia em “Trails” graças à nova […]

Receba as novidades em seu e-mail