O dia em que a greve parou a Paris-Nice

Luiz Papillon

Você consegue imaginar o Neymar desferindo socos em um grevista para conseguir chegar ao estádio de futebol? Pois foi algo muito parecido com isso que aconteceu com o multi campeão francês Bernard Hinault.

Bernard Hinault e o soco mais famoso do ciclismo

O ano é 1984, a quinta etapa da Paris Nice começou com o escocês Robert Millar (Hoje Philippa York) liderando a prova. Mas numa descida Hinault atacou num movimento com 20 outros ciclistas. No caminho da vitória a fuga encontrou um bloqueio na estrada movido por trabalhadores de um estaleiro em La Ciotat. Hinault travou então os freios, jogou a bicicleta de lado e partiu literalmente pra cima do primeiro grevista. Veja:

Após o entrevero a polícia separou a todos e a organização de prova decidiu dar ao grupo de Hinault a vantagem que possuíam antes da parada. A prova terminou com Eddy Planckaert vencendo a frente de Sean Kelly e Hinault. Sean Kelly venceu a classificação geral naquela que foi a primeira de suas sete vitórias na Paris-Nice. Os grevistas protestavam contra o fim de subsídios e outras políticas de austeridade do governo francês.

Hinault e seu pavio curto.

Os entreveros de Hinault são famosos, ele foi por muitos anos assessor da A.S.O. para divulgar o Tour de France e presente nas principais cerimônias de pódio, e na França não é raro surgirem manifestantes:

 

Bernard Hinault ganhou por cinco vezes o Tour de France, sendo o segundo ciclista da história a vencer as três grandes voltas na sequência (Giro 1982, Tour 1982 e Vuelta 1983). Um documentário muito bom sobre Hinault é o “Slayind the Badger” da ESPN (disponível com legendas na plataforma Watch):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Criterium du Dauphiné 2018

O pelote do circuito mundial não para, após o final do Giro d’Italia, teremos a partir de domingo a 70ª edição do Criterium du Dauphiné. A tradicional prova serve como medidor de força para o Tour de France, entre 2010 e 2017 a equipe Sky acumulou cinco vitórias, sendo três com […]

Receba as novidades em seu e-mail