Política pé na Cova quer retirar ciclovias paulistanas!

Na última sexta-feira o Prefeito Bruno Covas declarou que pretende retirar ciclovias que “incomodam a população”. A entrevista dada a rádio Eldorado foi a segunda menção contra ciclovias do prefeito. Dia 17 o prefeito falou para a rádio CBN que as ciclovias foram lançadas de forma aleatória como “orégano em pizza”. A ONG Ciclocidade em conjunto com a ONG Cidadeapé protocolaram uma carta aberta em resposta a primeira entrevista.

Ciclovias vazias

Ciclovia Radial Leste

O principal argumento de quem é contra ciclovias é a falta de uso, porém importantes conexões da malha cicloviária não foram feitas, desincentivando o uso. Em 2015 o Ibope publicou pesquisa na qual 44% dos paulistanos estariam dispostos a usar a bicicleta como transporte se houvesse mais segurança para o ciclista. Exemplos da falta de conexão temos aos montes o mais gritante é a ciclovia da Radial Leste. A ciclovia segue em paralelo a uma linha do metrô de Itaquera ao Tatuapé e acaba na estação. Sem conexão com outra estrutura, restando apenas a opção de dividir o espaço com carros ou deixa-la em casa. Pois transportar a bicicleta no metrô é outro inconveniente. Você sabia que a bicicleta só pode ser transportada no  metrô após as 20h30?

E o que faz o ciclista que precisa chegar ao Centro de São Paulo e chegou pedalando ao Tatuapé pela ciclovia da Radial Leste? Ele simplesmente deixa de ir de bicicleta pois para muitas pessoas pedalar em meio ao trânsito de uma das avenidas mais movimentadas do país é um risco a ser evitado.

A malha cicloviária paulistana

Inauguração ciclovia Faria Lima em 1995

Antes de pensar em estruturas que não deram certas o ideal é primeiro terminar a receita. Dar opções de conexão, incentivar adoção de bicicletários e paraciclos por parte do comércio e serviços. É exatamente por isso que a ciclovia da Av. Faria Lima é um sucesso. Lotada diuturnamente a ciclovia conecta a Região do Ceagesp a Granja Julieta, oferece conexão com bairros como Pinheiros, Itaim, Moema, Lapa, Perdizes, etc… E fica cheia o tempo todo. Mas nem sempre foi assim, quando da entrega pelo nos anos 90 ficou tão subutilizada que a prefeitura na gestão de Marta Suplicy chegou autorizar um Shopping a fazer da ciclovia um jardim. Somente com à adição de conexões a ciclovia passou a ser utilizada.

Plano Cicloviário Paulistano – 1400km

O plano cicloviário paulistano possui 1.400km de ciclovias dos quais pouco menos de 500km foram completados. Um número expressivo no país porém ínfimo seja em comparação com grandes cidades. Mesmo em comparação com vias asfaltadas os 500km de ciclovia representam pouco menos de 3% das vias da cidade. A cada para cada quilômetro de ciclovia existem outros 34km de vias sem ciclovias.

 

São Paulo na contramão mundial

A bicicleta é importante instrumento no transporte local, enquanto as grandes cidades se modernizam e investem pesado na bicicleta, São Paulo se esmera na coleção de fuscas. Atlanta nos EUA anunciou também em 2016 o plano de investir 1,8 bilhão de dólares (R$6,12 bilhões) para tornar a cidade mais segura para ciclistas e pedestres. Londres na Inglaterra anunciou em dezembro de 2016 um investimento de £770 milhões (R$ 3,71 bilhões) para incentivar a bicicleta no período de cinco anos. Assim a cidade pretende que as viagens de bicicleta atinjam 1,5 milhões por dia. Você pode pensar que lá não há ciclovias, mas lhe apresento o mapa de ciclovias de Londres:

Mapa cicloviário de Londres

Agora você caro leitor, acha que essas cidades estão investindo pesado na bicicleta porque é cool? Ou há um motivo por detrás disso? Quanto maior o número de ciclistas, menor o número de carros, motos e também menor a demanda no transporte público. Ou seja é mais barato investir na bicicleta para que o modal transfira motoristas e passageiros. Diminuindo assi congestionamentos e lotação no transporte público.

Na Europa a bicicleta é utilizada entre 3% e 28% de todas as viagens locais. A média brasileira é de 7%. Em São Paulo o último levantamento data de 2012, portanto anterior a implantação da estrutura cicloviária. Os resultados mostravam modestos 0,7% e 330.000 viagens diárias de bicicleta. Este ano será divulgada pesquisa origem-destino do Metrô com dados atualizados. Num modesto objetivo apenas de atingir a média brasileira, representaria para cidade mais de um milhão de ciclistas nas ruas todos os dias. E um ciclista na rua significa um carro ou assento livre.

Toronto

Ciclovia e bicicletas são parte da paisagem urbana de Toronto

Mas você leitor pode estar pensando “esse ciclista xiita esta defendendo só o lado dele”. Bom há ao menos um exemplo famoso de cidade que lutou contra a bicicleta, foi Toronto no Canadá. Rob Ford foi eleito em 2010 prefeito da maior cidade do Canadá. Como o antigo prefeito havia colocado em pratica um plano cicloviário, sua maior promessa foi acabar com uma ciclovia. Os argumentos para remoção da ciclovia eram muito semelhantes aos de alguns paulistanos saudosistas dos idos de 1964. O resultado? Bom Rob Ford caiu em desgraça após seu vício em crack vir a público, deixou a vida pública e seu sucessor implantou um plano cicloviário com 525km de ciclovias.

O prefeito Bruno Covas

 

Sergio Avelleda e Bruno Covas

Bruno Covas assumiu a prefeitura de São Paulo dia 06 de abril após a renúncia do então prefeito João Doria. Curiosamente Bruno Covas sempre divulgou apreço pela bicicleta. Quis o destino que a maior apunhalada nas esperanças de uma cidade mais moderna amigável ao ciclista viesse justamente de quem diz pedalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Panamericano de Ciclismo

De quarta a domingo a província de San Juan na Argentina sediará o Campeonato Pan Americano de Ciclismo de Estrada com 280 ciclistas de 28 países. A seleção brasileira foi convocada pelo técnico Marcelo Donnabella, diretor esportivo da equipe de ciclismo de Ribeirão Preto. Confira a equipe convocada para disputa: […]

Receba as novidades em seu e-mail