Os vencedores da Paris Roubaix

Luiz Papillon

Até duzentos e oitenta quilômetros num único dia, sob temperaturas extremas, com o guidão forrado com até 3 fitas para suportar o excesso de vibrações. Qualquer um que tenha completado uma Paris-Roubaix é mais que um vencedor. Agora vencer a rainha das clássicas? É ter o respeito de ciclistas e fãs do esporte para sempre.

Roger de Vlaeminck, foto Cor Vos ©
Roger de Vlaeminck, foto Cor Vos ©

Mas para levar  um pedaço de pedra para casa é preciso ser o melhor naquele dia, é preciso superar um desafio único. Os belgas conquistaram por 57 edições a prova, seguidos por franceses 30 vezes, enquanto ciclistas das demais nações venceram outras 30 vezes.

Os mais vitoriosos: Roger De Vlaeminck e Tom Boonen

Roger De Vlaeminck, um dos 3 ciclistas a vencer as 5 monumentos (além de Merckx e Rik Van Looy), o cigano ganhou 4 vezes a prova, assim como Tom Boonen. Com 3 vitórias Rik Van Looy, Merckx, Moser, Musseeuw, Lapize e Fabian Cancellara.

Ao lado a imagem de Roger de Vlaeminck ao lado de Eddy Merckx em 2014. Na época a Radio 1 belga fez uma pesquisa para saber quem seria o príncipe do ciclismo belga em enquete vencida por Vlaeminck. Eddy Merckx declarou:

“Roger é um piloto completo, excepcional nas clássicas e nas grandes voltas, sem dúvidas merece esse título”

 

 

Abaixo um dos grandes momentos do ciclismo na última década com a vitória de Cancellara em 2010:

Grandes zebras!

A mais recente zebra em Roubaix será contada por anos e ano. Falo claro da vitória de Mathew Hayman. O australiano então na Orica Greenedge bateu a lenda Tom Boonen que buscava sua quinta Pais Roubaix. Relembre como foi:

http://www.pelote.com.br/mat-hayman-faz-historia-em-roubaix/

Os chuveiros do Velódromo de Roubaix

Atração a parte no Velódromo de Roubaix são os chuveiros. O costume de colocar uma placa com o nome do vencedor nas divisórias dos chuveiros acaba levando milhares de turistas ao banheiro!

Bom chega de história né? No próximo texto falarei da edição 117 da Paris Roubaix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

e-bike, workshop de mobilidade e tecnologia em São Paulo

Dobrável, compacta, de grande autonomia. Hoje o Pelote fala da revolução que a bicicleta elétrica trás não só ao ciclismo como para a mobilidade. Na última quarta-feira um workshop foi promovido pela revista Bicycle com apoio da Caloi, Shimano e Bluecycle em São Paulo. Convidados do setor e imprensa acompanharam as […]

Receba as novidades em seu e-mail