Azedou o caldo pro lado da Sky e Wiggo!

Luiz Papillon

As suspeitas envolvendo trapaças da Equipe Sky sempre foram contadas por críticos ao redor do mundo. A mais famosa delas é o uso das exceções de uso terapêutico (em inglês TUE). Não bastasse a investigação em andamento sobre Froome que pode perder o título da Vuelta de 2017, no melhor estilo da história de Scrooge, o fantasma dos tours passados visita a equipe.

Um relatório divulgado pela comitê parlamentar britânica (um paralelo brasileiro seria uma CPI) chamou a equipe de desonesta. Segundo o comitê, a equipe Sky deliberadamente administrou ao vencedor do Tour de France de 2012 Bradley Wiggins e alguns de seus companheiros o medicamento Triancinolona.

Nas palavras do comitê, a equipe Sky cruzou a linha da ética ao utilizar factoides para o uso extensivo do corticosteroide para melhora de performance.

“Das evidências que este comitê recebeu sobre o uso de triancinolona pela equipe Sky durante o período sobre investigação, especialmente em 2012, nós acreditamos que esse corticosteroide particularmente potente, foi usado para preparar Bradley Wiggins e possivelmente outros pilotos em sua ajuda (gregários) para o Tour de France.”

A equipe Sky para o Tour de France 2012 foi composta de Bradley Wiggins, Mark Cavendish, Chris Froome, Richie Porte, Michael Rogers, Bernhard Eisel, Christian Knees e Kanstantsin Siutsou. Na ocasião Chris Froome atal tetracampeão da prova foi importante gregário para Wiggins, tendo assumido imediatamente após o Tour o papel de capitão da equipe.

Bradley Wiggins e Chris Froome em 2012

O ano de 2012 foi extremamente profício para o ciclismo inglês, dois meses após o Tour de France, Londres sediou os jogos olímpicos e o domínio britânico no ciclismo foi enorme, com 12 medalhas sendo 8 de ouro. Wiggins venceu o ouro no contra relógio com Froome vencendo o bronze, Geraint Thomas e Peter Kennaugh também ganharam o ouro. Entre eles um denominador comum, a equipe Sky.

 

TUE

A exceção de uso terapêutico é uma autorização para que o atleta utilize determinada medicação para recuperar-se de alguma doença ou lesão.

Triancinolona

A triancinolona é um corticosteroide, um hormônio sintético com função anti-inflamatória utilizado na recuperação de lesões musculares e articulares. O uso da triancinolona é permitido somente nas formas de aplicação nasal ou sobre a pele, a aplicação venosa, oral ou retal não é autorizado. Recentemente o jogador de futebol Arouca então no Palmeiras testou positivo para mesma substância, após ficar duas partidas fora o jogador foi absolvido no STJD.

Nibali pode herdar Títulos

Caso Wiggins seja desclassificado do Tour de 2012, possivelmente o vice campeão Chris Froome também da Sky seja desclassificado o título pode ser herdado por Vicenzo Nibali que também pode herdar a Vuelta de 2017 por conta do positivo de Froome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Dia de ataque na Paris Nice, Jonathan Hivert vence pela Direct Energie!

Jonathan Hivert venceu a etapa da Paris-Nice numa fuga com Luis Leon Sanchez e Di Gregório. Luis León Sanchez da Astana é agora o líder na classificação geral. Um ataque na última subida do dia a Côte de Charbonnières deu vantagem ao trio que não foi alcançado pelo pelote. Na […]

Receba as novidades em seu e-mail