Documentário Ícaro indicado ao Oscar

As indicações ao prêmio máximo do cinema foram divulgadas hoje e o documentário sobre o doping no ciclismo Ícaro (Icarus em inglês) foi indicado na categoria Melhor Documentário.

O filme de duas horas esta disponível na plataforma de stream Netflix conta a história do cineasta e ciclista Bryan Fogel que tem o plano de utilizar EPO antes de uma competição. Ele queria inicialmente apenas expor as falhas de protocolo da WADA (Agência mundial anti-doping) mas durante as filmagens o documentário toma um curso totalmente diferente quando ele esbarra em Grigory Rodchenkov o cientista russo responsável pelo laboratório Russo antidoping e que acaba com a suspensão do atletismo russo dos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Confira o Trailer:

A ideia de Bryan Fogel surgiu em 2012 quando Lance Armstrong desistiu de seu direito de defesa no processo da USADA que culminou com a perda de seus sete títulos do Tour de France e um ano após a confissão à Oprah Winfrey a TV americana que foi vista em 190 nações e mais de 30 línguas. Fogel então conseguiu U$350.000 com um amigo investidor para fazer Ícaro, ele contratou um time com técnicos e nutricionista além do cientista russo Rodchenkov.

O que deveria ser uma versão ciclística de “Supersize Me” (em português recebeu o apêndice A Dieta do Palhaço) acabou por virar um verdadeiro thriller no entorno de Rodchenkov, o escândalo do doping sistemático russo e a fuga do cientista para os EUA.

Durante o festival de cinema de Sundance o documentário foi vendido para a Netflix por cifras ao redor dos cinco milhões de dólares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Campeão juvenil Luis Flauzino correrá por equipe espanhola!

Campeão juvenil de contra relógio paulista e brasileiro, o jovem talento Luis Flauzino correrá pela equipe espanhola Pizzeria Española-Feller-Pago Clayret da região de Madrid. O programa do paulista de Rio Preto é um estágio na equipe e para isso contou com ajuda de amigos e empresas da cidade de Rio […]

Receba as novidades em seu e-mail