Motoristas de ônibus sentem na pele a proximidade de bicicletas!

Luiz Papillon

Todo ciclista já sentiu na pele o que é um veículo maior passando a seu lado, e nesta quinta feira a secretaria municipal de transportes e o instituto CiclobBR promoveram uma experiência na qual os motoristas ficaram em bicicletas enquanto ciclistas assumiram o volante dos enormes ônibus.

Do lado dos motoristas a sensação de ser quase sugado para baixo do ônibus e a vontade de “se jogar” para longe daquele enorme monstro de aço, do lado dos ciclistas a compreensão da quantidade de informações que o motorista precisa processar entre parada no ponto, observar os passageiros, olhar os dois espelhos, cuidar de carros, motos, pedestres e bicicletas.

Confira o vídeo em reportagem da TV Globo:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/edicoes/2017/06/01.html#!v/5909356

Para você que pedala em estrada, lembre sempre:

  • Quando possível deixe espaço suficiente para que outro veículo o ultrapasse.
  • Nas situações onde não há espaço para outro veículo ultrapassar, ocupe a faixa de forma a ser visto de longe. Alguns criticam essa situação mas é a mais segura, afinal fosse um trator o motorista esperaria pacientemente o momento de ultrapassar.
  • Nunca ande na contra mão!
  • Não circule em calçadas, lugar de bicicleta é na rua.
  • Jamais pense que o motorista lhe viu, mantenha sempre distâncias seguras.
  • Espere sempre o outro veículo parar antes de efetuar um cruzamento ou espere por um espaço confortável para cruzar uma avenida ou rodovia.
  • Nunca circule entre um ônibus e a guia, é o maior ponto cego para o motorista e caso ele precise parar no ponto ou mesmo virar a direita pode lhe atropelar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Hammer Series um formato diferente de competição!

De 02 a 04 de junho em Limburg na Holanda acontece o Hammer series, uma competição com astros como Tom Dumoulin, Philippe Gilbert, Elia Viviani e Caleb Ewan, competindo num formato diferente. São três circuitos diferentes, a cada dia uma etapa focada numa modalidade, montanha, sprint ou perseguição, cada uma […]

Receba as novidades em seu e-mail